Autoconhecimento Ho'oponopono

Ho’oponopono e a cura dos relacionamentos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em havaiano, Ho’ quer dizer “causa” e Ponopono “perfeição”, a junção dessas palavras dá origem ao Ho’oponopono, que significa “tornar certo” ou “corrigir um erro”. Desenvolvida pelo psicólogo havaiano Ihaleakalá Hew Len, a terapia visa limpar a mente de sentimentos tóxicos que estagnam a vida e podem causar doenças físicas. Livres de negatividade, suas relações tornam-se mais saudáveis. Veja aqui como o Ho’oponopono pode curar os relacionamentos.

Frases do Ho’oponopono

A frase “A paz começa comigo” era repetida com frequência por Ihaleakalá Hew Len. A paz, como qualquer outro sentimento, bom ou mal está dentro da gente. Baseado nisso, o médico indiano levou o conceito para a técnica, dividindo-o em quatro frases que remetem à compaixão, humildade, amor e gratidão, sentimentos propagados por Jesus Cristo.

Sinto muito.
Me perdoe.
Eu te amo.
Sou grato.

Como praticar?

Quando sentir-se invadido por sentimentos tóxicos em relação a você, a outra pessoa ou por alguma situação, repita as frases acima em voz alta ou murmurando. Outra maneira de praticar o Ho’oponopono é usar o Japamala, terço tibetano com 108 contas ou, então, um terço católico que tem 54 voltas e dar duas voltas nele. A oração de cura também ajuda nesse processo de limpeza, veja:

Oração de cura

“Divino Criador, Pai, Mãe e Filho como um só! Se eu, minha família, meus parentes e meus ancestrais ofendemos a ti, tua família, teus parentes e teus ancestrais em pensamentos, palavras, realizações e ações, desde o início da criação até o momento presente, pedimos o teu perdão! Permita que isto limpe, purifique, libere e interrompa todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, e transmute essas energias indesejáveis em pura Luz. E está feito!”

O Ho’oponopono traz autoconhecimento, porque nos ajuda a reconhecer e lutar contra momentos de fraqueza. Leia o que já produzimos sobre o assunto: Técnica de Cura do Ho’oponopono.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]