Espiritualidade

Hridayananda Dasa Goswami

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Nascido em 5 de novembro de 1948, Hridayananda dasa Goswami é um conhecido líder religioso da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna, mais conhecida pelas pessoas como Hare Krishna, uma associação religiosa, filosófica e cultural que deriva dos ensinos provenientes do Hinduísmo Vaishnava.

Juventude e estudos

Hridayananda sempre foi um jovem muito erudito e amante dos estudos. Morador da cidade de Los Angeles, Califórnia, conseguiu uma bolsa de estudos integral na Universidade da Califórnia, em 1969.

No ano de 1970, assistiu a uma palestra de A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, fundador do movimento da consciência de Krishna e ficou impressionado com suas palavras e seu modo de pensar. Hridayananda tornou-se membro do movimento Hare Krishna em Berkeley e meses depois iniciou sua vida como discípulo de Srila Prabhupada.

Abraçando a missão

Ele dedicou-se de corpo e alma nos estudos da filosofia e religião Hare Krishna, adquirindo grande conhecimento do sânscrito. Em 1972, iniciou a vida sannyasa – ordem de vida renunciada – para dedicar-se totalmente a missão que herdou de seu mestre espiritual: propagar o conhecimento Krishna no mundo inteiro. Desde então, além de esforçar-se para cumprir sua missão, tem dado palestras em universidades e inúmeros centros culturais pelo mundo.

O Legado

Sua Divina Graça Srila Prabhupada solicitou a Hridayananda dasa Goswami e outros 10 discípulos de alta confiança que aceitassem a honrosa função de mestres espirituais e iniciassem discípulos para que os ensinos de Krishna fossem amplamente propagados.

Em 1996, Hridayananda  concluiu seu doutorado em Sânscrito e Estudos Indianos pela Universidade de Harvard.

Obras

O projeto atual de Hridayananda dasa Goswami é traduzir o Mahabharata, um romance que narra a guerra entre Pandavas e Karauvas pela posse de um reino na Índia e está escrevendo um romance moderno que fala sobre a filosofia e valores da consciência de Krishna, ao mesmo tempo que tem como objetivo entreter e ensinar o leitor.

Hridayananda dasa Goswami dedica-se diariamente para propagar os ensinos Krishna, que prega a paz entre as pessoas, independente de suas origens ou diferenças. Todos os indivíduos possuem a condição de serem felizes, primeiramente partindo de suas vontades em seus corações.

“Tanto eu como vós temos tido vários nascimentos. Os meus só de mim são conhecidos, porém, vós nem mesmo os vossos conheceis. Posto que, por minha natureza, eu não esteja sujeito a nascer e a morrer, todas as vezes que no mundo declina a virtude, e que o vício e a injustiça a superam, torno-me então visível; assim me mostro, de idade em idade, para salvação do justo, para castigo do mau, e para restabelecimento da verdade.”
“Revelei-vos os grandes segredos. Não os digais senão àqueles que os podem compreender. Sois os meus eleitos: vedes o alvo, a multidão só descortina uma ponta do caminho.” (Krishna)


  • Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]