Convivendo

Dançando a música da vida

Uma mulher dançando numa praia que tem um pôr do sol.
nicoelnino / 123RF
Escrito por Deise Aur

Há um dito popular que diz: “É preciso dançar conforme a música!”.

Esse dito encerra uma mensagem de sabedoria, pois tanto a vida quanto cada ser tem seu ritmo.

Nesse contexto, dançar de forma acelerada e eufórica, quando o momento exige ritmo e compassos mais calmos, é ir contra a música que está tocando em determinado momento.

Perceber a “musicalidade” nas fases e ciclos da vida é uma forma de lidar com equilíbrio e sabedoria com o que se apresenta no momento.

Há momentos nos quais é preciso um ritmo mais lento e parado, para sentir as pausas e os silêncios da música que toca, seja em nosso interior ou que emana da Vida.

Existem também momentos em que a música fica mais agitada e alegre, e podemos nos movimentar e nos divertir bastante, dançando com muito vigor e energia!

Uma pessoa de braços abertos e cabeça erguida ao alto sendo diretamente iluminada por um forte sol.
Jill Wellington / Pixabay

Cada momento pede nossa receptividade, percepção, adaptação e até aceitação, para compreendermos cada ritmo, som, compasso e melodia. Mesmo que emanem somente a nível interno, fazem parte do fluxo da vida e do nosso desenvolvimento humano e espiritual.

Para captar a música que somos ou a melodia existencial que toca em determinado momento de nossa Vida, é preciso sentir, refletir e até se questionar sobre cada vivência, desafio ou situação.

Preste atenção em como se sente e no momento que está vivenciando, e perceba que ritmo toca em você e em sua existência atual.

Percebendo a sinfonia da Criação, é possível acompanhar a existência, ora com passos mais calmos e lentos, ora com passos mais agitados e intensos, sem perder o ritmo e o equilíbrio.

Dançar conforme a música vai além de mexer o corpo ao som das melodias que apreciamos. É se harmonizar com o fluxo da vida e desenvolver nosso ritmo interno para expressar a música que emana da nossa Alma!

Você também pode gostar

Que música você está dançando neste momento?

Agora, fique com essa breve mensagem, em vídeo, como um estímulo para dançarmos a melodia da Vida, que é a Canção do Amor:

Sobre o autor

Deise Aur

Meu nome é Deise Aur. Exerci a carreira de professora, primeiro de alfabetizadora, depois de professor de História, até me aposentar.

Em sala de aula procurava despertar nos seres humanos a sensibilidade para a arte, filosofia, mística e psicologia. Atualmente, faço isso através das mídias digitais.

Tenho diversas áreas de interesse, focando vários temas como Vida, Veganismo, História e Moda.

Gosto de escrever, expressando inquietudes e anseios que habitam na nossa alma e traduzo em palavras, utilizando minha sensibilidade, principalmente, com relação à espiritualidade e também aos sentimentos humanos.

Contatos:

Sites:

deiseaur.blogspot.com.br

veganpelavida.com.br

historia-dinamica.blogspot.com.br

E-mail: professora.deise.aur@gmail.com

Youtube: Canal Deise Aur