Espiritualidade

Melhores preces de Dr. Bezerra de Menezes

Fotografia antiga de bezerra de menezes.
Unknown photographer | Wikimedia Commons
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Adolfo Bezerra de Menezes foi um dos grandes nomes do espiritismo no Brasil. Conhecido como Bezerra de Menezes, mesmo antes de iniciar os seus trabalhos na doutrina espírita, dedicou a sua vida aos pobres e necessitados. Nasceu no dia 29 de agosto de 1831, no município cearense de Riacho do Sangue, atualmente chamado de Jaguaretama.

Após o falecimento de seu pai, em 1851, mudou-se para o Rio de Janeiro, na época a atual capital do Império, onde estudou Medicina. Ingressou como praticante interno no Hospital da Santa Casa de Misericórdia em 1852. Quatro anos depois, formou-se e, em 1857, candidatou-se ao Corpo de Saúde do Exército. No ano seguinte, já atuava como cirurgião-tenente. Em toda a sua carreira como médico, sempre teve um grande coração e amor ao próximo. Ficou conhecido como o médico dos pobres. Por meio de sua profissão e bondade, fez a diferença em muitas vidas.

Sua notória popularidade como médico o levou até a política. Tornou-se vereador pelo Partido Liberal, quando teve que se demitir do Exército para manter a sua candidatura. Independentemente de sua área de atuação – tanto como médico quanto como político –, sempre trabalhou em prol dos humildes, prezando a verdade e o amor acima de tudo. Finalizou sua carreira parlamentar em 1885, após 30 anos de muito trabalho, inúmeros desafios e conquistas. Porém a sua maior e mais nobre missão ainda estava por vir.

O seu primeiro contato com o espiritismo foi em 1875, ao ganhar um exemplar do Livro dos Espíritos, as suas palavras foram: “Lia, mas não encontrava nada que fosse novo para meu espírito, entretanto tudo aquilo era novo para mim […]. Eu já tinha lido ou ouvido tudo o que se achava no Livro dos Espíritos […]. Preocupei-me seriamente com este fato maravilhoso e a mim mesmo dizia: parece que eu era espírita inconsciente, ou mesmo, como se diz vulgarmente, de nascença”.

Bezerra de Menezes foi mais que um adepto e defensor da Doutrina Espírita, foi considerado o “Kardec brasileiro” e o escolhido para superar as divisões dos grupos espíritas, por meio do amor, paciência e harmonia. Em 1889, foi eleito presidente da Federação Espírita Brasileira e solidificou-se como catalisador do movimento espírita no Brasil. Faleceu em 11 de abril de 1900, ao lado de sua segunda esposa e companheira de vida, Cândida Augusta.

O legado de Bezerra de Menezes ultrapassa os limites geográficos e do tempo. Publicou mais de quarenta obras, entre romances, biografias, estudos e muito mais. É um modelo a ser seguido por muitos espíritas e é admirado por sua índole, perseverança e disposição em fazer o bem. Escreveu e psicografou diversas preces espíritas, que até hoje levam paz e conforto para os seus ouvintes e praticantes. Continue lendo e conheça um pouco do belíssimo legado de preces espíritas que Bezerra de Menezes nos deixou.

Preces de Bezerra de Menezes

As preces espíritas são pontes que nos conectam a Deus. Por meio delas clamamos por nós mesmos ou pelos outros, oramos tanto pelos mortos como pelos vivos. As preces podem ser pedidos, agradecimentos e louvores, mas, acima de tudo, são uma forma de adoração e comunicação com Deus. Veja, a seguir, algumas das principais preces de Bezerra de Menezes e permita que o amor e a paz iluminem o seu coração.

Prece Bezerra de Menezes da cura

A fé e a prece sincera que partem do coração são capazes de elevar as nossas energias ao divino. As enfermidades da carne e da alma podem ser curadas por meio dos milagres de Deus. Bezerra de Menezes, o médico dos pobres, durante a sua vida e após ela também, atuou de forma generosa e benéfica, curando e levando paz aos necessitados. Procure um ambiente tranquilo e realize a Prece Espírita da Cura abaixo, com toda a sua fé e esperança no amor de Deus.

