Ho'oponopono Meditação

Ho´oponopono: conheça e pratique

Mulher meditando em um local aberto
Yulia Grigoryeva / 123RF
Giselli Duarte
Escrito por Giselli Duarte

O Ho´oponopono é uma oração, processo ou meditação de origem havaiana. Foi idealizado por Kahuna Lapa’au Morrnah Nalamaku Simeona (1913-1992).

A palavra “ho’o” significa “causa” em havaiano, enquanto “ponopono” quer dizer “perfeição”. O termo “ho’oponopono” pode ser traduzido como “corrigir um erro” ou “tornar certo”.

É uma prática que não demanda muitos preceitos, contudo é poderosa para purificar o próprio corpo e se livrar de memórias ou sentimentos ruins, que prendem a mente em uma sintonia negativa.

Ho’o = “causa”

ponopono = “endireitar”, “arrumar”, “alterar”, “revisar”, “ajustar”, “corrigir”, “ordenar”

Por trás de toda situação, todo acontecimento e todo encontro que ocorrem na vida, uma memória é guardada. A finalidade do Ho’oponopono é liberar essas memórias que potencialmente possam impor barreiras na vida de uma pessoa ou ser fonte de dor e sofrimentos.

Mulher de olhos ffechados em um ambiente escuro
Brooke Cagle/Unsplash

A prática é composta por quatro frases principais:

Sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato

A prática é mais simples do que pensamos. Você pode entoar as quatro frases quantas vezes quiser, onde estiver. Tudo o que emanamos, quando vem do coração, é transmutado.

Mulher com as mãos juntas em seu busto
Giulia Bertelli/Unsplash

Costumo dizer que essa prática pode ser feita não apenas para que você se liberte do seu passado, mas também para abençoar o momento presente e purificar as ações futuras.

No app de meditação do Insight Timer eu gravei a oração completa do Ho’oponopono em uma meditação guiada específica. Deixo o link para você conferir e praticar comigo: https://insighttimer.com/giselli/guided-meditations/meditacao-oracao-hooponopono

Você também pode gostar

As quatro frases ditas no Ho’oponopono não são “destinadas” a alguém ou a acontecimentos que gostaríamos de tirar da memória. São um recado para nós mesmos. “Sinto muito pelas memórias que guardo em mim; eu me perdoo por repeti-las, mesmo que sem consciência; eu me amo por tê-las; sou grato, pois tudo na vida é aprendizado.”

Vivencie essa técnica em sua vida! Um mundo mais amoroso começa a ser real através de nossos pensamentos e ações.

Sobre o autor

Giselli Duarte

Giselli Duarte

Sempre gostei muito de escrever, mas antigamente eu falava sobre outros temas. A partir do momento que eu me permiti trilhar o caminho do autoconhecimento, tudo começou a fazer mais sentido e ficar muito mais leve.

Hoje gosto de escrever e compartilhar aquilo que pode fazer sentido para alguém.

Às vezes faço uma coletânea de pensamentos ou experiências próprias, e em outros momentos utilizo um quê de inspiração de pessoas maravilhosas espalhadas pelo mundo.

Sinto que tudo o que busquei para me especializar e atuar em certas áreas me ajudou bastante. Sou formada em marketing e gestão de negócios e atuei em mercados distintos, os quais moldaram meu lado profissional. Todavia, gosto de pensar que toda a bagagem que aprendi em cursos como hatha yoga, reiki, aromaterapia, florais de Bach, fitoterapia, naturopatia e em tantos outros me deu o contraponto que eu precisava. Não à toa amo ler e intercalar livros de empreendedorismo e negócios com os de espiritualidade e autoconhecimento.

Fique à vontade para ler meus textos e comentar aquilo o que sentir no coração.

Acesse os links abaixo:

Email: [email protected]
Site: : insighttimer.com/giselli/
Facebook:: @giselli.d
Instagram : @giselli.d
Twitter : @gisellidu
Linkedin : Giselli Duarte
Spotify: No Caminho do Autoconhecimento