Saúde Integral

Autoestima das mulheres com câncer

Mulher com lenço na cabeça sorri.
serezniy / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em comemoração ao outubro rosa, a Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) está com uma campanha dedicada especialmente a detecção do câncer de mama nas mulheres. Trata-se da exposição do projeto ‘Olhares sobre a luta’ e o ensaio fotográfico ‘Pintaram tudo de vida’.

O evento ocorre em Sergipe e tem como objetivo conscientizar as mulheres que lutam contra o câncer que, independente das mudanças físicas causadas pela doença e pelo tratamento, como a perda de cabelo, a vaidade não pode ser deixada de lado. Os lenços, por exemplo, são uma boa escolha e podem valorizar a mulher.

A assessoria de comunicação da AMO explicou o seguinte: “Os padrões sociais de beleza impostos às mulheres estão intimamente ligados aos cabelos. Não à toa, um dos maiores estigmas sofridos pela mulher com câncer é a perda dos cabelos causada pela quimioterapia. Por isso, o desafio do projeto é empoderar mulheres extremamente fragilizadas e ajudá-las em seu processo de recuperação”.

Mulher sem cabelos entre flores vermelhas.
Nelson Ribeiro / Pexels

Telas também serão comercializadas no local da exposição. Nelas, estão retratadas as mulheres com câncer de mama em diferentes estágios da doença. Lenços para a cabeça também serão comercializados.

Exposição é importante

Exposições como esta precisam se espalhar pelo país para ajudar ainda mais a divulgação de eventos que envolvem a prevenção contra o câncer de mama. A mulher, por ser vaidosa, sofre com a quimioterapia e a perda do cabelo.

Se ela souber que existem alternativas e diversas formas lindas e deslumbrantes de usar o lenço, será mais uma maneira de ajudar na conscientização.

Você também pode gostar

Mesmo com o sofrimento, cabe à mulher decidir como vai enfrentar a doença, com força e coragem e ainda com sorriso no rosto. E o apoio dos familiares é importante, tanto do companheiro, dos filhos e amigos.

Duas mulheres sorriem enquanto seguram laços cor de rosa representativos da luta contra o câncer de mama.
Anna Tarazevich / Pexels

Já escrevemos aqui no site a história da Graziela Kretschmer, que, após a descoberta de um câncer, criou uma página na rede social chamada Lutando com Vaidade, que fala de vaidade e de como lutar com força contra o câncer. Você pode ler mais sobre a entrevista que fizemos com ela.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]