Autoconhecimento Maternidade Consciente

Como ser mãe hoje com tantas variáveis interferindo na educação dos filhos?

Mulher rindo e segurando menina pendurada em suas costas, que também ri.
123rf/Roman Samborskyi
Rafael Souza
Escrito por Rafael Souza

A ciência já comprovou que a inteligência e capacidade cognitiva de crianças nascidas nos últimos anos é muito superior às do século passado. Juntamente, deve-se falar nas inúmeras tecnologias e no processo de globalização que interfere na criação dos filhos.

Mas, em meio a todas estas dificuldades, como as mães têm lidado com seus papéis sociais?

Mulher e menino bebê sentados lado a lado, em frente a um mapa. A mulher faz uma careta para o menino, que sorri.
Pexels/Pixabay

Nesta semana que se aproxima do dia das mães, gostaríamos de lhe dar 5 dicas simples, porém extremamente importantes sobre como educar seus filhos da maneira mais correta possível, sem deixar que fatores externos interfiram no processo!

1. Baseie-se em seus princípios e valores

Durante a sua longa e exaustiva jornada de mãe, você deve ter encontrado palpites e interferências de pessoas que se dizem experientes.

Para saber lidar com o papel materno nos dias de hoje, é preciso deixar todas as opiniões que não lhe interessam de lado, e focar exclusivamente em seus princípios e valores.

Você também pode gostar

Afinal, será com eles que seus filhos deverão crescer e se tornar boas pessoas. Neste momento, vale fazer uso da sua religião, crenças, na educação que recebeu de seus pais, e o que mais julgar ser correto.

2. Não tenha medo de fracassar

É uma característica intrínseca de todos os seres humanos a busca pela perfeição. E, com as mães, a história não seria diferente, não é?

Mas todas essas mulheres guerreiras precisam ter em mente que são seres humanos, e, consequentemente, podem errar a qualquer momento.

Não tenha medo de falhar ou fracassar em seu papel materno. Basta ter a humildade de assumir o erro, e pedir desculpa aos seus filhos. Embora você queira estar o mais perto possível da perfeição, lembre-se que isso não será possível em todos os momentos!

3. Desligue-se das redes sociais

Se você está ligada nas redes sociais, é provável que se depare com muitos discursos moralistas sobre a educação das nossas crianças.

Além disso, você já deve ter se deparado com “mães perfeitas”, que fazem posts falando de seus papéis desempenhados com excelência.

Não se iluda! Cada lar é um lar, e todas as mães passam pelas mesmas dificuldades, sentem os mesmos medos, e claro, erram da mesma maneira. Jamais se rebaixe ou sinta-se inferior a imagens que lhe são passadas (e na maioria dos casos, não são reais).

4. Perdoe

O processo de educação deve ser pautado no perdão. Assim como você, seus filhos também estão sujeitos a erros, e provavelmente irão lhe decepcionar em vários momentos da vida.

O que os diferenciará de “pessoas más” é a forma com que você conduz suas falhas e dificuldades. Perdoe sempre, e o faça de maneira clara e objetiva!

Mulher agachada em chão de sala, segurando menina bebê chorando.
Pexels/Andrea Piacquadio

5. Não economize no amor

Muitos pais (e mães, obviamente) têm confundido e separado educação e amor. Porém, essas duas coisas estão intimamente ligadas!

Lições só serão aprendidas quando forem passadas com zelo, carinho e muito amor. Portanto, você, mãe, jamais deverá economizar na maneira com que ama e se doa diariamente para seus filhos!

Sobre o autor

Rafael Souza

Rafael Souza

Meu nome é Rafael Souza, sou estudante de administração e apaixonado pela escrita. Trabalho hoje como redator web com textos voltados para a área de marketing e administração. Sou também um autodidata no estudo dos sonhos, hoje mais conhecido como “ciência dos sonhos lúcidos”. Com esses estudos mantenho um blog falando sobre esse assunto ainda tão misterioso.

Como não gosto nenhum pouco de ficar sem aprender algo novo, já me preparo para estudar também sobre astrologia, outro assunto que me deixa muito curioso.

Na vida sou pai de duas cachorrinhas lindas e estou esperando ser contemplado com a benção da paternidade “de verdade”.

Contato:
Email: [email protected]
Sites: sonhodasorte.com l palavradodia.com.br