Comportamento Drogas

Dicas para quem quer parar de fumar

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

No mundo todo, 1,1 bilhão. No Brasil, 18 milhões. Essas são as quantidades de pessoas que fumam, de acordo com o 7º Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2019, divulgado no Dia Mundial sem Tabaco.

Estima-se que 80% dos fumantes de todo o mundo vivem em países de média e baixa renda, como é o caso do Brasil. A redução do tabagismo em nações com um Produto Interno Bruto (PIB) mais elevado está nos altos impostos embutidos no preço do cigarro.

Na França, por exemplo, um maço com trinta cigarros custa 10 euros, o que seria o equivalente a 47 reais. O aumento do preço do tabaco é uma das formas que a OMS encontrou para desmotivar o uso de cigarro pela população, além da divulgação dos malefícios do tabaco nas embalagens do produto.

Embora milhões de pessoas ainda fumem no Brasil e o país seja o oitavo do mundo com mais fumantes, o relatório da OMS aponta que a quantidade de usuários vêm diminuindo com o passar dos anos.

Em 2017, o Brasil aumentou os impostos sobre o cigarro, seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde, assim como outros nove países. Desde então, cerca de 17% das pessoas que eram fumantes abandonaram o vício em 2019.

Os números são motivadores não só enquanto indicativos de que a saúde dos brasileiros pode melhorar, mas também revelam que é possível parar de fumar. Ainda que os malefícios do uso do cigarro sejam divulgados nas embalagens do produto, é importante relembrar como essa substância pode afetar a saúde dos usuários.

Imagem de um homem barbuda com um cigarro na boca e acendendo o isqueiro com as outras mãos.
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Por que parar de fumar?

No cigarro é possível encontrar mais de 4.720 substâncias tóxicas para o organismo. Entre elas está a nicotina, o monóxido de carbono, a substância radioativa polônio 210 e cádmio, também presente em baterias de carro. A nicotina é o elemento que provoca dependência e faz o usuário precisar de cada vez mais cigarros para se satisfazer.

Quanto mais uma pessoa fuma, mais ela sente que precisa fumar. E as consequências negativas disso podem ser percebidas a curto e a longo prazos. Confira cada um deles a seguir:

1) Todos os derivados de tabaco podem causar cerca de 50 doenças, incluindo as que são cardiovasculares, respiratórias e no trato digestivo. O uso de cigarro também é uma das causas do câncer de pulmão;

2) Além de causar impotência sexual nos homens e de provocar complicações na gravidez para as mulheres, o cigarro é responsável por reduzir o desempenho esportivo, dificultando a prática de atividade física;

3) O envelhecimento precoce da pele é um dos sintomas que o uso do cigarro causa. Ressecamento e aparecimento de manchas são agravados pela substância, assim como a queda de cabelo e a quebra das unhas;

4) Sangramento irregular no período menstrual e menopausa precoce são duas das consequências que o tabagismo pode causar nas mulheres fumantes;

5) Para as pessoas que estão ao lado de quem fuma constantemente, o risco de sofrer com doenças cardiovasculares aumenta em 25%. Os fumantes passivos são esses, que não fumam, mas que aspiram a fumaça de quem está fumando;

Imagem de uma jovem mulher de cabelos curtos e claros. Ela está fumando um cigarro. Usa blusa de manga curta e relógio com pulseira na cor preto.
Imagem de Free-Photos por Pixabay

6) Fumantes passivos também podem sofrer irritação nos olhos, na pele e na garganta, assim como aumento da pressão arterial e dor no peito. Crianças podem sofrer de doenças respiratórias;

7) O risco de infarto do miocárdio é maior para quem fuma. O risco de sofrer um derrame está presente tanto para fumantes ativos quanto para fumantes passivos;

8) O acúmulo de muco no pulmão é uma consequência momentânea do uso de cigarros. Mas depois de um dia inteiro sem fumar, esse órgão já é capaz de liberar parte do muco acumulado dentro do corpo;

9) O nível de oxigênio no sangue de uma pessoa fumante é menor do que o nível de oxigênio no sangue de uma pessoa saudável. Depois de oito horas sem fumar, no entanto é possível recuperar esse composto no organismo;

10) Falta de ar, fadiga, transpiração com cheiro de cigarro e congestão nasal são sintomas que podem ser percebidos em fumantes, além do amarelamento dos dentes.

