Autoconhecimento Filosofia

Filosofia no dia a dia

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A filosofia é a busca pelo conhecimento, pela sabedoria. Muitos a encaram como uma disciplina difícil de compreender já que existem diversos filósofos, e cada um com opiniões que diferem. Mas isso não é motivo para deixar a filosofia de lado. Ela pode ser uma forte terapia de autoajuda e conhecimento em seu dia a dia.

A filosofia pode estar presente tanto em uma roda de conversa, ou naquela conversa séria com o parceiro, ou em discussões na sala de aula. Ela pode se discutida em qualquer lugar. Não só discutida, mas também proporcionar reflexão, questionamento sobre o modo como entendemos as coisas e o valor que damos a isto.

Praticando o ato de filosofar

Sim, em qualquer lugar você pode colocar a filosofia como centro da conversa. Filosofar neste sentido significa compartilhar ideias, pensamentos com outras pessoas. É se perguntar se aquilo que se acredita realmente é de fato o que você pensa e construiu por muito tempo.

Por que você precisa aceitar que a vida é difícil, ou que nem todos são capazes de serem felizes? Conversar e dialogar sobre esse fato com outras pessoas já é uma forma de filosofar, de questionar. Não aceite tudo como aquela velha frase: “Sempre foi assim”. Claro, você não precisa se tornar uma pessoa crítica que estará sempre questionando todo mundo.

Mas filosofar é uma forma de você buscar mais conhecimento seja através de livros, leituras de revistas, buscando entender um pouco mais da política e história do nosso País. Por que há corrupção? Está aí uma boa pergunta. Mas por trás desta pergunta existem fatos históricos que podem conseguir responder as perguntas.

Filosofia: troca de ideias

shutterstock_81370801-2Não admita apenas que sua ideia vale e está certo. A filosofia no dia a dia corresponde também a uma troca de ideias. É uma abertura de horizontes, mas deve ser feito com pessoas que aceitam dialogar e tentar compreender como há questionamentos envolvendo a própria vida, a religião a morte. Temas universais que sempre rendem uma boa conversa para filósofos.

A troca de ideias não é necessariamente o único modo no qual podemos filosofar. Você pode também colocar a filosofia para você mesmo. Comece perguntando por que você não gosta da segunda-feira ou por que a sexta-feira lhe deixa mais feliz? Filosofar sozinho também faz parte e neste sentido você se autopergunta, questiona sobre a vida, o modo como trata as pessoas, como vive.

Como filosofar no dia a dia?

É possível filosofar em qualquer ambiente. Seja em casa, no trabalho, nas férias. Uma boa arte de filosofar, pode resultar em algumas mudanças internas e depois externas. Um exemplo: Se você começar a filosofar sobre o seu trabalho e perceber que a empresa não corresponde com suas expectativas, e que existem funcionários que trabalham mais que 10 horas por dia em situações não bem quistas, e você resolver sair do trabalho, foi devido à filosofia do trabalho que pesquisou que chegou a esta conclusão.

É muito bom se questionar ou quando não sabemos sobre algo, ir atrás de conhecimento. Não se contentar apenas com informações que passam na TV. Leia mais livros sobre assuntos que você se interessa ou desconhece. Assim terá mais questionamentos e estará cada vez mais preparado para filosofar seja lá onde for.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]