Comportamento

Como planejar metas para 2021 e tirá-las do papel

Imagem da palavra 2021 feita com o relevo da Lua. A letra zero está em formato da lua cheia. Um homem está em cima de uma escada de madeira e está segurando a palavra 2021.
Tumisu / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O ano de 2020 desacelerou os projetos de todo mundo com a chegada da pandemia, mas nem por isso é tempo de desanimar. Já batendo a porta, 2021 traz a esperança de dias melhores, como toda a humanidade espera. Em época de fim de ano promessas são feitas, reavaliamos propósitos, torcemos por mudanças, algumas até mesmo radicais, e no entanto infelizmente, por falta de organização e disposição, deixamos de lado a euforia e animação da festa de Réveillon para desistirmos do que foi combinado.

Criar metas é algo que faz parte da vida do ser humano em qualquer setor que a gente possa imaginar. Comprar uma casa, fazer faculdade, emagrecer, mudar de carreira, viajar. Não importa! Somos movidos pelo desejo das realizações, sejam elas pessoais ou profissionais. Apesar disso, nem sempre é fácil saber por onde começar a tirá-las do papel. Sonhar e imaginar não custa nada, entretanto, sem planejamento adequado, as chances de nos frustrarmos ao longo do caminho serão mais que prováveis.

Para que suas metas saiam do campo da imaginação, separamos dicas simples que vão te ajudar a colocar em prática os planos e projetos para o próximo ano.

Tenha definição do que você realmente deseja realizar

Como seres consumistas, é comum a vontade de querer bens ou melhorar o padrão de vida. Porém, desejar somente pelo hábito não leva ninguém a concretizar coisa alguma. Ter bastante clareza do que se quer é o primeiro passo da caminhada rumo às conquistas. Uma boa maneira de traçarmos o destino dos nossos sonhos é prepararmos uma lista do que de fato ressoa com o nosso coração.

Dê prioridade ao que é mais importante no momento

Depois de delimitar o que é significativo pra você, analise com calma aquilo que é prioritário, principalmente considerando as reais possibilidades de concretização. Metas muito complicadas de serem executadas acabam exigindo um desempenho mais árduo e trabalhoso. Ir por essa direção pode acarretar uma série de precedentes para o abandono da sua listinha. Comece pelo que for mais tranquilo.

Estabeleça prazos

Determinar datas para cada item ajuda não só com a manutenção do foco mas também dá aquele gás motivacional necessário ao vermos os resultados aparecerem. Se perder no meio do trajeto sem indicativos como esse é muito fácil e passível de acontecer. Por isso, faça avaliações contínuas de prazos, dentro do que seja palpável e os readapte apenas em situações que exigem essa providência.

Imagem de uma pista de corrida forrada de vermelho e pintada com faixas brancas nas laterais. Nela está escrito a palavra 2021 em letras grandes na cor branca.
Tumisu / Pixabay

Coloque a mão na massa

Agora que você sabe bem o que quer e tem noção de quando vai conseguir alcançar, chegou a hora de iniciar a estratégia. Levantar orçamento, pesquisar estabelecimentos que ofereçam serviços em conta e de qualidade, poupar dinheiro, investir. Esses são alguns dos exemplos de atividades primordiais da etapa técnica de materialização de metas tangíveis.

Evite a procrastinação

Um dos grandes problemas que impedem as pessoas de atingirem o que elas almejam é a inação. Mesmo com tudo planejado, é preciso botar em funcionamento os conceitos essenciais que dão base à manifestação de nossos objetivos. Sem ação não há movimento, e sem movimento não tem jogo. Postergar nesse estágio do percurso vai colocar em desalinho toda a elaboração anterior. É preciso agir!

Foque na jornada

Por maior que seja o empecilho, esteja aberto a adaptações, novas medidas, outros rumos; avalie os prós e os contras do cenário e tenha em mente o valor da sua jornada. As experiências adquiridas no processo serão tão interessantes quanto os resultados. Disciplina, concentração e aplicação são exercícios diários capazes de nos levar a êxitos inimagináveis. Seja paciente e saboreie as pequenas vitórias.

Você também pode gostar

O aprendizado é ainda a melhor técnica que existe para o desenvolvimento do nosso sucesso. Metas, sonhos, objetivos ou o nome que você preferir são criados no intuito de se tornarem reais. Siga em frente com coragem e determinação e se dê de presente o que você tanto merece. Boa sorte!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]