Cidadania Guia

Fitas da consciência

Quatro mulheres vestidas de rosa com as mãos dadas usando fitas da consciência também rosa
4pmproduction / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em 1991, para homenagear pessoas queridas que morreram de AIDS, um grupo de artistas nova-iorquinos utilizou um laço vermelho. Conhecida como Visual AIDS, a organização não poderia imaginar que, anos depois, esse mesmo gesto seria utilizado para conscientizar a população sobre outras doenças.

Desde o primeiro uso, as fitas da consciência são uma maneira de se posicionar em prol de uma causa, para informar outras pessoas sobre ela. Com o passar do tempo, cada cor de fita passou a ser associada a um tema. Entretanto nem sempre essa associação era controlada por alguma instituição, fazendo com que causas diferentes fossem relacionadas à mesma cor, em alguns casos.

Ainda assim, as cores repetidas não tornam os movimentos de conscientização menos importantes. Na verdade, é mais um motivo para conhecer cada um deles e compreender as campanhas simbolizadas pelas fitas de consciência. A seguir, informe-se detalhadamente sobre esse tema!

Fita Branca

A cor branca costuma ser associada à pureza, mas não é exatamente isso que a fita branca significa. Ocasionalmente, a fita branca é utilizada por movimentos políticos para divulgar os projetos de um governo, por exemplo. Também, a fita branca costuma ser associada à luta contra a violência de gênero sofrida por mulheres, sobretudo no Canadá.

Principal campanha:

  • Janeiro Branco: a campanha foi criada em Uberlândia, em 2014, para conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar da saúde mental. Nesse caso, a fita branca é como um lembrete de que podemos aproveitar a renovação do começo do ano para cuidar de nós mesmos. Portanto cheque sua saúde mental regularmente.

Fita Cinza

A fita cinza é incomum em comparação às outras cores e só é utilizada por uma campanha. Porém, por ser uma cor sóbria e séria, é possível compreender o teor do assunto que ela representa.

Principal campanha:

  • Maio Cinza: a fita de consciência cinza é associada ao mês de maio, na campanha de conscientização sobre o câncer de cérebro. Por ser uma doença de difícil identificação, é comum usarem o mês para falar sobre os sintomas mais comuns do problema, facilitando um diagnóstico precoce. Sendo assim, faça exames anuais.

Fita Azul

Quando uma fita azul é utilizada por uma marca ou por uma corporação, entende-se que essa instituição atende a um alto padrão de qualidade. Apesar disso, existem outros usos possíveis para essa cor, principalmente quando o assunto é saúde.

Principais campanhas:

  • Março Azul-Marinho: o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino é comemorado em 27 de março. Então, para alertar a população sobre a importância de realizar exames anuais, de forma a identificar rapidamente qualquer alteração no organismo, é comum usar uma fita azul-marinho.
  • Abril Azul: o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril e, para falar sobre essa condição, bem como para lutar contra o preconceito que a acompanha, utiliza-se uma fita azul ou uma fita com peças coloridas de quebra-cabeças.
  • Novembro Azul: a fita azul é especialmente associada ao mês de novembro, quando ocorre a campanha contra o câncer de próstata, direcionada aos homens. Nessa época do ano, é essencial realizar os exames anuais e disseminar informações sobre o assunto, motivando mais homens a fazerem a mesma coisa.
Fita da consciência azul
marijiana1 / Pixabay / Canva

Fita Roxa

A cor roxa é tipicamente associada a misticismo e a espiritualidade. Porém, quando falamos sobre a fita roxa de consciência, existem alguns problemas de saúde que são relacionados a ela e que precisam da atenção da sociedade.

Principais campanhas:

  • Janeiro Roxo: o último domingo de janeiro é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase. Para alertar sobre os sintomas da doença e destacar a necessidade de ir ao médico caso perceba alguma alteração no organismo, utiliza-se uma fita roxa.
  • Fevereiro Roxo: em 2014, com o lema “se não houver cura que, no mínimo, haja conforto”, Uberlândia lançou uma campanha para informar sobre três doenças: lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer. Simbolizada pela fita roxa, a atitude é um jeito de mostrar às pessoas que é possível conviver com essas doenças sem tanto sofrimento, se houver auxílio médico.
  • Novembro Roxo: internacionalmente, o Novembro Roxo é um mês destinado a falar sobre prevenção e a sensibilização da prematuridade. Além disso, a ocasião é utilizada para discutir maneiras de prevenir o nascimento antecipado de um bebê, trazendo mais qualidade de vida para uma família. É essencial realizar acompanhamento médico durante a gestação, em todos os casos.