Imagem de um homem jovem, agasalhado com um blusa de moletom com touca. Ele está sentando em um banco de um praça fumando um cigarro.
Imagem de SplitShire por Pixabay

Como parar de fumar?

Se você já decidiu que quer parar de fumar, mas não sabe como fazer isso, ou não tem forças para começar o processo, os dez passos que preparamos vão te ajudar nessa tarefa. Você vai conseguir!

1) Procure ajuda profissional

Toda vez que vamos fazer uma mudança drástica nos nossos hábitos de vida é importante consultar um(a) profissional da saúde. Embora esse item não seja obrigatório, um(a) médico(a) será capaz de avaliar o seu estado de saúde e quais são as melhores formas de consertar o estrago causado no seu organismo.

2) Escolha um método para parar de fumar

Você pode parar de fumar de forma abrupta ou gradual. Se optar pela forma abrupta, deve seguir o passo seguinte. Se quiser parar de forma gradual, reduza a quantidade de cigarros que você fuma por dia e tente seguir todos os outros passos que sugerimos. Escolha o que for melhor para você!

3) Decida um dia para parar de fumar

Você deve definir uma data para abandonar o vício. Você pode escolher um dia da semana ou uma data importante para você. Quando o momento chegar, livre-se dos cigarros que você tem. Essa atitude já é uma evidência de que você tem muita determinação e muita força de vontade!

4) Avise para as pessoas fumantes que você quer parar

Um gatilho que amplia a vontade de fumar é estar cercado(a) por pessoas que fumam. Talvez elas até fumassem com você. O segundo passo é contar para elas que você decidiu parar. Quem sabe uma delas não decide seguir o seu exemplo? Pode ser uma experiência interessante para que você tenha ainda mais apoio!

5) Tenha algo para mastigar

Uma forma de reduzir a vontade de fumar é mastigar algum alimento. Você pode usar frutas desidratadas, por exemplo, já que essa é uma opção saudável. No começo, quando ainda estiver difícil se livrar do vício, você pode recorrer a chicletes sem açúcar, embora esse não seja o caminho mais adequado.

Imagem de mãos de uma mulher segurando uma caneca de café e um cigarro aceso. As mãos estão meio envelhecidas.
Imagem de Myriam Zilles por Pixabay

6) Prepare alimentos gelados

Quando você sentir vontade de fumar, precisa ter alguns substitutos por perto. Os alimentos e às bebidas geladas são capazes de reduzir o desejo de cigarro, sendo ideais para essa ocasião. Corte alguns alimentos em palitos, como cenoura e pepino. Tenha frutas congeladas com você, como uva e banana. Sorvete de baixa caloria e água de coco congelada em cubos também são boas opções!

7) Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é capaz de liberar endorfina e serotonina no corpo, dois hormônios responsáveis por causar prazer. Então fazendo a atividade que você preferir, você vai se sentir feliz e satisfeito, além de acrescentar um hábito saudável para a sua vida cotidiana.

8) Beba bastante água

Ingerir bastante água é essencial para qualquer pessoa, seja fumante ou não. Se você está parando de fumar, dois litros diários de água vão recuperar o funcionamento do seu organismo e promover uma limpeza nele para que você libere todas as substâncias que estão te prejudicando.

9) Fique longe dos gatilhos

Nesse ponto você já sabe que encontrar pessoas fumantes pode ser um problema no seu processo de recuperação. Mas existem outros gatilhos que podem reativar a sua vontade de fumar. Se você fumava enquanto tomava café, por exemplo, evite essa bebida por um tempo. Depois, quando tiver se libertado do vício, você pode retomar essas atividades!

10) Persista no seu objetivo

É comum que uma pessoa tenha uma recaída durante o processo de parar de fumar e acredite que tudo deu errado e que ela não vai conseguir se libertar do vício. A verdade é que a persistência deve falar mais alto. Se você quer parar de fumar, com ou sem recaídas você teve que se esforçar para isso. Confie em você!

