Saúde Integral

O segredo de uma boa noite de sono está na sua respiração

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Após um longo dia de trabalho ou estudos (ou os dois), tudo o que queremos é ter uma boa noite de sono. Porém, não é isso que acontece algumas vezes. Acordamos no meio da noite, sentimos vontade de ir ao banheiro e isso sem contar os pesadelos que às vezes atrapalham nosso descanso. Junto a tudo isso, existe ainda certa dificuldade de conseguirmos dormir logo que deitamos na cama.

Para algumas pessoas é algo simples, que não faz muita diferença, mas para outras pessoas esses incômodos são constantes, tornando difícil o merecido descanso. Um fator determinante nessas situações pode estar na maneira que respiramos.

Imagine você poder pegar no sono dentro de sessenta segundos. Parece incrível, não é mesmo? Com apenas um minuto, você pode dedicar o seu cérebro para se concentrar em técnicas de respiração como o método 4-7-8 que o ajuda a entrar num estado de relaxamento da mente, pois se assemelha à meditação como o ioga.

Como fazer

O médico americano e defensor da medicina integrada, que une métodos alternativos e convencionais, explica passo a passo:

“Primeiro exale o ar completamente pela da boca, fazendo um som sibilante (aquele que você faz quando pede silêncio — shh — ou quando pronuncia consoantes como s, c, ç, x e z em palavras como sala, massa, cidade, caçula, próximo, zebra, casa, exato);

Depois feche as mãos e inale quietamente pelo nariz, contando até quatro;

Segure a sua respiração até sete;

Exale completamente pela boca, fazendo um som sibilante e contando até oito;

Essa foi a primeira respiração. Agora, inale novamente e repita o ciclo três vezes, para um total de quatro respirações.

Tome cuidado para sempre inalar quietamente pelo nariz e exalar alto, pela boca. A ponta da língua deve sempre ficar na mesma posição.”

Importante: O momento mais importante do processo de respiração é segurá-la por oito segundos. Isso permitirá que o oxigênio encha os pulmões e circule totalmente pelo corpo.

Abaixo, vídeo explicando como fazer esse exercício:

https://youtu.be/YRPh_GaiL8s%20


Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

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