Autoconhecimento Comportamento

Quais são as diferenças entre caráter e personalidade?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Nossa língua portuguesa é riquíssima, então temos uma infinidade de palavras e expressões. Muitas delas mudam de significado dependendo da região em que estamos ou até mesmo do grupo social em que nos encontramos.

As palavras há muito tempo deixaram de ter apenas um significado e ganharam as ruas, chegando a definições bem diferentes das oficiais. Corremos o risco de usar muitas delas sem nos darmos conta do contexto, se ele é favorável ou se a outra pessoa vai entender exatamente o que estamos tentando transmitir.

Homem de terno posicionado no centro de várias fotografias que foram tiradas dele mesmo. Em cada uma, várias formas de manifestações.

Em outras vezes usamos como sinônimos palavras que têm significados distintos, apesar de próximos. É o caso de caráter e personalidade.

A personalidade, assim como o caráter é algo que vamos construindo ao longo da nossa vida, com base naquilo que nos é ensinado e que vivenciamos ao longo dos dias, de acordo com as situações nas quais estamos incluídos.

No entanto personalidade é definida como a soma de características físicas, emocionais e psíquicas que cada um de nós tem. É o caso da timidez, da eloquência, da capacidade de organização, da necessidade de afeto e de outras coisas, de acordo com cada uma das pessoas.

Imagem de uma mulher fazendo o desenho de sua auto imagem.

A personalidade pode ser mutável e moldável de acordo com o lugar em que estamos e com as pessoas com as quais nos relacionamos. Não é raro, por exemplo, que você seja alguém mais reservado e sério no trabalho e alguém muito mais desinibido e brincalhão quando está em casa com a família ou entre amigos.

Você também pode gostar

Já o caráter é a soma de características e ações que temos dentro de nós, mas que são imutáveis, porque não conseguimos adaptá-las de acordo com o ambiente em que estamos, ao contrário da personalidade.

É o caráter que nos mostra com a cara mais limpa, sem máscara alguma. É uma característica muito ligada à ética e à moral, principalmente. É o caráter que mostra qual a qualidade da sua índole enquanto pessoa.

O caráter mostra a sua capacidade de seguir seus valores e ideais e de não se corromper ou tomar decisões que não condizem com quem você verdadeiramente é.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]