Saúde Integral

Pare de fumar já!

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O cigarro é uma droga que causa inúmeras mortes e doenças e, mesmo sabendo disso, os fumantes que querem parar têm uma dificuldade enorme em largar o vício. Um dos motivos principais para ser tão difícil assim é bem claro: o cigarro dá um momento de prazer para a pessoa. Se não fosse prazeroso, não viciaria. E, para combater algo prazeroso, mas que faz mal para a saúde, é necessário tomar consciência dos motivos que levam uma pessoa a fumar e saber quais são os meios de mudar esse hábito. Se você é fumante e pensa em parar, veja estes pontos que vão te ajudar a mudar seus hábitos:

Raiz do problema

Não adianta tratar os efeitos se você não tratar a causa de um problema. Ou seja, usar adesivos de nicotina, substituir o cigarro por chiclete e esses tipos de “soluções” só vão tratar o efeito que o cigarro causa, mas não vão eliminar a motivação inicial que faz você fumar. Para resolver esse problema, você deve refletir e descobrir qual é o motivo de fumar. Por que você fuma? Muitas pessoas fumam por ansiedade, medo ou insegurança, por exemplo. Os vícios estão muito ligados a algum problema emocional ou psicológico que pode e deve ser tratado. O que aconselho aqui é procurar um método de autoconhecimento para descobrir qual é a real causa de usar o cigarro para destruir o corpo. Elimine a causa, e a vontade de fumar vai sumir.

Cigarettes, Addiction And Public Health Topic: Smoker Holds The

Questões sociais

Muitas pessoas começam a fumar para poder fazer parte de um grupo ou socializar com algumas pessoas interessantes. Se esse for o caso, coloque na cabeça que você não precisa do cigarro para socializar. A conversa e a interação com outras pessoas pode acontecer em qualquer ambiente e fazendo qualquer outra coisa. E, se alguma pessoa com a qual você está conversando está fumando, não precisa fumar também para conseguir interagir com ela. Experimente socializar de outras maneiras e veja como é possível fazer isso sem o cigarro.

Prazer

Se o cigarro te dá um prazer momentâneo e o que você busca realmente é o prazer, saiba que existem outras fontes de prazer muito mais duradouras e intensas. Por exemplo, praticar algum esporte libera muito mais hormônios e te deixa num estado de êxtase por muito mais tempo do que algumas tragadas e ainda faz bem para a saúde e vai te economizar muitas horas de consulta no médico. Procure fontes de prazeres alternativas e saudáveis e veja como são muito melhores do que o cigarro.

Vontade

Esse é o fator mais importante de todos: vontade. Muitas pessoas só param de fumar quando acontece algo muito grave na saúde delas e ficam numa situação de vida ou morte. Isso desperta a vontade da pessoa de viver e por isso ela consegue para de fumar de uma hora para outra. A questão aqui é que você não precisa esperar uma situação de vida ou morte para despertar essa vontade em si próprio. Faça uma lista de todas as coisas na vida que te fazem sentir vivo e te mostram que vale a pena viver. Descubra o que te faz feliz e desperte a sua vontade de utilizar a saúde em benefício disso. Aprenda a despertar a sua vontade e nunca mais seja escravo de algo que pode tirar os melhores momentos da sua vida.


  • Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]