Fita Verde

É comum associar a cor verde à saúde e à ecologia. E, nesse caso, a fita de consciência verde traz um pouco desses simbolismos tão conhecidos, embora nem todas as campanhas que carregam essa cor sejam relacionadas à saúde de um indivíduo ou à natureza.

Principais campanhas:

  • Abril Verde: o dia 28 de abril apresenta duas celebrações: o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nessa ocasião, a fita verde é um sinal de que funcionários e empregadores devem se atentar às condições do ambiente de trabalho, garantindo que todos os direitos dos trabalhadores sejam atendidos com segurança e responsabilidade.
  • Junho Verde: em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Portanto o mês inteiro é dedicado à conscientização sobre a natureza, que tem sido devastada intensamente nos últimos anos. Com a fita verde como símbolo, a campanha ressalta a necessidade de preservar a biodiversidade natural.
  • Julho Verde: para informar sobre uma doença séria, no mês de julho celebra-se o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. Alertando sobre a importância de realizar exames anuais para identificação desse tipo de problema, a campanha é simbolizada por uma fita verde. Então procure auxílio médico sempre que identificar alguma alteração no seu corpo.
  • Agosto Verde-claro: a fita verde-clara, no mês de agosto, tem como objetivo conscientizar a população sobre o linfoma, que apresenta mais de 40 tipos. Informando sobre os sintomas da alteração no organismo e reforçando a necessidade de buscar auxílio médico, a campanha é um alerta essencial. Aprenda sobre isso para procurar ajuda quando necessário.
  • Setembro Verde: O Dia Nacional de Doação de Órgãos é celebrado em 27 de setembro. Por causa disso, o mês é utilizado para disseminar informações sobre esse processo, bem como para estimular as pessoas a serem doadoras. Como símbolo da campanha, utiliza-se uma fita verde.
Mãos em concha segurando uma fita da consciência verde
Julio Ricco / Getty Images / Canva

Fita Laranja

Durante a Revolução Laranja, que aconteceu na Ucrânia entre 2004 e 2005, manifestantes utilizaram fitas laranjas para se posicionar em meio aos protestos. Porém os usos mais disseminados das fitas laranjas, enquanto fitas de consciência, incluem a disseminação de informações sobre esclerose múltipla e outras questões.

Principais campanhas:

  • Fevereiro Laranja: em 4 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial do Câncer. E um dos tipos dessa doença é chamado de leucemia. Para informar a população sobre os sintomas e sobre os tratamentos para essa condição maligna, é comum utilizar uma fita laranja durante o mês.
  • Maio Laranja: a fita laranja também é utilizada durante o mês de maio para conscientizar a sociedade sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. A campanha busca alertar crianças e familiares sobre os sinais e efeitos do abuso sexual infantil, para impedir que esse tipo de violência continue acontecendo.
  • Dezembro Laranja: estimulando os cuidados com o maior órgão do corpo, a fita laranja, no mês de dezembro, faz parte da campanha de prevenção ao câncer de pele. Durante esse período, disseminam-se formas de proteger o corpo dos raios solares. Além disso, recomenda-se a busca por auxílio médico no caso de alterações específicas em pintas.

Fita Dourada

Olhando por um aspecto político, a fita dourada e preta simboliza a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. No entanto, ao considerar a fita de consciência dourada, percebe-se que há um outro significado possível para essa cor, especialmente associado à maternidade.

Principal campanha:

  • Agosto Dourado: como o leite materno é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um alimento “padrão ouro” para os bebês, a fita de consciência dourada é associada à amamentação. Inclusive, no dia 1º de agosto celebra-se o Dia Mundial da Amamentação. Nessa ocasião, aborda-se os benefícios desse processo para a mãe e para o bebê.

Fita Amarela

A fita amarela tem uma história surpreendente. A princípio, ela era utilizada para simbolizar que o familiar de uma pessoa estava na guerra. Nos Estados Unidos da América, amarrar uma fita amarela no pescoço ou em uma árvore, era como um pedido de que o marido retornasse para casa, nesse contexto. Porém, com o passar do tempo, essa interpretação mudou.

