Atividades Físicas Saúde Integral

O preço do sedentarismo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Um estilo de vida com bastante descanso é o que todos pedem, não é mesmo? Mas existe um problema sério nesse tipo de mentalidade: o sedentarismo. O sedentarismo é o hábito de não se exercitar fisicamente. Por mais que você trabalhe, ande alguns quarteirões para ir almoçar ou para ir e voltar de casa todo dia, isso não é o suficiente. O sedentarismo está mais enraizado no estilo de vida que temos do que imaginamos. E isso custa caro.

Custa caro tanto para a saúde de cada pessoa, quanto em questões financeiras também. De acordo com uma pesquisa realizada em 2013, mais de 53 bilhões de dólares foram gastos no mundo por causa de problemas de saúde causados pelo sedentarismo. Para se ter uma ideia, pesquisadores acreditam que existam pelo menos 22 doenças relacionadas com a falta de movimento. Dentre elas, as mais conhecidas são: infarto, AVC, Diabetes tipo 2, câncer de mama e tumor colorretal.

É como diz aquele velho ditado: gastamos o nosso tempo para conseguir dinheiro, e depois gastamos dinheiro para recuperar a saúde que perdemos. Por isso, não adianta ter dinheiro sobrando sem ter uma vida movimentada e saudável, senão tudo o que sobrar dele acabará em alguma farmácia e nos centros de tratamento de doenças relacionadas ao sedentarismo.

Cuide-se hoje para um futuro mais saudável

Por mais que o estilo de vida de quem trabalha oito horas por dia pareça que impede que a pessoa se exercite, podemos tomar a iniciativa de se mexer mais! Seja com pequenos atos, como pegando a escada normal em vez de usar a escada rolante, até desenvolver a disciplina para praticar algum esporte com frequência. A verdade é que se você não tem muita motivação para deixar de ser sedentário, seja por beleza, autoestima ou saúde, agora tem um outro bom motivo para se exercitar. Os gastos em dinheiro que ocorrem por causa do sedentarismo são caros! E isso quer dizer que você pode, no futuro, deixar de ter e fazer muitas coisas porque o seu tempo e dinheiro podem ser obrigados a tratarem algum problema de saúde por causa do sedentarismo. Agora você tem motivos de sobra para se exercitar, por isso levante da cadeira e comece a se mexer agora mesmo!


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]