Autoconhecimento Comportamento

Como ser uma pessoa matutina e ter mais tempo para si mesmo?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você odeia acordar cedo?

O alarme do seu celular te deixa em pânico, te faz suar e chorar a cada manhã?

Você odeia as pessoas que estão felizes e tagarelas logo cedo?

Você precisa de, pelo menos, dois copos de café antes mesmo de saber que dia é hoje?

Você gostaria que existisse um jeito de acordar mais fácil?

Você gostaria de ter mais tempo para fazer suas coisas de manhã?

Se a sua resposta é “Sim” para qualquer uma dessas perguntas, este artigo é para você!

Por favor, lembre-se, eu não sou médico, nunca apareci na TV, então use isso apenas como um guia e procure ajuda profissional para qualquer problema que venha a ter.

Como eu estava dizendo, estive no Exército dos Estados Unidos por 20 anos e tive que me adaptar. Durante o meu tempo lá, acordar 3 horas da manhã era regra. Lembro de comemorar uma vez quando nos falaram que poderíamos dormir até as 4h.

Ao longo do tempo, aprendi vários truques para aguentar as manhãs. Alguns na base da tentativa e erro e alguns de pesquisas reais que realizei no passado.

Então, aqui vão as dicas:

Passo 1: O que você precisa entender…

O passo mais importante para se tornar uma pessoa matutina é entender o porquê é tão difícil acordar pela manhã. Com esse simples entendimento (e um minuto de disciplina) você pode descobrir como aproveitar mais o seu dia e consequentemente ter mais tempo para viver a sua vida!

Aqui está o segredo. O seu sono é feito em ciclos. Quando você cai no sono, você começa um ciclo. Quando dorme, completa o anterior e inicia um novo. A duração desses ciclos varia ao longo da noite. Eles podem durar de minutos até horas.

Se você acordar no fim de qualquer um desses ciclos, você se sentirá bem e pronto para um novo dia. A dificuldade acontece quando algum desses ciclos é quebrado.

O problema da maior parte das pessoas é que elas usam despertadores para acordar. Esse alarme não sabe quando o ciclo do seu sono acaba. Ele apenas faz barulho em um determinado período de tempo. (Alguns aumentam o som devagar, o que diminui a tensão, mas ainda não é a forma ideal para acordar).

Passo 2: Pare de usar o despertador!

Eu sei, muitos de vocês estão dizendo: “Como eu faço isso?”. É simples!

Você nunca dormiu e acordou sem motivo nenhum (sem barulho ou estímulo) e olhou para o relógio? Quando isso acontece, você normalmente diz: “Tenho mais uma hora para dormir”, depois volta para a cama.

O que você deve fazer quando isso acontece é acionar a sua disciplina e sair da cama NESSE momento e começar o seu dia. Não me importa se são 3 horas ou 3 minutos antes da hora que você precisa acordar. Saia da cama e comece o seu dia!

Como uma “garantia” a mais, coloque seu despertador o mais longe que puder, e programe-o para despertar no último minuto. Dessa forma, se você não acordar sozinho, o alarme vai tocar e estará longe o suficiente para você não selecionar a opção “soneca”.

Passo 3: Seja firme

Alguns dias você acordará 4 horas antes do necessário, outros apenas 4 minutos antes. O importante é SEMPRE sair da cama quando isso acontecer. Cada vez que fizer isso, seu corpo vai acordar no fim de um ciclo. Seu corpo te dirá EXATAMENTE quanto tempo de sono você precisa. A maioria das pessoas dorme MAIS do que realmente precisa. Eu descobri que em muitas noites eu precisava de 5 horas de sono. Depois, a cada duas semanas, precisava de 7 horas. Mas, a verdade é que eu não tenho sido acordado por um despertador há uma década.

Passo 4: Atente-se aos horários

É claro, você quer tentar ter um horário para ir para a cama. Eu entendo que as pessoas têm as suas vidas, então faça o seu melhor. MAS, ouça o seu corpo! Eu tento ir dormir por volta das 23h toda noite. Porém, às vezes, tentei dormir às 20h. (Entenda, nessas noites, eu precisava acordar por volta de 1h da manhã e começar o meu dia). O truque é não mentir para a sua cama e nem voltar a dormir depois de ter acordado.

Passo 5: Medida desesperada

Ok, se você realmente tentou esse guia e ainda assim não conseguiu desligar seu despertador após 12 horas de sono, é hora de chutar o balde. Antes de ir para a cama, beba dois copos d’água. Você precisará acordar no meio da noite para ir ao banheiro. Parabéns, o seu dia acaba de começar!

Passo 6: Mas eu não quero acordar os outros…

Observação muito válida, é importante considerar as necessidades do sono de outras pessoas. Então aqui estão algumas coisas que você pode fazer toda manhã enquanto elas ainda estão dormindo:

  • Ler e-mails;

  • Pagar contas;

  • Assistir TV em outro quarto com fone de ouvido;

  • Sair com o cachorro;

  • Ir para seu home office ou garagem para investir em um projeto;

  • Yoga;

  • Sair para uma corrida;

  • Aprender a costurar;

  • Escrever.

Você viu o que acabou de acontecer? Você acaba de GANHAR horas para o seu dia. Uma vez que entrar nessa rotina, seu corpo se sentirá mais energizado e você terá mais tempo para fazer as suas coisas. E o mais importante, você se transformará em uma Pessoa Matutina!


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]