Saúde Integral

Desvendando a menopausa

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O processo da menopausa consiste em algumas etapas que se iniciam no corpo de mulheres na faixa de idade de 40 anos para cima. O início é chamado climatério, período de aproximadamente um ano em que a mulher não menstrua mais desde seu último ciclo. Neste intervalo de tempo há a transição de um organismo reprodutor para não mais reprodutor, sem a produção dos hormônios responsáveis participantes da fecundação: progesterona e estrogênio.

Principais sinais de menopausa

Quando o processo se inicia, alguns sinais se manifestam, como:

– Ressecamento vaginal;
– Diminuição de desejo sexual;
– Insônia;
– Calores repentinos;
– Suores noturnos;
– Perda de massa óssea,
– Ausência de menstruação.

Dizendo assim parece um terror, entretanto, os sintomas são muito variáveis em intensidade e ocorrência. Aos poucos, as mudanças desta fase natural serão percebidas e será necessário conviver com algumas delas durante algum tempo até que o organismo feminino tome ritmo mais constante novamente.

menopausa

Convivendo…

Algumas providencias podem ser necessárias durante a menopausa. Devido a grande quantidade de mudanças hormonais e comportamentais do sistema reprodutivo, o acompanhamento médico é imprescindível. Neste período a mulher também pode estar mais suscetível à alguns tipos de doenças relacionadas a perda de cálcio, a alteração do fluxo menstrual ou até mesmo doenças psicológicas. Para tanto, orientações profissionais serão bem-vindas para orientá-la da melhor maneira possível e eventualmente suprir carências hormonais.

Mitos e verdades sobre a menopausa

As polêmicas são inúmeras quanto a menopausa. As alterações de hormônios podem parecer assustadoras no início por gerarem reações involuntárias e inesperadas, mesmo assim, não se deve acreditar em tudo aquilo que se diz sobre ela. Abaixo, alguns esclarecimentos:

1. E o tempo passou…

Muitas mulheres encaram a chegada da menopausa como sinal de velhice. Nada disso. Esta passagem do corpo para uma outra condição não significa que sua disposição e feminilidade serão atingidas.

2. Estou no controle!

Infelizmente esta não é uma fase controlável. O acontecimento ou não da menopausa não tem como ser adiado ou adiantado. Se trata de uma transformação natural resultado da junção entre seu organismo e suas reações ao seu estilo de vida. Assim como os sintomas, que serão diferentemente presentes de mulher para mulher.
menopausa

Você também pode gostar:

3. A reposição hormonal

A reposição hormonal não é necessária em todos os casos. O tratamento só cabe àquelas pacientes em que os sintomas acontecem em conjunto e em forte intensidade a fim de prevenir quaisquer danos maiores referentes a carência dos hormônios progesterona e estrogênio e minimizar a desestabilização do organismo,

4. O ganho de peso

Motivo de preocupação, o ganho de peso pode estar relacionado à um período mais longo de inchaço no corpo feminino quando submetido à reposição hormonal. Outro motivo pode ser o acumulo de gordura na região abdominal gerado pela queda da velocidade do metabolismo, natural deste período da vida, e a ausência do hormônio estrogênio.

5. Anticoncepcional e a Menopausa

O uso de anticoncepcional, independentemente do período em que foi tomado, não influencia no acontecimento da menopausa. Como dito, o processo é algo natural e independente. Dentre os poucos fatores que podem influenciar sua ocorrência está o hábito de fumar, devido à disfunção prévia dos ovários.

Para que a mulher se sinta mais segura e tranquila quanto ao assunto, uma consulta com seu ginecologista poderá esclarecer muitos pontos deixando claro que o acompanhamento médico e tratamento adequados tornam esse monstro apenas mais uma etapa a ser encarada com aceitação e coragem.


Texto escrito por Júlia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras. 

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]