Cromoterapia

Significado da cor verde: saiba o que expressar com essa cor

A psicologia das cores é uma teoria que estuda o impacto das cores na nossa mente. Isso ocorre porque quando olhamos para algo, não estamos só constatando de qual cor ele é. Na verdade, o nosso cérebro enxerga a sensação que essa cor traz, como se captasse as energias que ela emana.

Por esse motivo, quando você olha para o céu em um dia ensolarado, o azul acima de você faz com que você sinta alegria, tranquilidade e leveza. Por outro lado, quando o dia está nublado, ao ver o céu cinza, você pode sentir mais vontade de voltar para casa, se recolher e só esperar o tempo passar.

Em outra situação, você pode sentir vontade de vestir uma roupa amarela quando está se sentindo bem, porque sente que essa cor vai “acender você”. Ao mesmo tempo, se você não estiver se sentindo tão confiante sobre si, provavelmente vai evitar as cores mais vibrantes e chamativas.

É possível listar muitos outros exemplos de como as cores impactam o seu bem-estar. No marketing, no cinema, na decoração de ambientes e até mesmo no local de trabalho, a psicologia das cores é amplamente aplicada. Assim, é possível garantir que as sensações certas sejam cultivadas em cada contexto.

Portanto, se você quer colher as melhores vibrações que as cores podem emitir, o ideal é que você aprenda todos os detalhes sobre cada uma delas. No conteúdo que preparamos, você terá a oportunidade de se aprofundar na cor verde. Em cada um dos tópicos a seguir, você vai identificar como o seu cérebro interpreta essa tonalidade, quais são os benefícios que ela pode lhe trazer e quais são as melhores formas de aproveitá-la. Confira!

Você encontrará nesse artigo:

Significado do verde na psicologia

O significado do verde na psicologia é um dos mais surpreendentes. Muitos imaginam que essa cor está ligada apenas à saúde ou à ecologia. Entretanto, a verdade é que o verde é definido como “a cor da sentinela” na psicologia. E o que isso quer dizer?

O verde é a cor da sentinela porque ele traz perseverança, estabilidade e controle sobre si. O tom favorece a imagem que uma pessoa faz de si, fortalece a autoconfiança e atua em todas as funções ligadas ao Eu.

Dessa maneira, a palavra que mais se encaixa na definição da cor verde é constância. É uma cor que ajuda a agir com equilíbrio, que favorece o bem-estar, que eleva a autoestima e que intensifica o prestígio que alguém pode vir a ter.

Além disso, desde a infância, o verde é a cor da autodescoberta. O tom oferece proteção e segurança ao mesmo tempo em que garante o contato com o próprio interior e com o mundo, simbolizando também a ideia de posse sobre algo. Logo, verde é uma cor que intensifica as descobertas e as certezas que vamos construindo ao longo da vida.

Pensando em um aspecto negativo, a cor verde em excesso ou a falta dela pode simbolizar um desejo de conquistar a aprovação alheia, uma necessidade de ter mais segurança na vida ou uma dificuldade para confiar em si e nos outros. Se uma pessoa não gosta de verde, por exemplo, ela pode apresentar essas características na própria personalidade.

Significado dos tons de verde

Paleta com vários tons de verde
HM Design / Shutterstock.com

A interpretação da cor verde pelo cérebro pode variar de acordo com os tons que ela apresenta:

Verde água: favorece a recuperação emocional e aumenta a proteção, sendo indicado para quem precisa cuidar dos próprios sentimentos.

Verde lima: em um tom mais pálido, pode indicar a discórdia e a doença, sendo importante evitá-lo em algo que remete à saúde e à harmonia.

Verde fluorescente: simboliza o ambiente digital, o que pode se relacionar tanto com a jovialidade quanto com a superficialidade.

Verde esmeralda: estimula a estabilidade e o controle da mente, podendo ser utilizado para relaxar.

Verde escuro: relacionado ao dinheiro, favorece a ambição e o sucesso.

O verde na espiritualidade

Não é só a psicologia que analisa o significado das cores na nossa mente. A espiritualidade é outra teoria capaz de interpretar as vibrações que uma cor traz para nós. No caso do verde, é possível identificar algumas características específicas.

Em primeiro lugar, o verde é a cor que está entre o azul e o amarelo. Por causa disso, ela tem uma energia yin, mais feminina, que se relaciona com a sensibilidade e com a empatia. Dessa maneira, o verde traz uma ideia de tranquilidade e de humanidade, podendo se relacionar, também, com a longevidade e com a esperança.

No cristianismo, a cor verde costuma ser utilizada em monumentos religiosos para fazer referência às virtudes que devem ser cultivadas ao longo da vida. Inclusive, é o tom que simboliza a juventude eterna, prometida para aqueles que se comprometem com os ensinamentos divinos.

De uma maneira similar ao significado cristão, era comum que os médicos da Idade Média utilizassem togas na cor verde. Isso ocorre porque a cor era vista como um símbolo de imortalidade, com o poder de curar e de trazer bem-estar. Como as plantas medicinais eram o principal remédio naquela época, a cor verde era rapidamente associada à ideia de recuperar a própria saúde.

