Convivendo

I Love Rio! I Love Brasil!

Patricia Tolezano
Escrito por Patricia Tolezano

Eu amo o Rio de Janeiro. Tenho até uma tatuagem que prova isto. Sou carioca de coração, já que não nasci na cidade…Sempre gostei de suas vielas, da mistura entre asfalto e favela, do nosso jeito chiado de falar e de se achar, afinal de contas desfrutamos da cidade mais linda do mundo! É linda sim…”bonita por natureza”, como diz o hino popular dela.

Rio 2016 abstract colorful background. Summer color of Olympic games 2016 wallpaper. Summer Sport Brazil background. Vector template for backgrounds cards web and journals. Athletes icon.

A cidade está um pouco mais linda. Mas, não é apenas disto que estou falando. Porque há muitos lugares lindos pelo Brasil e pelo mundo. Quero exaltar a beleza de ser o que somos, quem somos, do jeito que somos. Nunca senti tanto orgulho disto… Se nos falta educação, temos pós-graduação em matéria de receber, de ser gente. Os gringos se sentem em casa, vivem em estado de encantamento. Apesar da maioria de nós não falar sequer o português correto, nos esforçamos em ajudá-los, seja explicando caminhos através de mímicas ou falando devagar e enrolando a língua…e mesmo quando não conseguimos decifrar, damos um sorriso e um tapinha nas costas e buscamos com a mão alguém para socorrer nosso convidado. E, eles se sentem tão lisonjeados, que todos já aprenderam a melhor palavra para nos agradecer pela acolhida: “Óbrigado!” A pronúncia deles tem um acento no ó e o sorriso estampado de quem está inebriado com o que somos, com o que temos e o que fazemos.

Os políticos continuam roubando, tivemos um gasto 23 vezes maior do que o estimado com o Projeto Olímpico. Tem muita coisa a se investigar. Não temos saúde e a segurança de agora é uma ilusão. Mas, não quero e nem vou discutir políticas públicas neste texto. Temos muito o que mudar, a começar votando melhor, cobrando melhor, sendo um cidadão melhor.

Mas, o indiscutível é que enquanto pessoas, somos nota mil!

Somos um tipo de gente que ri da própria desgraça, mas que nunca deixa de rir. Somos um tipo de gente que faz um trabalho voluntário com uma alegria maior do que quem ganha milhões. Somos alegres, vivemos no melhor lugar do mundo e nosso jeito de ser faz dele melhor ainda para quem chega. Somos incapazes de um gesto grosseiro com nossos visitantes, mesmo para os que não sorriem tanto. E, divertimos tudo e todos e aproveitamos para nos divertir juntos.

Hoje, o Rio de Janeiro é a capital mundial dos esportes, dos esportistas e de quem ama este mundo esportivo. Mas, mais que isto, somos a capital mundial da vida, da alegria de viver, de ser, de humanizar tudo e todos e nos alegrar pelo simples fato de transformarmos um lugar lindo num lugar mágico e memorável.

Sign Letters Olympic City In Front Of The Museu Do Amanh

O nosso legado físico e estrutural é discutível. Mas, se há algo que os Jogos Olímpicos nos deixará será o orgulho de sermos o povo mais amável, acolhedor, carinhoso e alegre do mundo. Acredito que nós, brasileiros, nunca esqueceremos o que aconteceu neste inverno de 2016, nós cariocas nos lembraremos para sempre dos Jogos Olímpicos Rio/2016. Mas, o mundo, a cada quatro anos, a cada Olimpíada aprenderá o sentimento de uma palavra que só existe em português: saudades! Saudades do Olympics Games mais acolhedor de todos os tempos.

Sobre o autor

Patricia Tolezano

Patricia Tolezano

Sou jornalista de formação, marketeira de opinião, analista esportiva de supetão e escritora de coração.

Se tivesse que me definir em uma única palavra, esta seria adaptação. Mas gosto mesmo é de escrever. Sou uma pessoa e escritora em construção. A partir de agora, vocês conhecerão um pouco do mundo à minha volta.

Viva sem culpa, ame sem medo. E, na dúvida, tente sempre! Para mim, isto é ser feliz.

Contatos:

Site: patriciatolezano.com.br
Facebook: /Patricia Tolezano
Twitter: @PatTolezano
Instagram: @patriciatolezano