Comportamento Saúde Integral

Alegria – A chave para manter a vitalidade da glândula timo

Menina pequena, com cabelo preso e franja na testa, sorrindo para a câmera.
123rf/bilanol
Escrito por Anna Maria Oliveira

“O ser humano pode se tornar mestre de si mesmo e de seu ambiente porque tem o poder de influenciar seu próprio subconsciente e, assim, receber a cooperação da Inteligência Infinita”

Jacob Petry

Alegria, do latim “alacritas” ou “alace”, que significa “animado”, “vivaz”, “contente” ou “ânimo leve”.
De acordo com estudiosos, podem existir duas origens etmológicas para essa palavra. Uma delas teria sido originada do latim “felicitas”, tendo como raiz o termo “felix”, feliz, que teria surgido do termo grego “phyo”, que quer dizer produzir, fecundo, produtivo, relacionado ao comportamento de uma pessoa quando está alegre.

Mulher de biquini no mar, com ondas quebrando atrás dela. Ela está de braços abertos e sorrindo com a boca aberta.
Pexels/Katii Bishop

“Felicitas” seria a raiz etmológica da palavra “felicidade”, considerada sinônimo de “alegria” na língua portuguesa.

Considerando o estado emocional em condições de alegria é possível descrever como contentamento, leveza de espírito, prazer de viver, vibração energética elevada, sensação de plenitude interna, paz de espírito.

A sensação maravilhosa de alegria, felicidade, prazer e bem-estar é resultado da fabricação de hormônios pelo nosso organismo, mas isso não ocorre ao acaso, surge da prática de atividades físicas, alimentação equilibrada, atividade sexual, pensamentos positivos, memórias agradáveis, meditação, autocuidado, inteligência emocional, sorrir, abraçar, fazer carinho, ouvir ou tocar música, dançar, viajar, cozinhar e tantas outras.

Você também pode gostar

Alegria é atitude positiva, uma decisão, acontece no plano mental e interfere, positivamente, em nosso estado emocional, então, concluímos que existe algo além dos processos químicos do corpo.

David Hawkins, professor, dedicado aos estudos de Matemática, Filosofia, Economia, Educação em Ciências da Infância e Ética, criou uma escala vibracional para nos ajudar a relacionar as emoções com níveis de energia eletromagnética.

Bebê no ar depois de ser jogado, rindo e com os braços abertos.
Pexels/Aleksandr Balandin

De acordo com Hawkins, a alegria vibra em 540 hertz, favorecendo a expansão de consciência e a fluidez da habilidade intuitiva, assim o coração permanece alegre, os medos perdem força e a luz da intuição guia nossa vida. Acima dessa vibração temos 600 hertz para a paz e acima de 700 hertz o estado de iluminação.

Algumas sabedorias ancestrais acreditam na existência de um portal para o amor, localizado na região peitoral, onde se localiza o coração e a glândula timo. Quando esse portal está aberto, cheio, pleno e limpo a pessoa sente sua identidade infinita, seu sistema imunológico se torna forte e é possível trocar alegrias com os outros.

O desequilíbrio dessa frequência torna a pessoa frágil, sem posicionamento, os sentimentos ficam reprimidos, a tristeza surge, a vida fica sem graça.

“Chamado de Portal da Anciã, essa energia atua na ampliação das frequências saudáveis do coração, pulmão movimento dos sentimentos, prazer em doar amor, bom humor e alegria, a sensação é de forte e divino poder de amar, perdoar, sentir compaixão, inspiração, esperança e dom da cura”.

Samuel Souza de Paula

Vale mencionar a importância da glândula timo, do grego “thymos”. Segundo especialistas, ela cresce quando estamos alegres e encolhe a metade do seu tamanho em situação de estresse, ansiedade, medo, tristeza e doenças. É conectada aos sentimentos, comunicação, imagens, sons, formas, cores, pensamentos, toque.

Quando nos deixamos levar por pensamentos negativos, o timo não consegue ativar o sistema imunológico, pois pensamentos não são seres concretos como os vírus, esses pensamentos fazem a glândula “murchar”, fica fraco e não reage as ameaças externas.

Pensamentos e sentimentos positivos fortalecem a glândula, cooperando para que atue com vigor, mantendo a vivacidade e o amor ao longo da vida.

Cantar, recitar poesias e usar a voz com alegria estimulam o timo a proteger nosso corpo.

Então, cuidar de nosso estado emocional, associando aos cuidados com o corpo e pensamentos, é a chave mestra para manter a vitalidade e a qualidade de vida.

E para potencializar o estado emocional de Alegria, deixo uma sugestão de prática, utilizada com crianças… faz sucesso com os adultos também. Se desejar, escolha uma música, um lenço e dance a meditação!

Meditação da Alegria

“Sente-se ou deite-se, confortavelmente, comece a respirar, suave e naturalmente. Preste atenção ao ar que entra e sai.

Imagine que você está sentada embaixo de um lindo arco-íris, gotinhas de água colorida caem suavemente sobre você, a água é morna… E as cores parecem brilhar…

Ao tocar o seu corpo as gotinhas coloridas se transformam em flores pequeninas, cheirosas…

Silhueta de pessoa meditando, sentada e com os braços para cima, unindo as palmas das mãos.
Pexels/Prasanth Inturi

Você sente todo o seu corpo leve… O seu coração bate devagar… A respiração é tranquila… Uma sensação de alegria e felicidade começar a nascer bem no centro do coração… E se transforma em raios de luz… Iguais as cores do arco-íris.

Você pode sentir que você e o arco-íris são uma coisa só… Então você espalha essa luz para a sua casa, sua família, bairro, cidade, país e para todo o planeta Terra.

Sinta como é gostoso espalhar alegria… Quanto mais você espalha alegria… Mais você se sente alegre.

Agora… Você vai voltando… Devagar… Alegre… Você vai se sentar embaixo do arco-íris… Inspirar profundamente e expirar… Aos poucos abrir os olhos e levantar para fazer suas atividades do dia.”

Abraço super carinhoso!!!!

Anna Maria de Oliveira

Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Idealizadora de abordagem personalizada para ensino e prática de Meditação e Yoga com crianças e jovens. Fundadora, Professora e Curadora de Projetos da Academia Confluência. Autora do E-book " Como ajudar crianças a relaxar - Práticas lúdicas com crianças de 06 a 10 anos", roteirista e narradora de meditações guiadas.

● Coordenadora Pedagógica no Terceiro Setor.
● Ministro aulas, cursos, palestras e vivências em desenvolvimento humano.
● Praticante de Meditação Raja Yoga e Hatha Yoga.

CONTATOS
E-mail: annaeduc@outlook.com
Site: academiaconfluencia.com.br
Facebook: academiaconfluencia
Instagram: @academiaconfluencia
Youtube: @academiaconfluencia
Linkedin: Anna Maria de Oliveira