Ilustrações de silhuetas. Destacam-se, entre elas, duas: uma de uma cadeira de rodas e outra, ao lado desta, de uma mulher de braços erguidos.
DOUGBERRY de Getty Images Signature / Canva

“Abençoado seja este dia, meu Deus. Depositando toda a fé de cura no Senhor, enchendo-me de esperança para prosseguir na estrada da vida e realizar com resignação os Teus propósitos. Agradeço, Pai amado, por mais este dia de viagem existencial, percorrendo minha caminhada, um passo de cada vez. Às vezes com dores, sofrimentos e tristezas, mas também feliz pelos momentos de alegria.

Deposito em Tuas mãos, senhor Deus, meu destino e todas as minhas aspirações. Certo de que Teus propósitos para mim são justos e bem-vindos. Os quais agradeço do fundo da minha alma, buscando sempre aprender as lições da jornada.

Rogo-Te, Pai Celestial, a cura para minhas enfermidades, cujas doenças existentes em meu corpo e marcadas na minha alma são frutos de minhas próprias dívidas divinas e ações presentes e passadas. Conscientes ou inconscientes na minha mente.

Auxilia-me, generoso Deus, diretamente pelas Tuas mãos abençoadas ou através de Teus anjos e missionários de luz. Ao processo de cura e alívio de dores, iniciando-se pela limpeza energética e pela harmonização de meu corpo espiritual.

Sabendo-se, amado Pai, que toda cura inicia-se pela sanidade da alma, peço que sejam retiradas de minha mente e de meu coração todas as energias maléficas e larvas espirituais, pensamentos e sentimentos perniciosos, como as mágoas, a inveja, a irritação e o egoísmo.

Saneada e fortalecida minha alma, Senhor Deus, rogo-Te o amparo curativo para meu corpo físico, fortalecendo meu sistema imunológico, cicatrizando feridas e restaurando tecidos, expulsando do meu corpo as células malignas e revitalizando os órgãos enfermos. Até a completa restauração de minha saúde.

Auxilia-me, Pai Celestial, a recuperar a autoestima e o amor-próprio, a reconquistar minha alegria de viver, a expulsar de minha mente os pensamentos perniciosos, a me libertar das influências espirituais deprimentes, para que, através da motivação pela vida, eu possa fortalecer minha saúde física e mental.

Peço-Te humildemente amado Deus, Tua misericórdia divina para com minha saúde e, em troca de Tuas bênçãos generosas, onde nada é impossível de ser alcançado, comprometo-me neste momento sublime, diante de Ti e de todos os Teus missionários de luz, a um profundo processo de reforma íntima.

Prometo, amado Pai Celestial, a envidar todos os esforços íntimos para minha evolução espiritual, praticando o perdão e a superação das mágoas, vencendo o egoísmo e a intolerância com o próximo e aproveitando todas as oportunidade que me forem oferecidas para praticar a caridade e a ajuda ao próximo. Como se estivesse auxiliando diretamente ao senhor meu Deus.

Por este processo de melhoramento, amado Senhor, desejo ser digno de Tuas bênçãos luminosas e aproveito para arrepender-me sinceramente pelos erros do passado e pedir-Te o perdão dos pecados. Assim como me comprometo a perdoar todas as ofensas sofridas, deixando a Ti, ó Senhor, o julgamento de todos nós, Teus filhos.

Assim, meu Divino Pai, aguardarei com paciência e resignação, o tempo certo para receber minha cura, para sentir o alívio de minhas dores do corpo e da alma. Depositando toda fé e esperança no Senhor, confiante que receberei a cura de Tuas mãos, para o prosseguimento de minha jornada terrena.

Assim seja.”

Prece para dormir de Bezerra de Menezes

Ao final de um dia exaustivo, ao deitar-se na cama, esta é a prece espírita ideal para acalmar os ânimos e elevar-se ao plano espiritual. Bezerra de Menezes e seus emissários levarão, com bondade e fraternidade, paz para a sua alma e o conduzirão a uma noite de sono tranquila e restauradora.