Imagem de uma senhora fumando. Ela está bem envelhecida. Tem cabelo curto, usa anel e brincos de prata.
Imagem de Jan Steiner por Pixabay

Quero parar de fumar

Se você quer um auxílio médico profissional para se libertar do vício, pode procurar por esse tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), que fez uma parceria com o Instituto Nacional do Câncer para criar o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Confira quais são as Secretarias Estaduais de Saúde que podem te ajudar:

Acre
Secretaria Estadual de Saúde do Acre

Endereço: Rua Benjamin Constant, 830, 5º andar, Centro / CEP: 69908-520 / Rio Branco – AC
Coordenadora: Silene Nunes da Silva / Coordenadora Substituta: Adriana Maria Vieira Lobão
Telefones: (68) 3223-8295 / (68) 3212-4155 / Fax: (68) 3222-8453
E-mail: [email protected][email protected]
Horário de atendimento: 7h às 13h

Alagoas
Secretaria Estadual de Saúde Alagoas – Núcleo de Prevenção e Controle do Tabagismo

Endereço: Rua Josefa Cavalcante Suruagy, s/n, Poço, Conjunto Santo Eduardo / CEP: 57025-165 / Maceió – AL
Coordenadora: Vetrúcia Teixeira Costa
Telefones: (82) 3315-1907 / (82) 3315-1135 / Fax: (82) 3315-1135
E-mail: [email protected][email protected]
Horário de atendimento: 8h às 14h

Amapá
Secretaria de Estado da Saúde / Coordenadoria de Vigilância em Saúde

Endereço: Avenida Presidente Vargas, 24 – Centro / CEP: 68900-004 / Macapá – AP
Coordenadora: Assunção de Maria Rocha Lima / Coordenadora Substituta: Rosiane dos Santos Pereira
Telefones: (96) 3212-6149 / 3212-6259
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: 8h às 12h / 14h às 18h

Amazonas
Fundação Centro de Controle de Oncologia

Endereço: Francisco Orellana, 215, Planalto / CEP: 69040-011 / Manaus – AM
Coordenador: Aristóteles Comte de Alencar Filho
Telefones: (92) 3655-4603 / (92) 3655-4604 / Fax: (92) 3655-4604
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: 8h30 às 12h30 / 13h30 às 17h

Bahia
Diretoria de Gestão do Cuidado – DGC / SAIS / SESAB

Endereço: 4ª Avenida, 400 – Plataforma 6, Lado B – Centro Administrativo da Bahia / CEP: 41745-002 / Salvador – BA
Coordenadores Técnicos: Liliane Mascarenhas Silveira e Sheila Bahia
Telefone: (71) 3115-4284 / 8390
E-mail: [email protected]

Imagem de um jovem sem camisa e tatuado acendendo um cigarro na varanda do seu apartamento.
Imagem de Raphael Hoffman Photography por Pixabay

Ceará
Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Ceará – NUAP / Adulto Tabagismo

Endereço: Avenida Almirante Barroso, 600, BLOCO D – COPAS – Praia de Iracema / CEP: 60060-440 / Fortaleza – CE
Coordenador: Liliane Maria Martins Porto / Coordenador substituto: Maria Eurice Marques de Morais
Telefones: (85) 3101-5265
E-mail: [email protected][email protected]
Horário de atendimento: 8h às 12h / 14h às 17h

Distrito Federal
Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal – Núcleo de Prevenção

Endereço: SEPS 712 / 912 – Cerest – Asa Sul / CEP: 70390-125 / Brasília – DF
Coordenador: Bianca Rodrigues Silva
Telefones: (61) 3346-5770 / Fax: (61) 3346-5770
E-mail: [email protected] 
Horário de atendimento: 8h às 12h / 13h às 18h

Espírito Santo
Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo

Endereço: Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2025, 3º andar, Bento Ferreira / CEP: 29050-625 / Vitória – ES
Coordenadora: Silvana de Oliveira Dias Valada
Telefones: (27) 3636-8206
E-mail: [email protected]saude.es.gov.br
Horário de atendimento: 8h às 12h / 13h às 17h

Goiás
Secretaria Estadual de Saúde de Goiás

Endereço: Avenida 136 Qd. F44, Lotes 22 a 24, 5º Andar – Edifício Cesar Sebba – Setor Sul / CEP: 74093-250 / Goiânia – GO
Coordenadora: Selma Alves Tavares de Oliveira / Coordenadora Substituta: Maria Lúcia Oliveira Pedroso
Telefones: (62) 3201-7884 / Fax: (62) 3201-4545
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: 8h às 17h

