Autoconhecimento Coaching

Como ter um trabalho com mais significado?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você é feliz no seu trabalho? Não vamos nos enganar. Passamos a maior parte do dia trabalhando e não adianta querer ser feliz sem levar em conta essa parte. Você pode ter uma vida pessoal perfeita, mas sem um trabalho com significado, aquela sensação de que algo está incompleto vai aparecer. E o que você pode fazer a respeito? Se busca mais significado em seu trabalho, veja algumas reflexões que separamos para você encontrar as respostas para melhorar a sua vida profissional:

Valores

No que você acredita? Não é uma questão de ser certo ou errado, mas é uma questão de ter a consciência do que te faz bem ou não. O lugar em que trabalha deve ter valores que você também gostaria de levar para a sua vida.

Se você tem uma postura de dizer a verdade para os outros, por que trabalhar em um lugar onde muitas informações são escondidas dos funcionários? Esse é só um exemplo, mas que simboliza bem como o conflito de valores pode levar a infelicidade no trabalho. Por isso, o primeiro passo é escolher quais valores você quer ter para a sua vida, e se o seu trabalho não está de acordo, vale a pena considerar mudar.

Desafios

Você quer desafios para crescer profissionalmente ou está feliz com o nível de trabalho que executa hoje? Esse também é um ponto importante. Se você quer mais, precisa trabalhar em um lugar que vai lhe proporcionar novos desafios. Por outro lado, se quer tranquilidade e fazer o que já faz, não adianta trabalhar em um lugar com metas agressivas e com constantes mudanças. Pense nisso.

Pessoas

Por mais que o trabalho possa ser o mesmo em uma ou outra empresa, o ambiente muda completamente de acordo com os indivíduos que você convive o dia todo. Com quais pessoas você gosta de conviver? Você está disposto a cooperar com que tipo de colega?

A afinidade com quem você trabalha também é algo a se levar em consideração quando precisa decidir onde quer trabalhar. Pessoas com objetivos em comum costumam trabalhar melhor juntas. Por outro lado, se você trabalhar com pessoas com objetivos diferentes do seu, pode não acontecer uma cooperação muito boa em equipe. Então, conheça bem as pessoas e leve isso em conta na hora de escolher onde quer trabalhar.

Longo prazo

Muitas conquistas acontecem somente com esforço a longo prazo. Olhe para onde você trabalha hoje e imagine se consegue se esforçar por anos para conseguir o que quer por aí. Uma proposta de emprego que é boa a curto prazo, nem sempre é boa a longo prazo. Faça planos e reflita sobre uma estratégia que te ajuda a chegar onde quer, levando em conta que alguns objetivos demoram para serem alcançados. Na hora de fazer uma escolha profissional, não pense apenas no presente, mas pense também no futuro.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]