Essa palavra nunca esteve tão na moda. Por onde quer que andemos, sempre tem alguém falando sobre empreendedorismo. No dicionário, a palavra empreendedorismo significa a desenvoltura de se saber resolver uma problemática ou situação de forma descomplicada e produtiva; construtiva. O verbo ‘empreender’ também quer dizer agregar valores, ter a capacidade de identificar oportunidades e transformá-las em algo lucrativo. O profissional que empreende é capaz de usar de suas ideias e habilidades para crescer pessoal e profissionalmente, usando sua criatividade para concretizar suas ambições, sempre com extrema dedicação e comprometimento com o meio em que vive. Um funcionário empreendedor não traz benefícios só para a empresa, mas cresce de forma conjunta e influencia seus arredores positivamente. Afinal de contas, quem não gosta de estar do lado de um visionário, cheio de sonhos e garra para correr atrás de seu sucesso?
O empreendedor está em constante aprendizado
Um empreendedor não é apenas profissional
Não se vira um empreendedor do dia para a noite. É preciso construir uma mente empreendedora dia após dia. A maioria das pessoas acha que ser organizado ou desempenhar uma tarefa perfeitamente já definiria um empreendedor.
Empreendedores são ótimos para tornarem-se líderes ou fazerem uma empresa crescer, pois ele nunca se sente acomodado e está sempre atualizando-se sobre sua área de atuação.
As inseguranças do dia a dia empresarial são muitas, seja com seu chefe, com seus colegas de trabalho ou com o fluxo de projetos. A vantagem do empreendedor é que ele consegue destacar-se mesmo sem querer, pois não está ali apenas para competir e ganhar reconhecimento na empresa. Outra coisa muito comum nos empreendedores é que eles quase sempre trabalham naquilo que amam. Não basta ter profissão, nem carteira registrada ou um cargo importante na empresa. Ele quer mais. Quando vê-se estagnado em algum momento, procura logo por inovações para aumentar seus ganhos. Algumas de suas principais características são: democrático, flexível, curioso, sensível, observador, resistente e otimista. Alguns estudos apontam ainda que pessoas empreendedores aparentam ter menos idade, por manterem-se sempre muito jovens e produtivas.