“Irmão espiritual de luz, Doutor Bezerra de Menezes e emissários do Cristo, clamo que venham me visitar esta noite. Peço proteção para que eu tenha uma noite tranquila e transformadora. Rogo que eu possa ser instruído pelos benfeitores da luz e que seja dada a oportunidade de alcançar as esferas superiores.

Concedam-me a oportunidade de toda a noite visitar planos belos de existência, no intuito de aprender e estudar. Querido amigo espiritual que me acompanha, rogo que me ensine como evoluir e progredir. Toque o meu coração. Que eu possa me transformar em um servo da luz. Eu quero ser útil. Conceda-me essa graça. Não faça com que eu perca essa oportunidade, em que agora eu me encontro.”

Oração Bezerra de Menezes – água

Às segundas, quartas e sextas-feiras, coloque um copo ou jarra de água ao lado da cabeceira da cama da pessoa enferma. Antes de dormir, faça a prece abaixo e peça com fé e verdade, para Bezerra de Menezes e sua corrente médica intercederem. Na manhã do dia seguinte, a pessoa deve tomar a água fluidificada. Porém não deixe que o copo se esvazie, deixe sempre um pouco de água e complete-o. Os anjos ou espíritos de luz colocam na água os elementos necessários para auxiliar na cura por meio de remédios espirituais.

“Nós Te rogamos, Pai de infinita Bondade e Justiça, as graças de Jesus Cristo, através de Bezerra de Menezes e suas legiões de companheiros. Doutor Bezerra de Menezes, passe por aqui neste momento, venha me assistir e tirar todas as minhas dores e sofrimento.

Coloque nesta água o remédio necessário para a cura do meu corpo físico e espiritual. Que toda doença saia do meu corpo para que eu tenha a chance de viver bem novamente, que eu tenha a cura de todos os males neste momento e a minha mente acorde para a vida eterna.

Amém.”

Oração de Bezerra de Menezes para cura de outra pessoa

Esta é a prece espírita indicada para rogar em prol dos enfermos ou pessoas próximas que enfrentam dificuldades espirituais. Um dos principais mandamentos de Deus é “amar ao próximo como a ti mesmo”, portanto devemos colocar todo o nosso amor e solidariedade em ação para acolher os nossos irmãos necessitados.

“Nós Te rogamos, Pai de infinita Bondade e Justiça, o auxílio de Jesus, através de Bezerra de Menezes e suas legiões de companheiros. Que eles nos assistam, Senhor, consolando os aflitos, curando aqueles que se tornem merecedores, confortando aqueles que tiverem suas provas e expiações a passar, esclarecendo aos que desejarem conhecer e assistindo a todos quantos apelam ao Teu infinito Amor.

Jesus, estende Tuas mãos dadivosas em socorro daqueles que Te reconhecem o Despenseiro Fiel e Prudente; faze-o, através de Tuas legiões consoladoras, de Teus Bons Espíritos, a fim de que a Fé se eleve, a Esperança aumente, a Bondade se expanda e o Amor triunfe sobre todas as coisas.

Bezerra de Menezes, Apóstolo do Bem e da Paz, amigo dos humildes e dos enfermos, movimenta as tuas falanges amigas em benefício daqueles que sofrem, sejam males físicos ou espirituais.

Bons Espíritos, dignos obreiros do Senhor, derramai as curas sobre a humanidade sofredora, a fim de que as criaturas se tornem amigas da Paz e do Conhecimento, da Harmonia e do Perdão, semeando pelo mundo os Exemplos de Jesus Cristo.”

Prece matinal de Bezerra de Menezes

Ao abrirmos os olhos pela manhã, nosso primeiro pensamento deve ser de gratidão a Deus por mais um dia de vida. Realizar esta prece de Bezerra de Menezes pela manhã faz com que comecemos nosso dia da melhor maneira possível, em contato com Deus, glorificando, clamando e agradecendo pelas bênçãos que a vida nos traz.

