Autoconhecimento Saúde Integral

O que é a Alexitimia?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Eu amo, eu sofro, eu gosto, estou feliz, estou triste. Algumas frases muito simples podem encontrar grandes dificuldades para serem ditas. Expressar emoções não é algo que aprendemos na escola e a inteligência emocional ainda é um tema pouco ensinado para todos nós. Se conseguir transformar sentimentos e emoções em palavras é difícil para alguém comum, pode ser bem pior para algumas outras pessoas, ao ponto de elas terem um transtorno que os psicólogos chamam de alexitimia.

A alexitimia é um transtorno psicológico que faz com que a pessoa não consiga expressar as emoções que sente. Você pode olhar para ela e dizer que está tudo bem, mas por dentro ela provavelmente está sentindo um turbilhão de emoções. Algumas dessas pessoas, quando tentam expressar algum sentimento, dizem que estão com dor de cabeça, dor no estômago ou alguma outra sensação física. Isso acontece porque elas não conseguem transformar emoções e sentimentos em palavras. Existem alguns testes para diagnosticar se a pessoa sofre desse transtorno. De uma forma mais simplificada, alguns “sintomas” podem apontar esse transtorno:

Não percebe as emoções dos outros

Quem não consegue expor as próprias emoções muitas vezes também não consegue identificar as emoções nas outras pessoas, o que a leva a ter bem pouca empatia ou poucas habilidades para lidar com as pessoas que estão passando por situações emocionais difíceis.

Seriedade e falta de expressão

Se a pessoa fica muito séria e sem expressão em qualquer tipo de situação, isso também pode ser um indício a ser observado. Nem sempre é da personalidade da pessoa se comportar assim, mas, por causa da incapacidade de lidar com os próprios sentimentos e colocá-los para fora, ela fica, de certa forma, “paralisada” e sem expressão.

Falta de imaginação e criatividade

A imaginação e criatividade estão ligadas às emoções. Por isso, pessoas com alexitimia podem sofrer com a falta de pensamento criativo. Elas podem levar tudo de forma extremamente racional e têm dificuldade de imaginar ou pensar em possibilidades.

Esse texto tem como objetivo informar e despertar o interesse por terapias e tratamentos de problemas que nem conhecíamos antes. Se você desconfia que pode ter alexitimia ou conhece alguém que possa ter, procure um especialista e converse sobre isso. A opinião de um profissional é essencial para definir que tipo de tratamento pode ajudar. Com as emoções equilibradas e sendo expressadas, a vida pode ganhar uma nova cor.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]