Nutrição Saúde Integral

20 alimentos que fortalecem a imunidade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você é daqueles que vivem com resfriado? Isso é porque sua imunidade está fraca, e uma alimentação balanceada deixa o organismo resistente a doenças. Confira os 20 alimentos que fortalecem a imunidade e coloque na sua lista de compras.

  • Frutas cítricas

As frutas cítricas são alimentos que melhoram o sistema imunológico, porque são ricas em vitamina C. Laranja, limão, acerola e kiwi são algumas fontes desse antioxidante que fortalece as defesas naturais do organismo. Consuma no café da manhã e nos lanches entre as refeições.

  • Gengibre

Fonte de vitaminas B6 e C, o gengibre livra o organismo de germes e bactérias, o que fortalece a imunidade. A raiz pode ser mastigada, consumida em forma de chá ou como tempero. Não é recomendado para hipertensos, pois é um alimento termogênico.

  • Pimenta

Rica em vitamina C e betacaroteno, substância que o organismo converte em vitamina A, nutriente responsável por afastar as infecções. Hipertensos devem evitar o alimento, por ser termogênico. Pessoas com gastrite também devem evitar.

  • Tomate

O licopeno impede o ataque dos radicais livres. E qual o resultado? Organismo fortalecido. Faça saladas, sopas e sucos, pois o tomate é uma fruta.

  • Eucalipto

Ótimo para quem fica resfriado com frequência! O eucalipto protege contra infecções respiratórias. Beba uma xícara de chá da planta 2 vezes por dia, ou batida com suco de frutas.

  • Alho

O trio vitamina C, o selênio e o zinco previnem gripes e resfriados. Coma 1 dente de alho cru, usando-o para temperar carnes e refogar outros alimentos.

  • Cebola

A cebola também está na lista dos alimentos que aumentam a imunidade. A quercetina, presente em maior quantidade na cebola roxa, evita doenças alérgicas e virais. Coma crua na salada ou use como tempero.

  • Mel

Combate os sintomas de resfriados e gripes, além de atuar no tratamento de problemas na garganta e nos pulmões. Uma colher de sobremesa de mel já protege você. Adoce sucos, iogurtes e café com o produto.

  • Vegetais verdes escuros

O ácido fólico (ou vitamina B9) contido neles estimula a formação dos glóbulos brancos, cuja função é defender o organismo de invasores. Brócolis, couve e espinafre são exemplos desses vegetais e podem ser consumidos na forma de saladas ou sopas.

  • Pimentão vermelho

Rico em vitamina C e betacaroteno, o pimentão vermelho deixa o organismo livre de vírus e bactérias. Faça saladas ou use para refogar.

  • Inhame

Aumenta as defesas do organismo e combate radicais livres. Uma sopinha de inhame cozido com duas colheres de sopa de alho cru moído é tiro e queda em casos de resfriados.

  • Batata yacon

Ela tem fruto-oligossacarídeos, substância que melhora a imunidade. Pode ser consumida crua, na forma de sucos e saladas.

  • Batata doce

Outro alimento bom para o sistema imunológico é a batata doce. O betacaroteno protege contra infecções bacterianas e virais. Cozida, na salada e até em omeletes é ótima.

  • Açaí

A fruta amazônica é rica em vitamina C. Beber o suco, comer com morango (outra fonte de vitamina C), protege seu corpo dos temidos radicais livres.

  • Melancia

O antioxidante glutationa aumenta a imunidade. Coma in natura, faça sucos e saladas de frutas.

  • Sabugueiro

Embora pouco conhecido, a fruta rica em vitamina C protege contra infecções virais e bacterianas como gripes e resfriados.

  • Repolho

Também possui o antioxidante glutationa. O repolho cai bem em sopas e saladas.

  • Cogumelo shitake

A lentinana, substância que estimula a produção de células de defesa como os linfócitos, faz do cogumelo shitake um alimento que turbina o sistema imune. O recomendado é consumir 100 gramas diariamente.

  • Gérmen de trigo

É a parte do trigo com mais nutrientes. Rico em antioxidantes, zinco e vitaminas do complexo B, o alimento é amigo do organismo. Troque a farinha de trigo convencional por gérmen de trigo.

  • Amêndoas

O selênio, o manganês e a vitamina E protegem o corpo dos radicais livres. A quantidade diária indicada é ¼ de xícara.

Quando estamos no Inveno, estação onde os resfriados e gripes são mais comuns é importante saber mais sobre como se prevenir. Leia mais aqui!


Textos escritos por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]