Saúde Integral

Quais são os melhores horários para cada atividade do dia?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Parece que é brincadeira, mas a verdade é que o nosso corpo tem um horário para fazer cada atividade. Seja comer, fazer sexo, ler, trabalhar, correr. Um erro muito comum é querer obrigar o nosso corpo a fazer algo do qual naquele momento ele não se sente preparado.

O resultado de um descontrole do corpo, que não conhece uma rotina de café da manhã, descanso e horário para dormir, pode ser o aumento considerável de doenças e desgaste físico. Quem estuda os horários do corpo para melhor desempenho das atividades são os cronobiologistas.

[block]0[/block]7h às 9h

É o melhor horário para se acordar com disposição, por mais que a maioria das pessoas seja contra. Mas o que acontece é que a partir das 6 horas da manhã o corpo produz cortisol, um hormônio que ajuda a controlar o estresse. Quando fica desregulado, as consequências no corpo são depressão, cansaço e perda muscular. Para quem tiver um tempinho para aproveitar, a partir das 07h30min é o melhor horário para se fazer sexo, segundo as pesquisas, pois o corpo produz uma onda de hormônios sexuais que contribuem para o orgasmo. Às 8 horas é indicado tomar o café da manhã. Pesquisas ainda mostram que o melhor é tomar café depois de uma hora que se levantou.

[block]1[/block]9h ao meio dia

A partir das 9 horas a taxa de serotonina está em auge. É indicado fazer exercícios físicos, como ginástica. A partir das 10 horas até às 11 horas, pode-se considerar o melhor horário para se estudar, refletir e encontrar inspiração. E durante este horário aproveite e coma alguma fruta ou biscoito, a sua energia pode aumentar mais ainda. E claro, das 12h00min às 13 horas é considerado o melhor horário pra se almoçar.

[block]2[/block]meio dia às 15h

Das 13 horas até às 14 horas há uma diminuição da liberação de hormônio da atenção e disposição. Por isso, é muito comum sentir aquela preguiça. Se puder dar uma cochilada de poucos minutos, é muito bom. Se não puder, o aconselhável é sim tomar aquele cafezinho que ajuda a despertar e dar um ‘up’ para a tarde que se inicia.

[block]3[/block]15h às 17 h

Aproveite para comer um lanche mais leve. Às 17 horas é um horário perfeito para fazer aquela atividade física.

 

 

[block]4[/block]18h às 21h

A partir das 18 horas estamos mais propensos a ficar irritados. Por isso, evite engarrafamentos e discussões. Nesse horário é bom comer um lanche mais saudável.

 

[block]5[/block]21h a meia noite

Às 21 horas especialistas afirmam ser um bom horário para fazer sexo. Já às 22 horas o horário é propício para um banho e logo após ir dormir. Pode-se antes ler um livro. O recomendado é não ficar em frente ao computador ou olhando televisão antes de dormir.

Das 22 horas até a 1 hora da manhã é considerado a fase mais importante do sono. Então, é melhor se organizar para já estar na cama neste horário. O que acharam?

 

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]