Convivendo

Home office: como tornar a jornada em frente ao notebook mais confortável

Mulher trabalhando em mesa de Home Office com notebook e celular enquanto segura papeis de escritório e sorri.
Karoline Teotonio
Escrito por Karoline Teotonio

Em tempos de home office, a mesa da cozinha, a bancada da sala de estar e às vezes até a cama se transformaram em escritório, mas para trabalhar em casa é necessário garantir que estejamos ergonomicamente corretos, pelo bem da saúde da nossa coluna. Logo abaixo listamos algumas dicas supersimples que criarão um ambiente mais saudável e agradável para trabalhar:

Acessórios: os mousepads com apoio são ótimas pedidas, visto que eles servem como apoio para as mãos e também ajudam na leitura do sensor óptico dos mouses. Já os apoios de punho, para quem utiliza muito o teclado, são excelentes opções para executar as atividades em frente ao notebook.

Suporte: coolers e suportes que permitem uma posição agradável e ergonomicamente adequada podem fazer toda a diferença. Alguns são bem versáteis, como é o caso do suporte de notebook para usar na cama ou até daquele adaptado para ser usado em pé, em uma stand-up desk. Essas são ótimas alternativas para tempos de home office.

Cadeira: independentemente de estar em casa ou trabalhando no escritório, uma dica muito importante é manter a postura correta. Também é importante que a cadeira esteja em uma altura adequada, que possibilite o apoio dos pés no chão, o apoio lombar e a regulagem da altura para os braços e da profundidade do assento.

Tela: para o melhor conforto para os seus olhos e o seu pescoço, posicione a tela do seu notebook ou a tela externa na altura dos olhos; observe para não inclinar a cabeça para baixo. Para as telas de 15 polegadas, a distância indicada é de 60 cm; de 17 polegadas é de 70 cm; de 19 polegadas é de 80 cm e de 22 polegadas é de 90 cm.

Mesa de Home Office com computador e acessórios.
Foto de Ken Tomita no Pexels

Iluminação: ter uma iluminação adequada e um ponto de luz focal auxiliará muito na execução das tarefas, além de ajudar a não prejudicar a visão.

Ambiente agradável: trabalhar em casa já nos traz um certo conforto, mas ter um local separado para a mesa de trabalho e ter objetos de decoração para personalizar esse ambiente trarão benefícios, como maior produtividade e sensação de bem-estar.

Pausas: é indicado que a cada 45 minutos trabalhados seja realizada uma pausa. Aproveite para levantar, caminhar, encher a garrafinha de água e também fazer alguns exercícios de ginástica laboral. Falando nisso, abaixo daremos algumas dicas de alongamentos para esse momento de pausa:

5 alongamentos para cuidar da saúde enquanto trabalha

Mulher sentada no chão, de pernas cruzadas, fazendo alongamento.
Foto de Dane Wetton no Unsplash

Movimentos repetitivos, má postura e permanecer na mesma posição podem causar problemas de desconforto e até mesmo de saúde, como dores no pescoço, nos ombros ou na região lombar, obesidade e até mesmo estresse. A notícia boa é que se mover e se alongar é um hábito eficaz para a prevenção desses problemas. Abaixo elencamos cinco alongamentos que você pode realizar todos os dias, seja em pé ou sentado:

  1. Alongamentos de tríceps

Primeiramente levante o braço e dobre-o, para que sua mão alcance as suas costas; após isso, use a outra mão e puxe o cotovelo na direção da cabeça. Mantenha pressionado por 10 a 30 segundos. Por fim, repita o mesmo processo do outro lado.

  1. Alongamento da parte superior do corpo e do braço

Inicie fechando as mãos acima da cabeça, com as palmas das mãos voltadas para fora; após isso, empurre os braços para cima, esticando-os para cima. Mantenha a postura por 10 a 30 segundos.

Você também pode gostar
  1. Alongamentos com os ombros

Levante os ombros ao mesmo tempo, em direção às orelhas. Solte-os e repita 10 vezes em cada direção.

  1. Alongamento do pescoço com a cabeça

Relaxe e incline a cabeça para a frente, depois gire-a lentamente para um lado e segure por 10 segundos. Repita do outro lado. Relaxe novamente e levante o queixo de volta à posição inicial. Faça isso três vezes para cada direção.

  1. Alongamento do pescoço com os braços

Primeiramente, puxe delicadamente a cabeça em direção a cada ombro até sentir um leve alongamento. Mantenha a postura por 10 a 15 segundos. Alterne uma vez de cada lado.

Aqui, no EuSemFronteiras, também temos um post com 10 dicas para relaxar em 60 segundos. Aproveite esse post e as dicas que mencionamos hoje para ter o melhor home office da sua vida.

E então, gostou do nosso texto? Conte para a gente aqui nos comentários!

Sobre o autor

Karoline Teotonio

Karoline Teotonio

Tenho 29 anos, sou administradora e pós-graduada em marketing. Casada, apaixonada pela família, por praia, música, animais, academia e tecnologia.

Sou apaixonada por gravar vídeos e por escrever. Busco conciliar o conhecimento técnico a uma visão humanística sobre as coisas, sempre em busca de atuar em algo que realmente possa ser útil na vida das pessoas.

O objetivo principal deste espaço é agregar algo construtivo, seja por meio de informações e novidades tecnológicas, seja até mesmo para trazer mais leveza para o seu dia a dia.

Pretendo trazer textos, informações e reflexões que sejam enriquecedores e prazerosos aos leitores.

Contatos:
Email: [email protected]
Instagram: @karolineteotonio
Youtube: Karolesamuel