Uma mulher de braços erguidos numa varanda.
Pexels–2286921 / pixabay

“Senhor de infinito Poder e Bondade, ajudai-me a retirar de minha mente todos os pensamentos negativos e deprimentes que se encontrem ali alojados, frutos de minha condição de ser imperfeito. Ideias de vingança, pensamentos morais inferiores, raciocínios pessimistas e egoísmo, sejam afastados de minha mente como folhas secas que se soltam das árvores e são levadas pelo vento. Peço também que me ajudeis a retirar de meu peito todos os sentimentos inferiores, como a mágoa, a tristeza, a solidão e o desamor, e sejam evaporados no ar como fumaça e levados para longe.

Que meus desequilíbrios emocionais, frutos do nervosismo, falta de paciência, ansiedade e estresse, sejam corrigidos, visando uma nova harmonia no meu ser. Que todas as doenças alojadas em meu corpo tenham seu mecanismo de enfermidade interrompido, e meu sistema de defesa orgânico inicie um forte processo de recuperação da minha saúde.

E assim, Meu Pai Celestial, com Vossas bênçãos e as energias luminosas e curativas de Vossos missionários, eu possa receber as melhores vibrações energéticas através deste passe matinal, e que estas vibrações venham em forma de ideias edificantes de otimismo e alegria, e me fortaleça para o perdão, a paciência e a serenidade para a resolução dos meus problemas e provações.

Peço Senhor que me ensineis a viver um dia de cada vez. Que me oriente a superar os traumas do passado, e guardar apenas as lições valiosas, tanto das experiências felizes como das dolorosas.

Também, Senhor, permiti que eu possa controlar melhor minha ansiedade e meus medos de fatos do futuro que ainda estão fora de meu alcance, aprendendo a aguardá-los com o cuidado necessário, que eu possa viver um dia de cada vez, e aproveitar a beleza e o sabor da vida em cada momento sagrado que o Senhor me permitir viver, com sabedoria, discernimento e entusiasmo pela vida e que nessa minha jornada terrena eu possa aprender a me elevar moralmente, emocionalmente e espiritualmente, um pouco a cada dia, sempre seguindo os conselhos de Cristo.

E que a generosidade, o espírito de fraternidade, o amor a Deus, ao próximo e a mim mesmo, sejam a base de meu comportamento, e a prática da caridade e do perdão, a minha conduta diária. E, dessa forma, Senhor, eu possa ser merecedor de Vossas bênçãos, de Vosso fortalecimento e da cura de minhas enfermidades pelas Vossas mãos misericordiosas.

Que assim seja.”

Prece por trabalho de Bezerra de Menezes

O trabalho edifica o homem e traz sentido à sua existência. Essa prece espírita tem como objetivo pedir a Deus discernimento e força, para trabalharmos com boa vontade, humildade e gratidão. Honremos nosso trabalho e a oportunidade de servir. Afinal, é graças a ele que evoluímos e nos tornamos pessoas melhores.

“Senhor, auxilia-nos a servir, para que aprendamos a amar, segundo nos ensinaste. Nas horas tranquilas, induz-nos a trabalhar, aproveitando os tesouros do tempo e nas horas de crise, conserva-nos em mais trabalho a fim de não os perder. Se errarmos, faz-nos trabalhar na própria corrigenda, e, sempre que acertarmos no dever a cumprir, acrescenta-nos o trabalho para sermos mais úteis. Senhor, ajuda-nos a compreender que o trabalho afasta a necessidade, imunizando-nos contra o mal, e auxilia-nos a lembrar que unicamente aqueles que aprendem a servir é que conseguem vencer.”

Você também pode gostar

Bezerra de Menezes teve uma relevante atuação na doutrina espírita. Mesmo após a sua morte, continuou auxiliando os necessitados. Por meio de médiuns, leva as suas palavras de luz e conforto à humanidade. Desejamos que, ao ler suas principais preces espíritas, você sinta a paz invadir o seu coração e que Deus traga inúmeras bênçãos para a sua vida.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br