Pet - Animais de estimação

Dia do Vira-Lata

Cachorro sorrindo.
Foto de Luciana Pessutti.
Escrito por Luciana Pessutti

No dia 31/07, comemora-se o Dia do Vira-lata. Será que temos motivos para comemorar ou nos preocupar?

Os motivos para se comemorar esse dia correspondem ao fato de que os vira-latas são nossos companheiros de jornada, com os quais sempre podemos contar. Eles são exemplos de amor, fidelidade, pureza, inocência, companheirismo, entre outras inúmeras qualidades em uma só criatura.

Nós como seres humanos temos muito o que aprender com essas criaturinhas, que muitas vezes são discriminadas e injustiçadas pela sociedade.

Alguns os chamam de amigos; outros, de filhos ou companheiros, mas independentemente de como são chamados pela família que os adotou, que os resgatou ou que são cuidados para amenizar a dor do abandono nas ruas, o que sabemos é que não podemos comprar nenhum deles, pois a amizade e o companheirismo são conquistados, não comprados.

Muitos preferem incentivar o comércio de vidas (animais de raça) ou por status, ou preconceito ou outro motivo fútil em vez de adotarem animais abandonados.

Foto de uma cadelinha com roupinha cinza.
Foto da Vitória, pet da Luciana Pessutti

O ser humano precisa descontruir esse preconceito e aceitar que nós mesmos também somos uma mistura de raças, então por que não querer como companheiros esses animais?

Claro que os animais vendidos não têm culpa disso. Pelo contrário, pois são explorados até a exaustão de procriar e, quando não servem mais, o destino desses animais não é nada bom.

Com isso, contribuímos não só com a crueldade do abandono dos animais sem raça definida, mas também com a exploração do comércio de animais de raça.

Como seres humanos, devemos cuidar, zelar e proteger esses animais.

Você também pode gostar

Diga não ao abandono, adote um animal e não compre.

Outro paradigma a ser desconstruído deve ser a adoção de animais idosos ou deficientes.

Se você tivesse em uma dessas condições, gostaria de ser abandonado e muitas vezes espancado, enxotado e até mesmo envenenado? Com certeza, sua resposta será NÃO, então por que fazer isso com seres que não conseguem se defender sozinhos? Seres que só têm a nós como cuidadores.

Gatinha deitada em cobertas.
Foto da gata Lilly de Luciana Pessutti

Vamos avaliar melhor nossas ações para que, num futuro próximo, possamos ter um mundo com mais amor, empatia e compaixão para com todos independentemente de espécie.

“Se você tem um vira-lata em sua vida, você é uma pessoa de sorte.”

Sobre o autor

Luciana Pessutti

Oi, meu nome é Luciana Pessutti, sou vegana desde abril de 2011.

Desde criança não achava correto ter os “bichinhos” no meu prato, porém somente depois de adulta fui conhecer o veganismo e, desde então, divulgo por meio da internet informações dos bastidores da indústria de laticínios, ovos, mel e demais explorações

que acontecem com os animais, visando conscientizar para o fato de podermos ter uma vida ética e saudável sem precisar explorar ou matar animais.

Uma das minhas frases preferidas é:

“Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles.”

– Philip Ochoa

Contato: lluzinha39@gmail.com
Instagram: @Luzinha4071