Energia em Equilíbrio

O que seria a sensação de que algo ruim pode estar por acontecer?

Mulher sentada no chão com mão na cabeça e expressão preocupada
123RF | Viacheslav Iakobchuk
Fabiano de Abreu
Escrito por Fabiano de Abreu

Não há provas concretas do sobrenatural, nem de que existam pessoas que sejam videntes, mas há provas científicas de que a ansiedade revela sensações negativas.

A ansiedade está relacionada a sentimentos de humor baixo, tristeza, frustração, cansaço e preocupação. A ansiedade promove uma maior interação entre a amígdala e o hipocampo, no cérebro; ambos estão relacionados às recordações de memórias emocionais. Como a ansiedade é uma pendência, uma fuga de algo que precisamos resolver ou escapar, é natural que as memórias negativas venham à tona para que possamos nos defender.

Homem sentado com braço apoiado em mesa e mão no rosto com janela entreaberta
Andrew Neel / Pexels

A sensação de que algo ruim vai acontecer pode surgir por inúmeros fatores. Vou enumerá-los:

Ansiedade – Ansiedade é uma luta/fuga, um instinto de sobrevivência, uma expectativa apreensiva em relação ao que está por vir. Essa expectativa gera uma preocupação que se assimila à sensação de que algo ruim está por vir. Essas sensações podem estar relacionadas ao aumento da ansiedade.

Cafeína – A cafeína ou produtos que contenham esse composto químico provoca ansiedade em pouco tempo, podendo causar reações em um longo período, que até mesmo podem ser cumulativas. A cafeína é uma droga psicotrópica do grupo dos estimulantes do sistema nervoso central e aumenta a ansiedade.

Pensamentos negativos – Quando temos pensamentos negativos ou estamos passando por algum problema, essa atmosfera negativa ativa a ansiedade, que, por sua vez, causa essa sensação.

Intestino – Ele, que já foi chamado de segundo cérebro, é o responsável pelo equilíbrio e pela harmonia na microbiota intestinal. É o grande responsável também pelo equilíbrio do humor. Quando algo está errado em nosso intestino, deixamos de produzir hormônios do bem-estar, então o desequilíbrio leva a um estado de alteração de humor que revela o estresse, que está relacionado à ansiedade.

Você também pode gostar

Ou seja, tudo o que esteja relacionado à ansiedade gera a sensação de que algo ruim está para acontecer, já que mergulhamos em uma atmosfera negativa de pensamentos, como um mecanismo de defesa para não ter que reviver acontecimentos traumáticos ou que nos geraram algum desconforto ou algo negativo.

Obrigado

Melhores cumprimentos

Sobre o autor

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista, psicanalista, neuropsicanalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e especialista em neurociência cognitiva e comportamental, neuroplasticidade, psicopedagogia e psicologia positiva.

Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional.

Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo, criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil.

Lançou os livros “Viver Pode Não Ser Tão Ruim”, “Como Se Tornar Uma Celebridade”, “7 Pecados Capitais Que a Filosofia Explica” no Brasil, Angola, Paraguai e Portugal. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, Fabiano foi constatado com o QI percentil 99, sendo considerado um dos maiores do mundo.

Contatos:

Email: [email protected]
Site: deabreu.pt
Site: pressmf.global/
Facebook: FabianodeAbreuOficial
Instagram: @fabianodeabreuoficial
Twitter: @Filosofofabiano
Youtube: Filósofo e jornalista Fabiano de Abreu
Linkedin: Fabiano de Abreu