Saúde Integral

Entendendo as mensagens dos pés

Mulher descalça com os pés no chão ao lado de um vaso
Daria Shevtsova/Pexels
Paula Viana
Escrito por Paula Viana

Você sabia que observando os nossos pés podemos obter muitas informações? As pessoas da área terapêutica podem se beneficiar com esse olhar dentro da visão da reflexologia podal. “A reflexologia podal é uma técnica de pressão, deslizamento e toque na área dos pés e das mãos que estimula órgãos correspondentes no corpo.” (Louise Keet)

Os pés refletem o mapa de todo o nosso corpo, podemos observar o formato, a textura da pele, se existem dedos tortos, uma infinidade de itens para analisar em cada pessoa.

O primeiro olhar seria observar como esses pés se estruturam quando a pessoa está de pé, você observa algum tipo de instabilidade? Os dedos estão tocando o chão ou existem dedos soltos no ar? A pessoa pode se encontrar em um momento da vida em que ela

se sente sem estrutura, caso os pés apresentem essas características. Tudo pode ser modificado a partir das mudanças internas e atitudes, o interior muda o exterior. Observe os dedos: eles estão alinhados, existem dedos com separação muito grande? Essa análise pode influenciar no nível de equilíbrio energético da pessoa. Quanto mais alinhados e equilibrados os dedos estiverem, a pessoa tem noção do equilíbrio da saúde, físico e em outras áreas. Existem pessoas que apresentam uns dedos sobrepostos aos outros, isso significa que por fatores ambientais essa pessoa teve que se anular para satisfazer as outras pessoas. Muitos problemas ocorrem quando a pessoa se anula, e podem ser refletidos com doenças no sistema digestório, endócrino e outros.

Pessoa descalça ao lado de seu sapato
Pixabay/Pexels

Formato dos dedos: a ponta do dedo é redonda, quadrada, tem calosidades?

Cada dedo está dentro de uma área zonal, dependendo de como está, podemos analisar

se existe um equilíbrio ou desequilíbrio.

Dedos com formato arredondado: a pessoa apresenta um grau de delicadeza, geralmente ela pode ter talentos artísticos. Se existe joanete, a pessoa segurou muito uma carga que não era dela e não se expressou. Geralmente vemos joanete naquelas mulheres casadas há 40 anos e que não se colocam como mulheres, preferindo ficar sofrendo caladas.

Dedos com formato quadrado: a pessoa apresenta um pensamento mais racional, muitas vezes não aprendeu a se comunicar bem e isso pode causar problemas de relacionamento.

Problemas relacionados a fungos podem representar algum tipo de agressividade em nível profundo, por isso muitas vezes é demorado o tratamento para a cura dessas patologias.

Você também pode gostar

Se existe calosidade na área do calcanhar, isso representa algum desequilíbrio na área reprodutiva. A pessoa precisa fazer exames com o especialista médico.

A reflexologia podal é uma técnica de ativação da energia do corpo, não substitui nenhum tratamento médico, e o profissional não pode diagnosticar doenças, mas pode reconhecer algumas tendências sobre o cliente e orientar os melhores profissionais da saúde para atendê-lo. Experimente essa técnica!

Sobre o autor

Paula Viana

Paula Viana

O conhecimento é a base para a vida

E-mail: [email protected]
Site: paulaviana.com
Instagram: @rbepaulaviana/
Facebook: Paula Viana
Telefone: (11) 9.7755-7413