A espiritualidade também considera que a cor verde é ideal para proporcionar reflexões. Por ser um tom que estimula a estabilidade e o controle mental, pode ser utilizada em cristais, em velas e em incensos, seja em um processo meditativo ou apenas em um momento de introspecção.

A saúde física e a mental também estão incluídas nesse processo de pensar sobre si. Por esse aspecto, a cor verde pode ser vista como uma das ferramentas que favorece o autoconhecimento e a descoberta do mundo, favorecendo o frescor no olhar e nas intenções de quem a utiliza.

Como e quando usar verde

fundo de cor gradiente verde abstrato com estilo multicolorido liso e desfocado
piggu / Shutterstock.com

De acordo com a teoria sobre a cor verde, tanto no aspecto psicológico quanto no aspecto espiritual, já podemos identificar algumas pistas de como e quando usar verde. Ajustando esse tom às suas intenções e ao seu bem-estar, ele pode te trazer ótimas vibrações.

O primeiro uso do verde é na meditação. Você pode segurar uma pedra nessa cor, ou acender uma vela que tenha esse tom. Estar perto de plantas verdes também vai te ajudar a relaxar e a se concentrar nos seus pensamentos, de forma a ampliar o seu autoconhecimento.

Outro uso interessante do verde é no ambiente de trabalho. Essa cor pode lhe ajudar a resolver problemas, por estimular a clareza mental e a criatividade. Além disso, ela pode trazer mais prosperidade para o seu negócio. Por isso, inclua o verde em apresentações de trabalho, em reuniões importantes ou até na decoração do seu escritório.

No seu contato com o seu interior, o verde também tem um papel importante. A partir dele você pode curar sentimentos que estão mal resolvidos, aliviar preocupações e sentir mais tranquilidade. A cor ainda é responsável por trazer firmeza às suas decisões, o que pode lhe ajudar a direcionar as suas atitudes de acordo com as suas convicções com mais facilidade.

Então, quando estiver refletindo sobre a sua vida e sobre as suas decisões, você pode escrever em um caderno verde, ou caminhar por um parque bastante arborizado. Essa dica também vale para quando você quiser ter uma conversa importante com alguém, que pode mudar a sua vida e a vida dessa pessoa.

Para ter mais sorte em qualquer área da sua vida, você pode usar um amuleto verde na sua bolsa, que pode ser uma planta ou uma pedra verde.

Cromoterapia na decoração

A cor verde pode ser incluída na sua vida de uma outra forma: pela cromoterapia na decoração. Antes de tudo, a cromoterapia é um tipo de terapia que considera as energias que cada cor emite e como elas podem afetar o bem-estar de uma pessoa.

Com base na cromoterapia, a cor verde pode ser aplicada na decoração para trazer uma sensação de relaxamento, de paz interior e de cura. É a cor mais indicada para os ambientes nos quais queremos passar um bom tempo pensando sobre a vida ou só esperando o organismo se recuperar.

Alguns exemplos dos locais que podem incluir a cor verde nas paredes são a sala de estar, o jardim, uma sala de meditação e o quarto do casal. No escritório, o verde pode ser utilizado de um jeito mais contido, direcionado a objetos de decoração e a plantas, com o propósito de facilitar a tomada de decisão.

A cor verde não é muito indicada para a cozinha, porque pode desestimular o apetite, mas é muito boa para a entrada da casa. Afinal, é um jeito de garantir que todos vão entrar no ambiente com as melhores energias, cultivando a prosperidade e a positividade.

Incluir plantas pela sua casa, seja na varanda, na sala de estar ou no quarto, é uma maneira muito recomendada de trazer o verde para a decoração. Além de lhe colocar em contato com a natureza, a cor dessa forma pode trazer mais leveza para o seu cotidiano.

Significado da cor verde no ano novo

Fundo verde com glitter
lusia599 / Getty Images / Canva Pro / Eu Sem Fronteiras

Outro momento da sua vida no qual você pode aproveitar a cor verde é no Ano Novo. Nessa época, muitas pessoas pesquisam o significado desse tom. Isso ocorre porque, no Brasil, existe a tradição de vestir roupas e acessórios que tenham a cor que vibra as energias que queremos atrair para o próximo ano.

Em geral, as pessoas entendem que a cor verde atrai esperança e saúde para os meses que estão por vir. Embora esses significados possam ser associados ao verde, de fato, existe outro ainda mais importante: a sorte. A cor verde pode trazer mais sorte para o seu novo ano, se for utilizada na hora da virada.

Sendo assim, durante o Ano Novo, o verde vibra as seguintes energias: sorte, esperança, saúde, equilíbrio, confiança e positividade. É o tom mais adequado para quem está passando por desafios relacionados à saúde física ou mental, para quem vai iniciar um ciclo ou para quem precisa acreditar mais em si.

A estabilidade e a fertilidade também são vibrações estimuladas pelo verde, na virada. Dessa maneira, a cor pode te ajudar a cultivar ideias, a aumentar a sua família, a melhorar as suas plantações e a construir uma vida sólida.

Você também pode gostar:

A partir do conteúdo apresentado, você descobriu quais são os impactos da cor verde na sua mente e no seu bem-estar. Mas ainda existem outras cores esperando por você. Continue decifrando o significado de cada uma delas para aproveitar as melhores vibrações de cada uma!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br