Cabala Espiritualidade

Estudos da Cabala: Vaichi

Denis Schaefer
Escrito por Denis Schaefer

Gênesis 47:28-50:26

85 versículos

Jacob viveu no Egito por 17 anos, quando se tornou enfermo. Ele então chamou seus filhos e os abençoou, morrendo aos 147 anos. Foi levado e enterrado em Hebron, na terra de Canaã, no campo de Machpelá, onde estão enterrados Abrahão, Sara, Isaac, Rebeca e Lea.

José (Yossef) viveu por 110 anos, e morreu no Egito.

Esta é a última leitura do livro de Gênesis (Bereshit).

“E viveu Jacob”

Gênesis 47:28

Jacob viveu muitos anos difíceis. Fugiu de seu irmão Esaú, com quem se desentendeu, passou por dificuldades com o tio Laban, que o enganava, e pranteou a morte de seu filho Yossef, que depois soube estar vivo. Mas foi no Egito que viveu em plenitude, junto dos seus. Por esse último período, Jacob viveu. No mundo da fisicalidade foi que Jacob desenvolveu sua consciência plena.

Quantos de nós damos valor à vida que temos, agradecemos pelo simples fato de termos moradia, alimento e saúde, sem nem merecermos nada, por obra e graça do Criador?

Muitos vivem uma vida vazia e sem sentido, estão mortos e nem têm consciência disso. Outros, vivem em plenitude e, mesmo depois de mortos, deixam um legado à humanidade, um exemplo de uma vida bem vivida.

“Acaso estou eu no lugar de Deus?”

Gênesis 50:19

Os irmãos de Yossef temem por uma retaliação, após a morte do pai, Jacob, pela maldade com que o trataram, vendendo-o como escravo aos mercadores. Mas Yossef compreende que tudo isso aconteceu conforme a vontade de Deus e os trata bem.

Assim, devemos entender que Deus tem um plano para todos nós, e não podemos nos colocar como julgadores dos atos de terceiros. Muitas vezes, não somos capazes de ver o todo, ao apontarmos as supostas injustiças cometidas pelas pessoas.

Tenha plena confiança nos planos de Deus.

Um abraço a todos, que tenham uma ótima semana!

Sobre o autor

Denis Schaefer

Denis Schaefer

Denis Schaefer, oficial da Marinha do Brasil - formação em ciências navais, com ênfase nas matérias de administração, Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, Cabalista, Escritor e Palestrante.

Estuda e divulga os conhecimentos da cabala, sabedoria que desvenda os códigos ocultos da Torá (Bíblia). Segue os ensinamentos de Isaac Luria (ARI), renomado cabalista do século XVI, que viveu em Israel, tendo estudado em diversas escolas, sendo as mais recentes dirigidas pelos rabinos cabalistas Rav Berg e Rav Joseph Saltoun. Realizou suas primeiras palestras após viagem iniciática em Israel, Marrocos e Espanha, onde visitou as principais fontes e teve muitas inspirações. Promove encontros de cura e meditação.

A missão de minha vida é de revelar a luz do Criador ao mundo, para que todos vivam em sua plenitude, alegria e paz.

CONTATOS:
Grupo no Facebook: Estudos da Cabala
Celular: (11) 997120833
E-mail: [email protected]
Instagram: @schaeferdenis