Autoconhecimento Comportamento

Deixe a melodia da vida tocar em seu coração

Homem ouvindo música de fone com laptop no colo
Cintia Ski Pelissari
Melodia é definida como o encadeamento harmonioso e bonito de sons musicais, tal como a vida é uma sucessão de sons e silêncios. É ritmo, é pulsar.

Pergunto a vocês, caros leitores: Onde está a música da vida? No rádio, no celular, no iPod, no iPad?

Sim, mas também está no som do alho sendo refogado na panela para temperar o arroz e o feijão. Está no chorinho do bebê, na chuva batendo na janela, no vento, nas folhas das árvores que balançam com o vento. Está nos pássaros que cantam no meu jardim, agradecendo os pedaços de maçã. Aquele som de chave virando no portão, anunciando que meu marido voltou para casa no final do dia é melodia para o meu coração.

Silhueta de mulher com céu estrelado ao fundo

Sou uma pessoa movida pelo encantamento da música. Assim como a leitura me leva para mundos incríveis, a música também! Música me acalma, conforta, dá ânimo e por meio dela celebro meus triunfos. Comemoro a vida.

Alguns anos atrás, depois de passar uma tarde agradável tomando chá na companhia de amigas queridas, fazendo mosaico e, é claro, ouvindo música, me inspirei e tentei montar uma trilha sonora para a minha vida. Escolhi alguns trechos favoritos de músicas e de poemas que agora compartilho com vocês e faço o convite: montem sua trilha sonora personalizada! Uma sugestão: não faça playlist. Deixem a melodia da vida tocar em alto e bom som em seus corações! Escolham os trechos que acolhem a alma. Garanto que será divertido!

Mulher dançando em fundo amarelo

Depois se jogue na pista e dance! A vida é uma festa! Vamos de pot-pourri*?

Nesta longa estrada da vida, fui correndo porque não podia parar. Mas de que adiantaria viver na cidade se a felicidade não me acompanhasse? Logo eu, que vivo tão feliz perto do riacho, Deus e eu no sertão.

Das horas não sei, só vejo o clarão e lembro-me de que mudaram as estações, mas sinto que nada mudou. Mas sei, eu sei que alguma coisa aconteceu.

Hoje, por precaução, ando devagar, porque já tive pressa, muita pressa.

Fugi de casa para provar para todo mundo que não precisava provar nada pra ninguém e voltei porque queria colo.

Mulher dançando ao lado de árvore com sol reluzindo

Sei que ninguém é ninguém sozinho, que nós precisamos uns dos outros no caminho, mas às vezes ando só, trocando passos com a solidão, mas são momentos que são meus, e dos quais não abro mão. Isso me acalma, me acolhe a alma e me ajuda a viver.

Quem pode dizer para onde vai a estrada da vida? Para onde o dia flui? Talvez para perto das lendas, bem longe do fim… Para dividir o prazer de ser feliz…

O prazer de viver e não ter vergonha de ser feliz!

Pois assim como uma onda no mar, nada do que foi será! Entre amigos posso cantar. Posso cantar a beleza de ser eterno aprendiz!

Nesta vida tudo passa, tudo sempre passará. Sem expectativas com o mundo. Tudo o que ganho ou perco, ninguém precisa saber. Acho tão bonito isso!

Sei que preciso (aprender) a amar as pessoas, que preciso amá-las como se não houvesse amanhã.

Homem de costas pulando no meio da rua

Na verdade, se paro para pensar, acho que na verdade não há.

Sei que as pessoas que mais precisam de amor são as mais difíceis de amar, mas vou tentar mesmo assim.

Vou aceitar a vida como ela é e vou aceitar as pessoas como elas são. Vou amar mais, pois só o amor é capaz de curar a dor, uma dor que parece que eu devia chegar a algum lugar, mas por algum motivo não estou nem aqui nem lá.

E ainda assim vou sonhar o sonho impossível, porque não tenho medo de errar, pois eu tenho essa luz.

Amanhã será um dia brilhante de sol. Vou navegar meu caminho, pois meu tempo de brilhar chegou.

Você também pode gostar de:

Posso ver claramente agora que a chuva se foi. O rio está fluindo.

E se amanhã não for nada disso, caberá somente a mim responder. Quem sabe? Somente o tempo.

Eu?! Vou viver com fé em Deus e fé na vida, e mesmo sem saber onde os caminhos se cruzam, sempre vou tentar outra vez!

Sigo cantando… A Vida é minha inspiração.

*Formato musical em que várias músicas são misturadas, de modo harmônico, dentro de uma única canção. Com devido crédito e respeito aos autores; este texto é uma “composição” com trechos de músicas e de poemas de autorias diversas.

Sobre o autor

Cintia Ski Pelissari

Cintia Ski Pelissari

Reikiana e praticante de meditação há mais de dez anos, idealizadora do Projeto Pessoas Possíveis – Práticas de Bem-Estar, ministra cursos sobre autoconhecimento por meio de atividades de escrita e contação de histórias.

Facilitadora da divulgação da mensagem de gratidão de Brother Steindl-Rast por meio do site viveragradecidos.org

Grata pelas inúmeras oportunidades amorosas que a vida me oferece diariamente para compartilhar meu amor fraterno.

Contatos:

Email: [email protected]
Site: viveragradecidos.org
Instagram: @cintiaspelissari