Tanta gente diz tanta coisa sobre a umbanda, uns dizem que é boa e outros que é ruim… Mas, o que é afinal? É uma religião brasileira, que traz em si muito do culto de nações praticado na África e trazido ao Brasil pelos africanos. Não é igual ao Candomblé, como muita gente se confunde, são religiões bem diferentes, embora as duas cultuem os sagrados Orixás, usem branco e guias de diversas cores (colares).
A umbanda cultua Deus, assim como em todas as religiões cristãs, cultua também os orixás e os elementos da natureza (o mar, a mata, etc). A verdadeira Umbanda JAMAIS faz sacrifícios animais para nenhum fim, se disser que faz, pode ser qualquer outra coisa, mas não é umbanda! Seria no mínimo contraditório, cultuar a natureza, a vida e oferecer a morte! A Umbanda respeita todos os seres, desde o mais pequenino até o mais forte e feroz! Somos todos filhos do pai Olorum!
Uma vez que estamos no mundo físico, precisamos de coisas físicas para o tratamento espiritual, por isso, as entidades subtraem dos elementos das oferendas, os fluidos necessários para fazer o nosso “remédio” no astral. A entidade de luz, não tem o vício da bebida ou do cigarro, se isso ocorrer, ou a entidade não é de luz, ou é o médium quem é viciado e desta forma a entidade de luz se afasta também. Nos trabalhos de umbanda, muita cura física, mental e espiritual é realizada, os pretos velhos com sua simplicidade não deixam transparecer, mas são exímios magos brancos, desmancham feitiços como ninguém! Os caboclos são conhecedores da magia das ervas e trabalham muito na cura das doenças, etc.
Umbanda não tem meio termo, ou você é ou não é. Quem conhece a umbanda de verdade, ama! Quem não conhece, deveria conhecer para pelo menos deixar o preconceito de lado. É muito triste ver as pessoas julgando mal aquilo que sequer conhecem. Nenhuma religião em si é má, todas possuem um único propósito: nos aproximar de Deus! Mas, são algumas pessoas que deturpam as crenças para favorecimento próprio. Todas são boas e cada uma está de acordo com o nível vibratório e de entendimento de seus fiéis. Muita luz a todos!