Saúde Integral

O segredo de uma boa noite de sono está na sua respiração

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Após um longo dia de trabalho ou estudos (ou os dois), tudo o que queremos é ter uma boa noite de sono. Porém, não é isso que acontece algumas vezes. Acordamos no meio da noite, sentimos vontade de ir ao banheiro e isso sem contar os pesadelos que às vezes atrapalham nosso descanso. Junto a tudo isso, existe ainda certa dificuldade de conseguirmos dormir logo que deitamos na cama.

Para algumas pessoas é algo simples, que não faz muita diferença, mas para outras pessoas esses incômodos são constantes, tornando difícil o merecido descanso. Um fator determinante nessas situações pode estar na maneira que respiramos.

Imagine você poder pegar no sono dentro de sessenta segundos. Parece incrível, não é mesmo? Com apenas um minuto, você pode dedicar o seu cérebro para se concentrar em técnicas de respiração como o método 4-7-8 que o ajuda a entrar num estado de relaxamento da mente, pois se assemelha à meditação como o ioga.

Como fazer

O médico americano e defensor da medicina integrada, que une métodos alternativos e convencionais, explica passo a passo:

“Primeiro exale o ar completamente pela da boca, fazendo um som sibilante (aquele que você faz quando pede silêncio — shh — ou quando pronuncia consoantes como s, c, ç, x e z em palavras como sala, massa, cidade, caçula, próximo, zebra, casa, exato);

Depois feche as mãos e inale quietamente pelo nariz, contando até quatro;

Segure a sua respiração até sete;

Exale completamente pela boca, fazendo um som sibilante e contando até oito;

Essa foi a primeira respiração. Agora, inale novamente e repita o ciclo três vezes, para um total de quatro respirações.

Tome cuidado para sempre inalar quietamente pelo nariz e exalar alto, pela boca. A ponta da língua deve sempre ficar na mesma posição.”

Importante: O momento mais importante do processo de respiração é segurá-la por oito segundos. Isso permitirá que o oxigênio encha os pulmões e circule totalmente pelo corpo.

Abaixo, vídeo explicando como fazer esse exercício:

https://youtu.be/YRPh_GaiL8s%20


Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br