Autoconhecimento Psicoterapia

A pimenta arde, mas é boa!

José Carlos Oliveira



Culpamos nossos pais, esposas, maridos, filhos, o vizinho, o cachorro, os parentes… Culpamos Deus, o diabo e todo mundo dos nossos problemas e sofrimentos. Para muitas pessoas, a posição de vítima é bastante cômoda e assim adiam a oportunidade de encarar as coisas de frente. Dificilmente paramos para refletir e pensar sobre como tudo isso está acontecendo, quais são os motivos que nos levam a vivenciar essa ou aquela situação. O que será que está acontecendo dentro de mim para que eu possa estar atraindo isso ou aquilo para a minha vida?

Agimos de maneira infantil quando queremos algo. Manipulamos situações para preencher nossos vazios. Muitas vezes controlamos as pessoas como se fossem brinquedos!

Geralmente, nós adotamos o hábito de julgar as coisas sempre partindo daquilo que achamos, mesmo estando errados. Rotulamos situações e pessoas como se fossem algo enlatado: “ah… você é isso”, “ah… você é aquilo!”. Os “meninos”, homens infantilizados, chutam e dão murros quando querem impressionar, mostrar quem manda, impondo sua herança fálica (orgulho de ter um pinto) só para chamar a atenção! As “meninas”, mulheres infantilizadas, manipulam com dissimulação e choro quando querem manter o controle, se beneficiam dos ganhos secundários (simulam disfarces quando querem algo) para obterem carinho e atenção. Tem gente que faz birra com briguinhas sem sentido e dessa forma fere os sentimentos do outro com caprichos infantis.

Onde está a atitude adulta que tanto se fala? Cadê a atitude amadurecida? Onde está o Homem? Onde está a Mulher? O que aconteceu na fase da elaboração do egocentrismo? Meu papel é mexer no que incomoda. A pimenta arde, mas é boa! E se estragar a brincadeira a gente arruma os brinquedos, porque já está na hora de guardá-los!

Sobre o autor

José Carlos Oliveira

José Carlos Oliveira

Psicoterapeuta há 31 anos, cursou graduação em Psicologia e Psicanálise, é autor de duas obras literárias: "É Possível, Eu sou Capaz", 234pgs - Editora Formato Livre; e "O Semeador de Metáforas" 308 pgs - Editora Formato Livre.

Especialista em tratamento com Psicoterapia Focal, utilização de abordagens com Hipnose Ericksoniana e Clássica, Neurolinguística, Linha do Tempo (Timeline), Regressão Etária Hipnótica para disfunções mentais e emocionais, Regressão de memórias Intrauterina.

Possui três trabalhos em áudio publicados pela Editora Qualidade de Vida do Grupo DOMO: "Libere Seu Potencial", "Emagreça com Saúde" e "Conquiste seu Peso Ideal".

José Carlos Oliveira possui Registro CRT 31.547/SP em Psicoterapia Holística e atende presencial e pelo Skype.

ATENDIMENTO EM PSICOTERAPIA
(16) 32410745 - (16) 996348754
Skype: atendimento.psi

Contato:
Site: jcoliveirapsi.com.br
Facebook: Psicoterapia Online
Youtube: JC Oliveira - Psicoterapeuta
Email: [email protected] | E-mail pessoal: [email protected]