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Exercise Snacks: quando se exercitar menos faz bem à saúde

Exercise snacks são a nova alternativa para combater o sedentarismo. Como a maioria das pessoas trabalha sentada o dia inteiro e mal tem tempo para realizar atividades físicas, é difícil manter o corpo em movimento.

Além disso, pagar por uma academia, ou até realizar algum esporte de forma rotineira, pode se tornar um peso com o passar do tempo. Mas isso não significa que é melhor parar de se exercitar.

Com uma proposta inovadora, os exercise snacks vão te mostrar que é possível manter a saúde física e a saúde mental em dia sem realizar um grande esforço de uma vez só. Entenda como eles funcionam, nos tópicos a seguir!

O que são exercise snacks

“Exercise snacks” é um termo em inglês para algo como “snacks de exercícios”. Parece que a expressão não faz muito sentido, mas ela é o termo ideal para descrever esse conceito. Em primeiro lugar, “snacks” faz referência aos lanchinhos que fazemos ao longo do dia, que em geral são leves e nos trazem mais energia.

Em segundo lugar, “exercise” é a palavra em inglês para “exercícios”. Logo, juntando os dois termos e fazendo algumas adaptações, temos algo como “pequenos períodos de exercícios ao longo do dia”.

Uma mulher caminhando numa passarela.
GoodLifeStudio de Getty Images Signature / Canva

Ou seja, em vez de dedicar algumas horas da sua semana para fazer exercícios físicos, você pode realizá-los três vezes ao longo do dia, sem se desgastar muito. Alguns exemplos de exercise snacks: subir e descer escadas, e ir andando até algum lugar em vez de pegar o carro.

Se forem praticados com frequência e disciplina, os exercise snacks podem ser até mais prazerosos do que os exercícios convencionais. Mas será que eles são mesmo efetivos?

Se exercitar menos, mas com mais frequência: pode funcionar?

Os exercise snacks são uma opção tão boa para se exercitar que é difícil acreditar que eles realmente funcionem. Isso porque temos a ideia de que o sedentarismo só pode ser vencido com idas à academia ou praticando exercícios de alta intensidade toda semana.

Felizmente, os estudos sobre os benefícios dos exercise snacks trazem ótimas notícias. Um deles foi publicado em 2014, no jornal The New York Times. A pesquisa mostrou que caminhar alguns minutos antes do café da manhã, do almoço e do jantar é mais eficiente para se manter saudável do que realizar exercícios durante 30 minutos, antes do jantar.

A comprovação científica dos efeitos dos exercise snacks também foi obtida por meio de um estudo de 2019, da Universidade McMaster, do Canadá. Segundo o trabalho, as pessoas que pedalaram durante 20 segundos em três momentos do dia tiveram uma melhora na capacidade cardiorrespiratória superior a quem pedalou durante o mesmo tempo com um intervalo reduzido.

Dessa forma, exercitar-se menos, mas com mais frequência pode funcionar. E você não precisa se dedicar a nenhuma atividade inusitada para alcançar os resultados positivos dos exercise snacks. Surpreenda-se com o que você pode fazer todos os dias pela sua saúde, a seguir.

Exemplos de exercise snacks

Se você ainda está pensando que é difícil incluir a prática de exercícios em vários momentos do seu dia, veja a seguir os exemplos de exercise snacks que você pode incluir na sua rotina.

  • Flexões e agachamentos no trabalho

As flexões e agachamentos no trabalho são um exemplo prático e simples de exercise snacks. Principalmente para quem trabalha em casa, é muito fácil escolher três momentos do dia e fazer 20 segundos de exercícios. A interrupção no expediente será tão breve que até aquela pausa para o cafezinho vai demorar mais.

  • Subir e descer escadas
Uma mulher subindo escadas rapidamente.
filadendron de Getty Images Signature / Canva

Se você mora em um prédio ou em um sobrado, subir e descer escadas é algo que pode – e deve – ser incluído nos seus dias. Em vez de pegar o elevador, opte pelas escadas. Esse movimento, que é praticamente natural para o seu corpo, não exige um grande esforço, e ainda assim trará benefícios para sua saúde.

  • Caminhar, quando possível

Em uma esteira ou nas ruas perto da sua casa e do seu trabalho, é possível realizar caminhadas curtas, de baixa intensidade, algumas vezes ao longo do dia. Pode até parecer que o efeito desse exercício no seu corpo não é tão relevante, mas, com o passar do tempo, você vai sentir uma transformação no seu organismo.

Benefícios do exercise snacking

A prática dos exercise snacks é chamada de exercise snacking, e você já sabe como pode incorporá-la, usando os exemplos que oferecemos acima. Mas talvez você precise de mais uma motivação para fazer isso. Sendo assim, confira os benefícios do exercise snacking.

1) Fortalecimento muscular

O fortalecimento muscular é uma consequência de qualquer prática de exercício. Cada movimento importa quando o assunto é manter os músculos ativos, desempenhando os papéis que foram destinados a desempenhar.

2) Aumento da capacidade cardiorrespiratória

Como o exercise snacking fará com que você se movimente várias vezes ao longo do dia, independentemente de qual seja o exercício que você escolher fazer, a sua capacidade cardiorrespiratória vai aumentar. Ou seja, você terá mais fôlego, e sua pressão arterial será mais controlada.

3) Sensação de bem-estar

A prática de exercícios físicos estimula a produção de serotonina e endorfina, hormônios que provocam uma sensação de bem-estar. Por isso, o exercise snacking é capaz de transformar o seu estado de espírito, reduzindo o estresse e a tensão do cotidiano.

Vantagens do exercise snacking em relação à academia

Talvez você esteja pensando que o exercise snacking tem os mesmos benefícios que ir à academia. No entanto, ele é ainda mais vantajoso do que essa forma de se exercitar. Compare, a seguir.

1) Economia de tempo

Uma pessoa erguendo um halter enquanto utiliza um notebook.
siriwannapatphotos / Canva

O exercise snacking, comparado à academia, economiza muito tempo da sua rotina. Em vez de se trocar e se deslocar até um lugar próprio para a prática de exercícios, você pode simplesmente se levantar da cadeira, com a roupa que está vestindo, e caminhar, ou subir e descer as escadas.

2) Nenhum custo

Ainda não existe uma academia que seja gratuita. Para usar os equipamentos do local, e receber a ajuda de profissionais, você precisa desembolsar uma quantia mensal. Por outro lado, no caso dos exercise snacks, o seu bolso não sofre nenhum impacto. A prática é completamente sem custo.

3) Sem necessidade de supervisão

Em uma academia, os equipamentos utilizados não apresentam um uso intuitivo. É por isso que profissionais estão sempre no ambiente, orientando sobre a forma correta de usá-los. Ao mesmo tempo, os exercise snacks baseiam-se em movimentos muito naturais para o seu corpo, que não precisam de supervisão para serem realizados.

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Agora você deve estar percebendo que acabaram as desculpas para não se exercitar. Mesmo que você sinta um pouco de preguiça no começo, pense nos resultados positivos que vai obter com os exercise snacks. Afinal, até quando o sedentarismo vai ser uma regra na sua vida?

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