Espiritualidade

Exercício potente de diálogo com a natureza

Homem de mochila nas costas olhando para árvores
Lucas Allmann/Pexels
Isa Gama
Escrito por Isa Gama

RESUMO: Se trata de um exercício que tem por objetivo encontrar respostas para uma questão que você quer resolver ou decidir, ou que está em seu coração e precisa de esclarecimentos, através do contato profundo e de qualidade com a natureza.

Este é um método rápido, concentrado e poderoso que pode fazer muito por você.

Se trata de um exercício que tem por objetivo encontrar respostas para uma questão que você quer resolver ou decidir, ou que está em seu coração e precisa de esclarecimentos.

É uma prática que te predispõe ao contato de qualidade com a natureza pois permite aprofundar os laços com ela. Você se abre para que a natureza se torne sua aliada, um ombro amigo sempre que você precisar. Você estará treinando sua capacidade de ler as mensagens e sinais que o mundo te dá!

Então, para praticá-lo da melhor forma, ligue suas antenas sensoriais para a uma percepção sutil, mas altamente precisa, da realidade, e faça o seguinte:

PASSO 1 ‣ Vá num ambiente natural onde você se sinta seguro(a) e tranquilo(a). Em sinal de respeito e admiração, peça “permissão” para entrar;

PASSO 2 ‣ Ao sentir que sua permissão foi acolhida, faça um minuto de centratura: perceba seu corpo, as suas emoções e os seus pensamentos, sem se deixar levar por eles;

PASSO 3 ‣ Antes de iniciar a caminhada meditativa, mentalize a intenção de se abrir para “dialogar” com algum elemento da natureza;

Mulher andando em um campo de flores segurando a barra do vestido
Flora Westbrook/Pexels

PASSO 4 ‣ Caminhe em silêncio, e pare quando você sentir algum elemento natural chamar a sua atenção. Você sente que ele é o seu interlocutor. Algo que te dá a sensação de acolhimento, de boa vibração. Algo que você sente que está te “chamando”;

PASSO 5 ‣ “Dialogue” com esse elemento: coloque uma questão que você quer resolver ou decidir, ou que está em seu coração e precisa de esclarecimentos. Observe ideias ou possíveis intuições, percepções que aparecem como resultado deste “diálogo”.

PASSO 6 ‣ Anote as respostas numa folha de papel. Sublinhe as palavras-chaves.

PS – (Pode ser que na primeira vez que você faça este exercício não venham “respostas”, pois esse “canal” ainda não está bem desenvolvido. Com a prática ele se tornará mais afinado e você começará a perceber “respostas” ou um diálogo fluindo. Mesmo assim não deixe de fazer o exercício: responda à pergunta mesmo que seja usando a sua mente racional).

Você também pode gostar

CONCLUSÃO

O intuito principal desta prática é aprender a dialogar com a natureza e a acreditar que ela pode ser sua guia, sua companheira em momentos cruciais.

Isso repercute no seu bem-estar, que se expande para o bem de todos e alimenta o seu desejo de melhorar a si mesmo para beneficiar os outros e o mundo! Criando um vórtice de energia positiva e mágica.

Sobre o autor

Isa Gama

Isa Gama

Isa tem um Ph.D. em sociologia e especialização em ecopsicologia.

Atua há mais de cinco anos como uma ecotuner: uma nova profissão que conduz as pessoas a viverem com maior bem-estar por meio da reconexão com a natureza.

Incentivando o autoconhecimento aliado à natureza, Isa facilita a criação de relações mais ecológicas consigo mesmo, com os outros e com o mundo.

Criou um teste que revela o grau de conexão com a natureza interior e exterior: https://isagama.net/quiz

Contatos:
Facebook: isagamalove
Instagram: @isa_gama_natureza
Youtube: Isa Gama - Reconexão com a Natureza
Site: isagama.net
E-mail: [email protected]