Dançaterapia Saúde Integral

Dançaterapia: um movimento criativo e renovador

Silvana Jara Faciole
Metodologia desenvolvida pela bailarina argentina María Fux, ainda relativamente recente em sua aplicação no Brasil, consiste em uma disciplina pedagógica-terapêutica tipicamente não verbal, que através de conduções com percursos dirigidos se utiliza de diferentes estímulos concretos ou não, para fazer aflorar o movimento criativo e renovador.

Os estímulos utilizados pela Dançaterapia despertam as áreas adormecidas, libertam as expressões de sentimentos antagônicos que existem em todo ser humano, gerando mudanças gradativas do ponto de vista físico, sensorial, psíquico, comportamental  e, consequentemente, social.

A Dançaterapia ativa a compreensão de uma nova dimensão de si mesmo, de suas capacidades, dos  limites e contrastes que habitam seu interior. É um convite ao prazer de retornar a sua essência, afastando a ideia do “Não Posso”, “Não Consigo” e predispondo o indivíduo a buscar  o “Sim, eu posso”.

Na prática, as vivências sucessivas oferecem benefícios como: integrar melhor corpo-mente, liberar o movimento criativo, melhorar a condição física, auxiliar no desbloqueio emocional, ampliar autoconhecimento, a autoestima e o bem-estar, melhorando a comunicação e os relacionamentos em suas diversas etapas.

Outra vantagem da Dançaterapia é que ela pode, diferentemente de outras atividades, ser praticada por crianças, jovens, adultos, idosos e por pessoas com quaisquer tipos de limitações físicas, psíquicas ou intelectuais.

Conheça mais sobre esta metodologia que há mais de 40 anos vem sendo experimentada em diversos países da Europa, América do Sul e Oriente.

Silvana Jara Faciole
Dançaterapeuta
Centro Internacional de Dançaterapia Maria Fux

 

Sobre o autor

Silvana Jara Faciole

Silvana Jara Faciole

Silvana Jara Faciole se formou em Dançaterapia, método Maria Fux, em julho de 2011, pelo Centro Internacional Dançaterapia Maria Fux, em Goiás, GO, associado a Si. Danza Scuola Internazionale di Danzaterapia da Itália, com os mestres: Maria Fux e Pio Campo.

Como Dançaterapeuta atua em Instituições nas áreas de educação, saúde e bem
estar; assim como na Educação Especial e ações de inclusão de pessoas com síndrome de down, surdocegos, com limitações físicas e intelectuais. O Projeto Dançaterapia foi aprovado pela SECULT (Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul) nos últimos 3 anos, sendo que em 2015 está em plena atividade no município, abrangendo a terceira idade, educação especial e instituição sócio assistencial infantil.

Cursos de atualização: Seminários Intensivos Anuais no Brasil, Itália e Espanha com Pio Campo e também em 2013 participou do Seminário Internacional de Dançaterapia no “Centro Creativo de Danzaterapia” em Buenos Aires, Argentina com Maria Fux.

E-mail: [email protected]
Telefone e WhatsApp: 11 99184 6260