Espiritualidade Umbanda

Conheça quais são os principais fundamentos da umbanda

Altar com santos religiosos
Pedro Teixeira
Escrito por Pedro Teixeira

Se você ainda não sabe tanto assim sobre os principais fundamentos da umbanda, convido-o a ficar conosco neste post até o final para que absorva o máximo possível de conteúdo. Se você já sabe, mas deseja relembrar tudo, esse também é o lugar certo para você.

As leis da umbanda não variam muito de vertente para vertente, são regras bastante sólidas que não deixam abertos espaços para diferentes interpretações além das originais. A umbanda é uma religião fascinante justamente por conta de seus fundamentos.

Muitas pessoas pensam que a doutrina da umbanda é algo muito fora da nossa realidade, mas a verdade é que isso não é verdade. Tudo isso parte basicamente dos direitos humanos e da lei do retorno, em que o que é feito ao outro é recebido de volta.

Conheça os fundamentos da umbanda

Muitas pessoas, só por não terem os devidos conhecimentos sobre os fundamentos reais da umbanda, acabam acreditando em falsos artigos que dizem coisas absurdas sobre os fundamentos, os quais não condizem com a realidade.

Dentro dessa perspectiva, vale muito mais a pena optar por sites mais sólidos e confiáveis que apresentam informações corretas para os leitores.

Bom, partindo sem mais delongas para os fundamentos da religião, devemos entender que tudo se constrói em cima da equidade. Na umbanda, somos todos iguais, todos merecemos respeito e ninguém deve receber julgamentos.

É um conceito muito bonito, porque, enquanto a maioria das religiões prega a exclusão, a umbanda prega a equidade; a parceria entre todos os povos humanos.

Boomerang com escrita "lei do retorno"

Depois disso, uma importante questão acerca dos fundamentos é a lei do retorno. A umbanda coloca a lei do retorno como uma das mais potentes e fortes leis, e não é para menos.

Na visão da umbanda, tudo o que fizeram de mal para nós será cobrado e tudo o que fizermos de mal para o outro também. Ou seja, se um dia você mentiu e enganou o seu irmão, um dia você sofrerá o mesmo.

Além do respeito e da lei do retorno, outro ponto forte da umbanda é a questão do respeito à natureza. Essa é uma atitude muito bonita, afinal a natureza é a nossa casa, a nossa fonte de alimentos e medicamentos, sem ela nada somos.

Os rituais para a natureza, para a lavoura, para a saúde do gado… tudo isso vem da umbanda de uma maneira linda e pura. É de emocionar qualquer pessoa. 

Outro ponto que poucas pessoas compreendem de início é a fé dentro da umbanda. Nessa religião, a fé é o pilar de todas as coisas. Sem a fé, não se realizam orações, simpatias e tampouco rituais. Para que possamos ver montanhas se movendo, precisamos acreditar piamente nisso.

Os fundamentos da umbanda são todos colocados em cima de uma bela base de humanidade, de benfeitoria e de agradecimentos, isso é algo louvável da religião.

Jesus Cristo na Umbanda

Muitas pessoas sequer sabem disso, mas Jesus Cristo na umbanda, assim como no cristianismo, é visto como o ser maior, aquele que detém em si todo o poder, aquele perfeito que caminhou sobre a terra.

Jesus

Não é porque o cristianismo não é falado pela umbanda que deixamos Jesus de lado, de maneira alguma. Dentro da Umbanda, Jesus é visto com tanto prestígio quanto no cristianismo justamente por conta do respeito, do amor e da admiração.

Os espíritos evoluem, nunca são cem por cento maus

Dentre os fundamentos da umbanda que mais geram controvérsias, temos o que diz que os espíritos não são cem por cento maus, mas que estão simplesmente aprendendo a mudar para as suas melhores versões.

Ou seja, não importa se você fez muito mal a alguém em vida, pois, se você se permitir evoluir e melhorar, você com certeza se tornará alguém bom, pois a umbanda defende que somos todos puros e bons ao nascer.

Partindo-se disso, na umbanda dá-se a esperança, a segunda chance aos que tanto erraram, para que sejam capazes de aprender com os seus próprios erros, evoluindo desde então para que o futuro seja mais suave.

evolução do espírito

Amai-vos uns aos outros

Assim como na religião cristã, o principal lema da umbanda é “Amai-vos uns aos outros”. Como a umbanda prega a maior igualdade e o menor preconceito, pode ser interessante ter como esse o lema da religião.

Na umbanda, de fato, amam-se os próximos como a nós mesmos. Isso é o que nos é ensinado desde cedo, para que nunca possamos esquecer.

É uma bela religião e até quem não sabe nada sobre isso acaba ficando encantado e apaixonado pela umbanda.

Não deixe de saber mais sobre isso, de se informar sobre cada tipo de oração ou simpatia, afinal essas pequenas coisas podem simplesmente mudar de vez a nossa vida.

E você, sabe o que sabe sobre a umbanda? O que acha de seus fundamentos? Conta para a gente!


Você também pode gostar de outros artigos desse autor. Acesse:

Sobre o autor

Pedro Teixeira

Pedro Teixeira

Criador do site Pedras Mensageiras e do sonhar.info. Estudo os benefícios da Cristaloterapia assim como a mente humana e como ela interpreta os sonhos.

Sou praticante de projeção astral e tenho o curso de Reiki de Nível III .

Nasci em Portugal e sou Músico de Profissão.

Contatos
Email: [email protected]
Sites: pedrasmensageiras.com | sonhar.info
Facebook: pedro.miguelst