Autoconhecimento Comportamento

Sonhar com macaco

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Então você sonhou com um macaco e deseja saber o que isso significa? Bem, sonhar com macaco (ou com qualquer outro animal) é muito comum, porque uma hora ou outra todo mundo vai sonhar com um animalzinho na vida. Mas nem todo animal tem o mesmo significado na vida onírica. Segundo os principais estudos sobre Psicologia, Psicanálise e espiritualidade, os sonhos são mensagens cifradas enviadas pelo nosso subconsciente, isto é, a parte da nossa mente que processa tudo, mas que não é um fluxo de pensamento direto, ao qual podemos ter acesso numa simples reflexão. O subconsciente se manifesta de maneiras misteriosas, como por meio de sonhos e daquilo que chamamos de intuição.

Interpretar um sonho, por exemplo, não é tarefa fácil. Cada detalhe do sonho dá um significado completamente especial a ele. O macaco, por exemplo, é um símbolo de animal inteligente, ativo e brincalhão. Na mitologia egípcia, por exemplo, os macacos eram associados ao deus Toth, que era o patrono da escrita e do conhecimento. No Japão, os macacos são conhecidos como símbolos de proteção, por afastarem espíritos ruins. Ou seja, o macaco tem, em grande medida, bons significados e simbologias. O modo como ele aparece num sonho, porém, determina as especificidades desse sonho. A cor do macaco muda o significado do sonho, a quantidade de macacos também, bem como o que ele fez durante o sonho: estava mordendo alguém? Estava comendo alguma coisa? Estava bravo? Estava morto? Entenda agora os significados dos principais sonhos com macaco.

Imagem de um macaco grande na cor preto.
Imagem de Alexas_Fotos por Pixabay

Sonhar com macaco preto

Essa é a cor mais comum de um macaco na vida onírica. Caso ele não tenha aparecido morto, machucado, doente, faminto ou agredido, esse é um ótimo sinal, porque, por estar vivo, com saúde e em seu habitat natural, é um grande sinal de boa sorte e de que nós também nos sentiremos assim como esse macaco: feliz, saudável e ao redor das coisas que compõem o nosso habitat. Aproveite o momento para colocar em movimento os sonhos que estava na gaveta ou aquelas pendências adiadas “ad infinitum”.

Sonhar com macaco branco

Esse sonho é ainda melhor do que aquele com macaco preto! O sonho com macaco branco simboliza pureza, purificação e restauração daquilo que é mais íntimo a nós e à nossa essência. Esse sonho tem esse significado se você sente que a sua vida e a sua caminhada estão alinhadas com os seus propósitos e como aquilo que move você de maneira mais sincera. Se você, porém, sente que há uma desarmonia entre os seus desejos, os seus sonhos e o modo como você tem vivido, esse sonho não tem conotação negativa, mas surge como um alerta de que você não tem vivido como gostaria de viver.

Sonhar com vários macacos

Há aspectos muito importantes para o seu desenvolvimento que você não percebia antes, mas que agora passou a notar, e isso vai ajudar bastante o seu processo de crescimento pessoal e de autoconhecimento. Pode ser que você perceba que perdeu imensas oportunidades por não ter percebido tudo isso antes, mas é preciso saber que estamos sempre fazendo o melhor que podemos com o conhecimento de que dispomos no momento que estamos vivendo, então não se julgue por causa de deslizes ou de oportunidades perdidas no passado.

Sonhar com mordida de macaco

Sonhar com um macaco mordendo você ou qualquer outro ser humano é um indicativo de que o seu subconsciente entende que o seu ego está atrapalhando demais a sua vida. Todos temos ego, e ele é importante para que entendamos quem somos e o nosso lugar no mundo, mas quando o seu ego cresce a ponto de determinar os seus caminhos e de te fazer crescer em arrogância, isso precisa ser urgentemente revisto, porque ninguém é melhor do que ninguém nessa vida.

Imagem de um macaco comendo uma maça.
Imagem de Alexas_Fotos por Pixabay

Sonhar com macaco comendo

Se o macaco apareceu comendo em seu sonho, o significado disso é que você anda alimentando coisas, pessoas e sentimentos em sua vida, então vale a reflexão: será que isso que você está alimentando merece ser alimentado? Será que as pessoas que você tem por perto realmente querem o seu bem? Será que você está dando voz a sentimentos positivos, que te fazem crescer, ou está alimentando somente o que é ruim e negativo para a sua caminhada? Entender qual “macaco” alimentado te fará corrigir o curso da sua vida, caso esteja indo numa direção ruim, ou ter mais certeza de que está no caminho certo.

Sonhar com macaco gritando

Sonhar com um macaco feliz e gritando de alegria é um ótimo sinal, porque indica que novas paixões surgirão na sua vida. Se você estiver solteiro, é provável que essas paixões se refiram a uma pessoa mesmo, a novas e apaixonantes pessoas entrando e permanecendo na sua vida. Mas se você já está em um relacionamento e está feliz nele, não precisa se preocupar, porque é improvável que surja uma pessoa para atrapalhar essa relação, então as novas paixões podem estar relacionadas à sua vida profissional, aos estudos e ao desenvolvimento de novos projetos, por exemplo. Se o macaco estava gritando de raiva, porém, confira o tópico a seguir.

Sonhar com macaco bravo

Se você sonhou com um macaco irritado ou agressivo, prepare-se para um tempo bastante turbulento nas relações pessoais. Esse sonho não indica propriamente términos ou rompimentos, mas representa discordâncias e possíveis discussões negativas nas suas relações afetivas, de amizade ou familiares, então use esse sonho para se preparar para isso e para treinar a sua capacidade de resolver os problemas no diálogo, evitando que pequenas conversas ou discussões se transformem em bolas de neve que vão minar a boa relação que você tem com as pessoas que ama.

Imagem de vários macacos na cor marrom e ao centro um filhote de macaco.
Imagem de Marcel Langthim por Pixabay

Sonhar com filhote de macaco

O fato de o macaco ter aparecido como filhote demonstra que há uma grande imaturidade na sua vida ou até mesmo uma falsa sensação de maturidade. Talvez você ache que já alcançou um nível de maturidade para tomar boas decisões envolvendo um assunto específico, mas está enganado, porque vai tomar justamente o oposto de boas decisões. Aproveite o sonho para repensar a sua maturidade e o modo como você lida com decisões que terão consequências diretas sobre a sua vida.

Sonhar com macaco grande

O macaco grande, por sua vez, não está relacionado ao seu nível de maturidade, ao contrário do macaco pequeno. Um macaco grande simboliza um período de reconciliações e de perdão na sua vida, tanto de você concedendo o seu perdão a alguém que lhe faz mal no passado, quanto de pessoas que você machucou e/ou prejudicou. Indica que você está virando a página e deixando para trás uma mágoa que só faz o coração pesar. Aproveite, portanto, essa fase para desculpar quem o ofendeu e para pedir perdão também, porque muitas relações podem ser retomadas a partir de um bom e frutífero diálogo.

Você também pode gostar

Sonhar com macaco morto

Sonhar com um macaco preso, enjaulado ou doente nunca é um bom agouro. Esse sonho é uma representação direta de como o seu subconsciente considera que você esteja vivendo a sua vida. Se o macaco aparece enjaulado e preso, portanto, significa que é assim que você tem se sentido na sua vida. Se o macaco aparece morto, seu subconsciente indica que você está inerte e estagnado na vida, então precisa urgentemente se mexer, se não quiser acabar como o macaco que apareceu no sonho.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]