Convivendo

Como posso me tornar um profissional empreendedor?

Sergey Momot
Escrito por Sergey Momot

Essa palavra nunca esteve tão na moda. Por onde quer que andemos, sempre tem alguém falando sobre empreendedorismo. No dicionário, a palavra empreendedorismo significa a desenvoltura de se saber resolver uma problemática ou situação de forma descomplicada e produtiva; construtiva. O verbo ‘empreender’ também quer dizer agregar valores, ter a capacidade de identificar oportunidades e transformá-las em algo lucrativo. O profissional que empreende é capaz de usar de suas ideias e habilidades para crescer pessoal e profissionalmente, usando sua criatividade para concretizar suas ambições, sempre com extrema dedicação e comprometimento com o meio em que vive. Um funcionário empreendedor não traz benefícios só para a empresa, mas cresce de forma conjunta e influencia seus arredores positivamente. Afinal de contas, quem não gosta de estar do lado de um visionário, cheio de sonhos e garra para correr atrás de seu sucesso?

O empreendedor está em constante aprendizado

shutterstock_275054555 Para um empreendedor, não existe coisa mais prazerosa do que aprender. Este tipo de profissional está sempre sedento por novos conhecimentos, pronto para absorver novas habilidades e levar seus métodos a um novo grau de intelectualidade. É preciso ressaltar que o empreendedor não é só um aprendiz eterno, mas uma de suas principais qualidades é sua flexibilidade e capacidade de assumir riscos, encarar desafios. Ele entende que os riscos tem um papel importante na vida de um profissional de sucesso e está sempre à frente de possíveis problemas, o que torna os desafios menos complicados. O fato é que o empreendedor não consegue viver sem se jogar contra os desafios, visto que ele os considera uma mola propulsora para seu desenvolvimento e aprimoramento de suas ferramentas de ação.

Um empreendedor não é apenas profissional

Não se vira um empreendedor do dia para a noite. É preciso construir uma mente empreendedora dia após dia. A maioria das pessoas acha que ser organizado ou desempenhar uma tarefa perfeitamente já definiria um empreendedor.

A diferença de um profissional para um profissional empreendedor é que o empreendedor faz muito mais do que apenas isso, e sempre com muita energia.

Empreendedores são ótimos para tornarem-se líderes ou fazerem uma empresa crescer, pois ele nunca se sente acomodado e está sempre atualizando-se sobre sua área de atuação.

As inseguranças do dia a dia empresarial são muitas, seja com seu chefe, com seus colegas de trabalho ou com o fluxo de projetos. A vantagem do empreendedor é que ele consegue destacar-se mesmo sem querer, pois não está ali apenas para competir e ganhar reconhecimento na empresa. Outra coisa muito comum nos empreendedores é que eles quase sempre trabalham naquilo que amam. Não basta ter profissão, nem carteira registrada ou um cargo importante na empresa. Ele quer mais. Quando vê-se estagnado em algum momento, procura logo por inovações para aumentar seus ganhos. Algumas de suas principais características são: democrático, flexível, curioso, sensível, observador, resistente e otimista. Alguns estudos apontam ainda que pessoas empreendedores aparentam ter menos idade, por manterem-se sempre muito jovens e produtivas.

Sobre o autor

Sergey Momot

Sergey Momot

Jornalista

Entre minhas características básicas encontram-se: dedicação, boa convivência, responsabilidades, dinamismo, perfeccionismo, adaptabilidade, sou criativo, gosto de ler, escrever e trabalhar em equipe. Procuro desafios na minha carreira, pois não há nada que não possa aprender quando se tem paixão e força de vontade. Não tenho medo de arriscar se achar que irei evoluir.

Superior Completo em Comunicação Social/Jornalismo - Universidade Federal de Ouro Preto - Mariana, MG - 2008 a 2012.

Email: [email protected]
Site: jobtonic.com.br