Saúde Integral

Problemas no sono: por que eles acontecem?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você tem dificuldade para dormir, acorda sempre no meio da noite, tem dor de cabeça quando se deita, é sonâmbulo, ou tem qualquer outro problema no sono? Todos os distúrbios têm uma causa própria e, neste artigo, o Eu Sem Fronteiras vai te ajudar a descobrir a causa daquilo que perturba suas noites, para que, quem sabe, você consiga encontrar uma solução.

“Ter o sono regulado é essencial para que o nosso organismo funcione bem”

Somente quando nosso corpo está saudável e com energia é que conseguimos trabalhar, nos exercitar e fazer todas as outras atividades e obrigações do nosso dia a dia. Mesmo o sono sendo tão algo importante, algumas pessoas descuidam dele por falta de atenção ou não dedicam a ele o tempo necessário.

Por mais que tentem, algumas pessoas não conseguem dormir o suficiente ou, mesmo que durmam bastante, acordam cansadas, já que o sono não tem qualidade. Isso acontece por causa de um ou mais distúrbios.

Os problemas podem variar de insônia a sonambulismo – e, acredite, entre essas duas disfunções existem muitas, mas muitas outras – e somente um médico pode dar a orientação e o diagnóstico correto para que o melhor tratamento seja feito.

Porém, cada distúrbio do sono possui suas próprias características básicas e, por isso, basta analisar os sintomas para ter alguma ideia de qual é realmente o problema. Veja abaixo os sintomas de cada um dos principais distúrbios do sono.

Apneia do sono

Característica: quando há obstrução das vias aéreas superiores, a quantidade de oxigênio que seu corpo recebe é menor do que o necessário. Quando isso acontece, você desperta ofegante e com falta de ar. O despertar desta forma é o resultado da ação do seu corpo buscando o oxigênio necessário.

Causas e fatores de risco: homens, histórico familiar, doenças respiratórias, obesidade, tabagismo, cansaço em excesso, obstrução nasal (ou seja, quando seu nariz está entupido) e alcoolismo.

Insônia

Características: uma pessoa com insônia, mesmo cansada, não consegue dormir ou acorda diversas vezes durante a noite.

Causas e fatores de risco: predominante em mulheres, a insônia pode acontecer por diversas razões, como estresse, ansiedade, depressão, uso de alguns medicamentos, doenças (como respiratórias, renais, cardíacas, endócrinas e dores crônicas).

Bruxismo

Características: esse distúrbio do sono tem como característica principal o ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Ou seja, enquanto a pessoa dorme, e sem perceber, ela range os dentes ou faz muita pressão dos dentes superiores contra os inferiores, causando problemas na mandíbula (principalmente musculares), na gengiva e nos dentes, além de dores de cabeça.

Causas e fatores de risco: há possíveis razões, como ansiedade, estresse, tensão, desalinhamento dos dentes, refluxo, entre outras. Apesar de estudadas, as causas do bruxismo ainda não foram completamente desvendadas. É mais comum, também, que este distúrbio aconteça em pacientes com a doença de Parkinson, em crianças e adolescentes, pessoas hiperativas, usuários de drogas ou grandes consumidores de cafeína.

Sonambulismo

Características: as principais características do sonambulismo são os atos de falar, sentar e andar enquanto está dormindo. Normalmente, a pessoa dá poucos passos, mas, em alguns casos, é necessário tomar medidas de segurança, como trancar portas e janelas para evitar acidentes.

Causas e fatores de risco: normalmente ocorre na infância e pré-adolescência. Porém, não é impossível que adultos tenham sonambulismo.

Movimentos Periódicos das Pernas (PLM)

Características: a pessoa que sofre deste distúrbio movimenta pernas e pés enquanto dorme e, eventualmente, acorda por causa dos movimentos. O PLM pode causar outro distúrbio relacionado ao sono: a insônia.

Causas e fatores de risco: ocorre, em sua maioria, em idosos. Histórico familiar também influencia.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]