Maranhão
Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão

Endereço: Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/nº – Casa do Trabalhador, Calhau / CEP: 65034-220 / São Luís – MA
Coordenadora: Renata Quintanilha
Telefones: (98) 3236-9271
E-mail: [email protected] / [email protected]
Horário de atendimento: 13h às 19h

Imagem de um homem oriental sentado em uma cadeira vermelha. Ele está mexendo no celular e na outra mão segurando um cigarro aceso.
Imagem de StockSnap por Pixabay

Mato Grosso
Coordenação de Ações Programáticas Estratégicas

Endereço: Rua Júlio Domingos de Campos – Quadra 12 – Lote 12 – Bloco 5, Palácio Paiaguais – Centro Político Administrativo – Cuiabá – MT / CEP: 78050-970
Coordenadora: Sirley Gomes de Lima
Telefones: (65) 3613-5469 / (65) 3613-5340 / (65) 3613-5469 / (65) 3613-5300 / Fax: (65) 3613-5339 / 3613-5340
E-mail: [email protected][email protected]
Horário de atendimento: 8h às 12h / 13h às 17h

Mato Grosso do Sul
Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul – Coord. de Atenção Básica

Endereço: Parque dos Poderes, s/nº – 1º andar, bloco 7, Jardim Veraneio / CEP: 79031-902 / Campo Grande – MS
Coordenadora: Michele Scarpin Ramos / Coordenadora Substituta: Carla Tatiane Soares
Telefones: (67) 3318-1764 / (67) 3318-1704 / Fax: (67) 3318-1764 / 3318-1763
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: 7h30 às 16h30

Minas Gerais
Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Endereço: Rodovia Prefeito Américo Gianetti, Edifício Minas,s/n, 13º andar, Estação 015, Serra Verde / CEP: 31630-900 / Belo Horizonte – MG
Coordenadora: Nayara Resende Pena
Telefones: (31) 3915-9877
E-mail: [email protected][email protected]
Horário de atendimento: 9h às 17h

Pará
Secretaria Estadual de Saúde do Pará

Endereço: Av. Presidente Vargas, nº 513, 4º andar, Sala 11, Campina / CEP 66017-000 / Belém – PA
Coordenadora: Silvia Rodrigues de Santa Helena Corrêa / Coordenadora Substituta: Geanne Brito da Rocha Miranda
Telefones: (91) 98117-1414 / (91) 98187-7211
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: 8h às 18h

Paraíba
Núcleo de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis

Endereço: Av. Dom Pedro II, 1826 – Torre / CEP: 58040-440 / João Pessoa – PB
Coordenadora: Gerlane Carvalho de Oliveira / Coordenadora Substituta: Vanja Raquel Vasconcelos de Sousa Lemos
Telefones: (83) 3211-9020 / (83) 3211-9078
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: 8h às 12h / 13h30 às 16h30

Mulher loira com cabelos presos. Ela está sentada em uma cadeira de praia de tecido marrom. Ela usa óculos de sol com armação branca. Ela fuma e solta muita fumaça.
Imagem de Sharon McCutcheon por Pixabay

Paraná
Secretaria Estadual de Saúde do Paraná – Ações de Controle do Tabagismo

Endereço: Rua Piquiri, 170 – Rebouças / CEP: 80230-140 / Curitiba – PR
Coordenadora: Aureni de Sousa Desplanches
Telefones: 41) 3330-4573 Fax: (41) 3330-4485
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: 8h às 17h

Pernambuco
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Endereço: Praça Oswaldo Cruz, s/nº – Boa Vista / Recife – PE – CEP: 50050-210
Coordenadora: Isabela de Lucena Heráclio
Telefones: (81) 3181-6390 / (81) 3181-6183 / Fax: (81) 3181-6366
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: 8h às 16h

Piauí
Secretaria Estadual de Saúde do Piauí- Coordenação de Atenção a Saúde do Adulto e Idoso

ndereço: Av. Pedro Freitas, s/nº – Centro Administrativo – Bloco A – São Pedro / CEP: 64018-900 / Teresina – PI
Coordenadora: Valdite Barros da Costa
Telefones: (86) 3216-3565 / (86) 3216-3568 / Fax: (86) 3216-3568
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: 7h30 às 13h30

Rio de Janeiro
Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (SESDEC – Setor DIVIDANT)