Principais campanhas:

  • Maio Amarelo: a segurança no trânsito é uma questão que sempre deve ser reforçada na sociedade, para que os acidentes desse tipo diminuam cada vez mais. Pensando nisso, a campanha Maio Amarelo, com a fita de consciência da mesma cor, promove informações sobre esse tema para educar motoristas e pedestres.
  • Julho Amarelo: em 28 de junho, celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Simbolizada pela fita de consciência amarela, essa campanha reforça a importância de se vacinar contra as variações da doença, de buscar auxílio médico caso perceba algum dos sintomas e de se proteger do vírus. Verifique sua carteira de vacinação!
  • Setembro Amarelo: iniciada em 2010, o Setembro Amarelo é uma das campanhas mais conhecidas no Brasil. Ela é baseada na prevenção ao suicídio e ao cuidado com a saúde mental, já que em 10 de setembro ocorre o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Assim, mais pessoas são estimuladas a buscar auxílio psicológico quando estão se sentindo mal. Faça isso também!
Uma mão segurando uma fita da consciência amarela
Pixelshot / Canva

Fita Vermelha

Para o judaísmo e para a Cabala judaica, uma fita vermelha amarrada no punho funciona como um talismã. É uma forma de se proteger contra todo o mal e de atrair sorte. Até mesmo quem não segue tais culturas pode utilizar a fita com esse fim. Entretanto, como vimos anteriormente, ela já foi utilizada de forma política e continua sendo relevante nos dias de hoje.

Principais campanhas:

  • Março Vermelho: essa campanha é dedicada a informar a população sobre os riscos do câncer de rim, visto que a segunda quinta-feira do mês é utilizada para celebrar o Dia Mundial do Rim. Dessa forma, recomenda-se que cada indivíduo faça exames regularmente para identificar precocemente possíveis alterações no organismo.
  • Junho Vermelho: já que 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue, a fita vermelha é utilizada ao longo do mês para estimular que a população doe sangue. Na campanha, também se divulga os requisitos para realizar essa ação e quais são os benefícios que ela oferece para a comunidade. Quando chegar a hora, doe sangue!
  • Dezembro Vermelho: o Dia Internacional da Luta contra a AIDS é celebrado em 1º de dezembro, mas a campanha de conscientização sobre a doença dura o mês inteiro. Tendo uma fita vermelha como símbolo, o objetivo da mobilização é informar a população corretamente sobre a AIDS, que é um grande alvo de preconceito e de desconhecimento.

Fita Rosa

Em 1992, a revista estadunidense Self, que era voltada para a saúde feminina, decidiu distribuir fitas, ainda sem uma cor específica, para as mulheres, de forma a alertá-las sobre o câncer de mama.

Entretanto, antes que a ideia fosse colocada em prática, uma senhora de 68 anos que venceu o câncer de mama, Charlotte Hayley, produziu e distribuiu fitas laranjas. O objetivo era mobilizar a população para que mais dinheiro fosse direcionado para a prevenção ao câncer no país.

Depois disso, a revista se interessou pela ideia. Após muitas negociações, chegou-se ao acordo de consagrar a fita rosa como um símbolo internacional da luta contra o câncer de mama. Atualmente, esse mesmo significado se mantém, sendo um símbolo utilizado por empresas e corporações para homenagear a causa, inclusive.

Principal campanha:

  • Outubro Rosa: a campanha contra o câncer de mama é chamada de Outubro Rosa, e é bastante disseminada no Brasil. A partir dela, espera-se que as mulheres tomem consciência sobre a doença, façam os exames preventivos e procurem auxílio médico se verificarem qualquer alteração no próprio corpo. Portanto posicione-se a favor dessa causa usando uma fita rosa e fazendo os exames adequados.

Você também pode gostar

A partir do conteúdo apresentado, observamos que as fitas de consciência são utilizadas para fazer referência a inúmeras causas, sobretudo no que diz respeito à área da saúde. Sendo assim, se você quer cuidar do seu corpo e da sua mente, preste atenção às campanhas de cada mês e se posicione sobre elas com as fitas específicas. Demonstre a importância de se conscientizar!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br