Nutrição Saúde Integral

Dicas de alimentação saudável para quem não quer fazer dieta

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



Manter a forma é uma grande preocupação. Mais que estética, estar bem fisicamente é uma questão de saúde. Para conquistar esse padrão, é preciso cuidar da alimentação. E o que não faltam são dietas. A maioria promete emagrecimento rápido, porém são cheias de restrições e pouco eficientes. Muitas viram verdadeiros “best sellers” e ganham fama mundial. Conheça algumas delas e seus pontos negativos:

Dieta das proteínas

São mil calorias diárias. Carboidratos são reduzidos ao máximo, carne vermelha e gorduras (manteiga, ovos e maionese) estão liberadas. A dieta do Dr. Atinks é pobre em vitaminas e minerais, pois, as frutas e os vegetais estão proibidos. A ausência de fibras causa prisão de ventre e o excesso de gordura pode levar ao diabetes e doenças cardiovasculares. Quem não sofre com esses problemas sente cansaço, fraqueza, dor de cabeça e tem mau hálito.

Dieta do tipo sanguíneo

Criada pelo médico americano Peter James D’Adamo, a dieta do tipo sanguíneo classifica os alimentos em benéficos, neutros e nocivos. Segundo a dieta, quem é tipo O deve comer mais proteína animal, pessoas com sangue A tem dificuldade para digerir proteína animal e lactose, o tipo B pode consumir leite e derivados, mas deve evitar frango e a alimentação para o sangue AB é a mistura dos tipos A e B. A dieta do tipo sanguíneo elimina alimentos importantes, pode levar a sérios problemas nutricionais e por conta disso não tem aval científico.

Dieta ortomolecular

O fundamento dessa dieta surgida no começo do século 20 é a prevenção e o tratamento de doenças pelo equilíbrio químico, conquistado através da ingestão de vitaminas, minerais, aminoácidos e pró-hormônios. O excesso dessas substâncias pode intoxicar o organismo, por isso sua eficácia não é cientificamente comprovada.

Se alimentar bem é difícil e as dietas da moda aumentam o desafio. Mas será que dá para ser saudável sem seguir uma dieta? Pode sim! E a gente prova que isso é possível. A primeira dica é uma velha conhecida…

Man and woman drinking water from bottle after fitness sport exercise. Smiling couple with bottles of cold drink outdoors

1. Beber água

A água elimina toxinas. Beber água antes das refeições faz você ficar satisfeito bem mais rápido, segundo pesquisa da Universidade de Birmingham. Os participantes do estudo, obesos adultos, perderam 4 quilos em 3 meses de teste bebendo 500 ml de água antes de comerem. Tomar no mínimo 1,5 litros de água diariamente é o primeiro passo para ter saúde.

2. Mudar o óleo

Troque o óleo de girassol pelo óleo de coco, fonte de antioxidantes. O óleo de coco aumenta o HDL (colesterol bom), o ácido láurico protege o sistema imunológico e o e ácido caprílico age como antifúngico.

3. Congelar a comida

Faça comida em porções individuais no domingo e congele. Deixar comida congelada é a certeza de refeições prontas, bem feitas e saudáveis todos os dias. Clique no link e aprenda como congelar alimentos.

4. Congelar frutas

Compre frutas frescas, congele para durar mais e aproveite para fazer smoothies. Bata as frutas com água, iogurte ou leite de soja num mixer ou liquidificador. Coloque couve, espinafre ou coco ralado para incrementar.

5. Abacate

A fruta tem ômega 3, faz bem para a pele e os cabelos, melhora a memória e evita doenças inflamatórias. Faça uma pasta de abacate, amassando a fruta com um garfo e passe na torrada ou bolacha integral. Receita fácil ótima para o café ou lanche.

6. Ovos mexidos

Antigo vilão, o ovo é fonte de colina, nutriente importante para o cérebro. O alimento ainda tem luteína e zeaxantina, substâncias que mantêm os olhos saudáveis. Se você não tem uma boa frigideira, pode fazer ovos mexidos no micro-ondas: coloque-os numa vasilha de plástico apropriada e pronto.

7. Frango assado

Para quem mora sozinho, o melhor é desossar o frango após assar e separar em várias porções. Deixar o peito para o almoço e a coxa para uma salada à noite são boas ideias.

8. Manteiga de amendoim

Fonte de proteína, gorduras boas, rica em vitaminas E, B e também em arginina, aminoácido bom para os músculos. Prefira manteiga de amendoim caseira ou orgânica. Coloque em fatias de maçã para um lanche gostoso e saudável.

9. Picolé de banana congelada

A banana é fonte de vitaminas A, B, C, magnésio e ferro. A fruta protege o sistema imunológico e dá energia. Para ficar ainda mais gostosa, corte algumas bananas no meio, espete em palitos de sorvete, deixe no freezer por 15 minutos, enquanto espera, derreta chocolate meio amargo e depois coloque a banana no chocolate.

10. Picolé de iogurte

Opção saudável, barata e gostosa para o calor. Coloque frutas em pedaços no iogurte natural, espete em palitos de sorvete e deixe no freezer ou congelador até atingir consistência de sorvete.

As dietas costumam ser radicais, podendo causar danos à saúde. Aproveite nossas dicas e tenha uma alimentação prazerosa e saudável. Conte o que achou das sugestões, nós vamos adorar saber!


Texto escrito por Sumaia de Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]