Endereço: Rua México, 128, sala 406, Centro / CEP: 20031-142 / Rio de Janeiro – RJ
Coordenador: Samir Feruti Sleiman
Telefones: (21) 2333-3853 / (21) 2333-3879 / Fax: (21) 2333-3879
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: 8h às 13h / 14h às 17h

Rio Grande do Norte
Coordenadoria de Promoção à Saúde – Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica – Grupo de Doenças e Agravos não Transmissíveis

Endereço: Av. Deodoro, 730, 5º andar, sala 4, Centro / CEP: 59025-600 / Natal – RN
Coordenadora: Severina Pereira de Oliveira
Telefones: (84) 3232-2581 / (84) 3232-2727
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: 10h às 18h

Imagem em preto e branco de um homem com barba cerrada. Ele está agasalhado com uma jaqueta de frio e uma touca de lã preta. Ele está em um beco de rua e fuma um cigarro.
Imagem de Mahmut Ünal por Pixabay

Rio Grande do Sul
Centro Estadual de Vigilância em Saúde – Coordenação Estadual do Programa de Controle do Tabagismo

Endereço: Rua Domingos Crescêncio, 132 – sala 308 – Santana / CEP: 90650-090 / Porto Alegre – RS
Coordenadora: Andreia Volkmer
Telefones: (51) 3901-1093 / (51) 3901-1070 / Fax: (51) 3901-1093
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: 8h30 às 18h

Rondônia
Secretaria Estadual de Saúde Rondônia

Endereço: Rua Pio XII, 2982, Pedrinhas – Edifício Rio Machado – 1º andar, Complexo Político Administrativo / Porto Velho – RO
Coordenadora: Ana Carla de Souza Lima
Telefones: (69) 3216-5257
Email: [email protected][email protected]
Horário de atendimento: 8h às 12h

Roraima
Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (SESAU)

Endereço: Rua Madri, 180 – sala: DEPAO / Aeroporto / CEP: 6931 0-043 / Boa Vista – RR
Coordenador: Cláudia Cristina de Almeida
Telefones: (95) 2121-0526
E-mail: [email protected][email protected]
Horário de atendimento: 8h às 12h / 14h às 18h

Santa Catarina
Secretaria de Estado da Saúde – Superintendência de Vigilância em Saúde

Endereço: Rua Esteves Júnior, 390, Anexo 1, 1º andar, Centro / CEP: 88015-130 / Florianópolis – SC
Coordenadora: Adriana Elias / Coordenadora Substituta: Gladis Helena
Telefones: (48) 3664-7400 / (48) 3664-7455 / Fax: (48) 3221-8405
E-mail: [email protected][email protected]
Horário de atendimento: 13h às 19h

São Paulo
Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod)

Endereço: Rua Prates, 165, Bom Retiro / CEP: 01121-000 / São Paulo – SP
Coordenadora: Sandra Silva Marques
Telefones: (11) 3329-4465 / (11) 3329-4469 / Fax: (11) 3329-4468
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: 8h às 13h / 14h às 17h

Imagem de uma mulher loira de cabelos curtos. Ela usa um lenço verde na cabeça, um biquini preto. Ela está na praia e fuma um cigarro.
Imagem de Engin_Akyurt por Pixabay

Sergipe
Secretaria Estadual de Saúde / Programa Estadual do Controle do Tabagismo

Endereço: Travessa Baltazar Góes, Ed. Estado de Sergipe, 86, 7° andar, Centro / CEP: 49010–500 / Aracaju – SE
Coordenadora: Lívia Angélica da Silva
Telefones: (79) 3226-8331 / Fax: (79) 3226-8337
E-mail: [email protected][email protected]
Horário de atendimento: 7h às 13h / 15h às 18h

Você também pode gostar

Tocantins
Secretaria Estadual de Saúde – Coordenadoria de Controle Oncológico e Fatores de Risco

Endereço: Anexo 07/103 Norte, NO-05, Conjunto 03 – lote: 29 / CEP: 77001-020 / Palmas – TO
Coordenadora: Andréa Cristina Alves da Silva / Coordenador Substituto: Robson José da Silva
Telefones: (63) 3218-1754 / 3218-6238 / Fax: (63) 3218-1796
E-mail: [email protected][email protected]
Horário de atendimento: 8h às 12h / 14h às 18:00

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected].com.br