Autoconhecimento Comportamento

Por que a praia te deixa tão calmo?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já passou algumas horas na praia e notou que depois de voltar para casa, estava se sentindo mais calmo e relaxado? A maioria das pessoas provavelmente concordam que a praia, o clima ameno e o vai e vem das ondas provocam um efeito calmante, mas e se eu te dissesse que a praia também pode afetar seu bem-estar geral, sua saúde mental e até mesmo mudar o seu cérebro? Vamos descobrir algumas maneiras cientificamente comprovadas de como a praia pode beneficiar a sua saúde.

Lora Fleming, da Universidade de Exeter, na Inglaterra, afirma que o conceito da praia como benefício para a saúde existe há muito tempo e já está bem estabelecido. Por volta do século XVIII, os médicos prescreviam visitas para os chamados “hospitais de banho”, que eram localizados na praia, e lá eram administrados tratamentos especiais de banho com a água do mar. Entretanto, Fleming também diz que só recentemente os cientistas começaram a estudar mais sobre os benefícios que as praias podem trazer para a nossa saúde.

  • Elas ativam o córtex pré frontal do seu cérebro

O córtex pré frontal é uma parte do cérebro humano que é muitas vezes associado às emoções e a introversão (embora ele ainda desempenhe várias outras funções). Essa parte do cérebro fica mais ativa quando ouvimos o som do mar. Cientistas também chegaram a expor as mesmas pessoas do teste ao barulho do tráfego e perceberam que elas não tiveram os mesmos efeitos positivos quando comparado ao som das ondas.

  • Elas reduzem seu nível de cortisol

O efeito calmante que a praia nos dá também é diretamente ligado ao som que as ondas fazem sobre a areia. Shelley Batts, Ph.D., neurocientista auditiva da Universidade de Stanford, e também apresentadora do primeiro Blue Mind Summit escreveu:

“Existem muitas pesquisas que avaliam quais tipos de barulho os humanos  acham agradáveis e relaxantes, e quais tipos induzem ao estresse e que são considerados nocivos.”

Nós sabemos que o cérebro fica mais relaxado ao ouvir sons que apresentem um padrão de ondas distintas e repetitivas. A onda de som deve ter uma frequência média a baixa, que tenha um volume suave e gentil, e que inclua frequências harmônicas em intervalos previsíveis. As ondas naturais criadas pelo oceano preenchem todas essas questões sem nenhuma manipulação.

De acordo com Batts, o som do mar pode alcançar profundamente seu subconsciente fazendo com que suas emoções sejam estimuladas. O som do oceano “provavelmente ativa memórias ou sentimentos de relaxamento e segurança. Algumas pessoas podem até dizer que estão se lembrando do ventre e das batidas do coração de suas mães.”

O cortisol é um hormônio do estresse que pode, em grande quantidade, criar todos os tipos de transtornos no seu corpo e na sua saúde mental. Ele pode gerar úlceras e contribuir para o aumento de peso e o desenvolvimento de doenças cardíacas. Certos ruídos tais como o som do tráfego ou o barulho alto do motor são capazes de liberar esse hormônio. Já o som do oceano apresenta o efeito contrário, diminui os níveis de cortisol e ajuda a prevenir doenças relacionadas ao estresse.

  • A superfície plana e sem perturbações da água te acalma

Quando nós olhamos para a água calma e serena, nos sentimos mais calmos e em paz. O neurocientista Michael Merzenich diz que os humanos se sentem mais seguros em lugares que não são complexos. Nas montanhas e florestas ou até mesmo no alvoroço da cidade, nós somos programados para ficar em estado de alerta e atento a predadores, humanos ou não. O oceano, no entanto, nos permite ver claramente “o vazio” por quilômetros, o que nos faz sentir calmos e seguros.

Merzenich diz que “Nós somos feitos, neurologicamente, para normalizar o mundo a nossa volta — para tê-lo sobre nosso controle (…) Quando olhamos para o mar, ou se estamos na costa, nós estamos em um ambiente previsível e estável.”

Então, se você é sortudo o suficiente para viver perto da água, dê um pulo na praia na sua próxima folga. Você vai fazer um favor para o seu corpo e mente, e também vai se sentir em paz e rejuvenescido depois.


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]