Constelação Familiar

Eu vejo você

Silhueta de uma família em um pôr-do-sol.
Raisa Covre
Escrito por Raisa Covre

“Eu vejo você” ✨

Uma frase simples, mas profunda e muito forte. Ela costuma fazer parte da vida de quem já teve algum contato com a Constelação Familiar, um método fenomenológico desenvolvido por Bert Hellinger, um filósofo, teólogo e psicólogo alemão.

Talvez um dos grandes buscadores de nossos tempos contemporâneos, Hellinger estudou diversas correntes da psicologia e viveu quase duas décadas na África do Sul. Em meio a esse tempo, ele teve contato com a tribo dos zulus, uma vivência muito importante para todo o desenvolvimento de sua teoria. A partir de suas experiências e pesquisas, ele percebeu que os seres humanos estão energeticamente conectados aos seus antepassados por meio de um campo morfogenético (uma espécie de campo energético de informações, que hospeda memórias).

Essa linha de pensamento nos apresenta às Três Leis Sistêmicas, que ordenam um grupo (tanto familiar como outros):

Foto de diversas pessoas na praia de mãos dadas. Ao fundo há um pôr-do-sol.

✨Pertencimento: todos os membros de um grupo social têm seu lugar e têm direito a pertencer a esse sistema. Quando alguém é excluído, independentemente da razão da exclusão (consciente ou inconsciente), isso gera um desequilíbrio no sistema;

✨Hierarquia: todos os membros têm uma posição no sistema – há, naturalmente, aqueles que vieram antes (ancestrais) e aqueles que chegaram depois (descendentes). O desrespeito ao lugar ou ao papel de um membro também causa desequilíbrios;

✨Equilíbrio entre o dar e o receber (tomar): “tomar” (“nehmen”, em alemão) não significa simplesmente receber passivamente, mas assumir, aceitar, incorporar o que se recebe. Dar e receber em verdadeiro equilíbrio gera paz para os membros que estão se relacionando nesse sentido – em todas as nossas relações.

Você também pode gostar

Quer saber mais?

No dia 25 de janeiro, sábado, às 15h30, teremos o workshop “Introdução à Constelação Familiar”, conduzido pela consteladora Erika Andrea Constelação Familiar.

Além de o nosso encontro trazer um contato introdutório com a Constelação Familiar, também faremos um sorteio com os participantes que quiserem experimentar a técnica para vivenciar um movimento sistêmico.

Venha porque vai ser lindo! 😍

Valor de troca: R$ 30,00

Compra dos ingressos pelo Sympla ❤ https://www.sympla.com.br/workshop-o-que-e-constelacao-familiar__755516?fbclid=IwAR1ADh72CKCukqg2QuCk_pVVVtQ3PavAWhqS_orxTZmtyDrYo125uYj2XjU

Confirme já a sua presença ❤ https://www.facebook.com/events/799407667139034/

Sobre o autor

Raisa Covre

Raisa Covre

Mulher, sonhadora e cofundadora do Espaço Cura, uma casa multicultural de yoga, terapias alternativas e vivências de autoconhecimento e Sagrado Feminino. Também é jornalista, curiosa das eternas questões entre Céu e Terra, quase psicanalista e filha de Fé.

E-mail: [email protected]
Instagram do Espaço Cura: @curaespaco