Aromaterapia Faça você mesmo Saúde Integral

Receitas para aromatizar a sua casa naturalmente

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



A aromaterapia busca alcançar o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Ela é indicada para inúmeros problemas, como dores de cabeça, insônia, ansiedade, entre tantos outros.

Esta técnica pode ser realizada por meio de massagens, cremes, óleos, ou, por exemplo, aromatizantes nos principais ambientes onde a pessoa vive. No caso, qual lugar seria melhor que a própria casa? Ao aromatizar sua casa, você estará não só equilibrando os ambientes como, também, deixando-os com aromas agradáveis, o que, de alguma forma, te farão bem e energizarão o local.

Caso queira algo natural, você pode fazer seus próprios aromatizantes. Basta escolher o tipo de fragrância que quer fazer de acordo com o resultado que quer obter. Abaixo, você encontra receitas naturais para diferentes objetivos. Escolha uma delas e sinta seus resultados na prática!

Capim-limão: fragrância relaxante

O aromatizante de capim-limão tem um aroma suave que ajuda a mente a se desconectar dos problemas do dia a dia e, com isso, relaxar. Aprenda a fazer:

Receita caseira:

  • 100 ml de água mineral sem gás, ou água destilada
  • 100 ml de álcool de cereal
  • gotas de óleo essencial de capim-limão

Você vai precisar de um frasco de vidro que comporte, pelo menos, 250 ml para colocar seu aromatizante. É importante que seja de vidro, porque muitas vezes outros materiais têm um cheiro mais forte, como o plástico, por exemplo.

Comece colocando o álcool de cereal em seu recipiente e, depois, coloque o óleo. A quantidade de óleo essencial depende da intensidade que você deseja – se quiser mais forte, coloque bastante e vice-versa –, mas, normalmente, usa-se 30 gotas. Depois, coloque a água destilada ou mineral, feche o vidro e misture levemente.

Deixe descansando por três dias antes de abrir o frasco. Ao abrir, você pode colocar varetas de bambu (ou de churrasco) para umidificar e aromatizar o ambiente de forma mais uniforme.

Para outras fragrâncias relaxantes, basta trocar o óleo de capim-limão por camomila, rosas, lavanda, entre outros. Caso queira fragrâncias estimulantes, escolha óleo de alecrim, canela, laranja ou menta.

Alecrim: vela perfumada

Fazer a própria vela é ótimo, afinal muitas marcas colocam substâncias na parafina e no pavio, como o chumbo, que podem causar alergias e irritações na pele.

A fragrância de alecrim foi escolhida, mas você pode trocar por outra de sua preferência. Aprenda a fazer:

Receita caseira:

  • 2 xícaras de flocos de soja
  • 1 pavio
  • óleo essencial de alecrim
  • 1 recipiente para colocar a vela (que pode ser a casca de uma fruta, como a laranja, por exemplo, para trazer mais um aroma)
  • 1 colher de chá de alecrim seco

Para fazer sua vela, comece colocando água numa panela e coloque outra por cima para fazer um banho-maria. Leve para o fogo até atingir fervura. Ao ferver, reduza o fogo para que a chama fique no mínimo, adicione os flocos de soja na panela de cima e mexa até que todos os pedaços derretam e vire um líquido homogêneo. Quando atingir esse aspecto, desligue o fogo.

Pegue o recipiente que escolheu para a sua vela (seja um pote, um frasco ou as cascas de uma laranja) e coloque o pavio no centro. Para prender bem, mergulhe apenas uma das pontas do pavio na soja derretida e, depois, grude essa extremidade no frasco. Prenda a outra ponta na parte de cima do recipiente com uma fita adesiva, apenas para que o pavio fique reto.

Despeje o líquido de soja (com cuidado) e misture o óleo essencial de alecrim e o alecrim seco. Misture bem devagar com a ponta de um palito – é preciso ser delicado nesse momento para que a mistura não transborde do recipiente. Deixe sua vela descansar por 24 horas* e, depois, está pronta para uso!

*Caso você more num local muito frio, ou esteja um dia muito frio, deixe a vela descansando em volta de um pano seco. Dessa forma, ela não vai esfriar muito rápido, o que poderia causar rachaduras em sua estrutura.

Laranja: spray aromatizador

Um aromatizante em spray é uma ótima solução para perfumar sua casa de forma rápida, prática e potente. Fazer o seu próprio spray é muito rápido, fácil e muito melhor do que comprar um pronto, que pode contar substâncias químicas que não fariam tão bem para o seu bem-estar. Aprenda a fazer:

Receita caseira:

  • 200 ml de álcool de cereais
  • 70 ml de água destilada ou água mineral sem gás
  • óleo essencial de laranja
  • raspas de laranja
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (bem rasa)

Numa tigela, misture o bicarbonato de sódio e o óleo essencial de laranja. Escolha um frasco de spray que comporte, pelo menos, 300 ml de líquido. Com o auxílio de um funil, despeje no frasco a mistura de bicarbonato e óleo e, depois, coloque a água.

Acrescente as raspas de laranja (opcional) e misture bem. E está pronto para uso! Caso queira, você pode acrescentar rodelas de laranja, mas, caso o faça, precisará trocar as rodelas ao menos uma vez ao dia.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]