Convivendo

Tempos modernos e a ansiedade

ansiedade
Thais Fernanda Silva
Você conhece alguém ansioso? Ou se considera agitado e familiarizado com a síndrome do pensamento acelerado? A ansiedade tornou-se comum para nossa sociedade, porém, estamos lidando com um grande sinal de alerta e a ansiedade em excesso pode se tornar uma doença, ou melhor, um disturbo de ansiedade.

A ansiedade é a preocupação com o futuro, misturado com a agitação mental e sentimental, e na qual ficamos tão aflitos pelo futuro, que esquecemos do presente. E, assim, desenvolvemos a síndrome do pensamento acelerado, pois mal terminamos de concluir um pensamento e já existe outro em nossa mente, e a preocupação pelas tarefas a serem feitas, e assim por diante. O processo de pensamentos acelerados provoca o modo automático, e viver de modo automático é não estar presente nas tarefas.

ansiedadeÉ fato que cada um possui seus motivos para acionar a ansiedade. A ansiedade é uma emoção natural do ser humano, entretanto é importante refletirmos: “Que vida estou levando?” “Como estou vivendo minha vida?”. O estado de ansiedade não é o estado natural do homem, e, por mais que exista a identificação com ela, e até mesmo a crença que nascemos e vamos morrer com ela, é totalmente possível viver de forma tranquila e harmônica, na qual viverá de forma consciente dos gatilhos que disparam a ansiedade, e assim terá maior domino sobre a mesma.

Uma técnica ótima é a meditação, e, através dela, nos desidentificamos com o externo, assim como com os pensamentos e emoções. Se você já tentou várias coisas, mas nada adiantou ou já tentou, porém, por algum motivo, não continuou a meditação, é importante ressaltar que é questão de prática e isso se adquire com insistência, paciência e diariamente.

ansiedade
Através dessa prática milenar, desenvolvemos um maior equilíbrio, resiliência e atingimos uma maior tranquilidade e paz interior. Mas, calma, existem muitos mitos por aí, e a meditação não é apenas coisas de monges ou de pessoas iluminadas. A meditação é para todos, e ainda não conheço ninguém que tenha conseguido na primeira tentativa (se conhecer alguém, me avise, tá?), mas a grande maioria conhece a meditação, e por uma teimosia resolve praticá-la. E digo teimosia, pois buscar a paz de espirito é um grande ato de teimosia contra o sistema, afinal, quanto mais ansioso e preocupado você estiver, melhor será para ele.

Outra tática interessante, é atenção plena. Faça uma reflexão:

quantas vezes por dia você está realmente com os pensamentos voltados para a atividade executada? Um exemplo, você está totalmente concentrado na leitura do texto, ou sua cabeça já está pensando nas outras coisas que precisa realizar? Estar focado no presente é a atenção plena, no aqui e agora.

A atenção plena também é um exercício diário, e uma dica é dedicar-se em uma atividade de cada vez. E, para ter uma maior clareza sobre suas tarefas e prioridades, poderá desenvolver o hábito que escrever o que precisa executar no dia, e, conforme a prioridade das tarefas. É apenas uma lista de tarefas, mas o resultado é incrível, pois terá maior consciência sobre seu tempo, disponibilidade e prioridade.

ansiedade

Uma outra forma de manter-se tranquilo ao longo do dia é a atividade física logo de manhã. Quando as endorfinas estiverem correndo pelo seu corpo, será como uma dose de calmante natural, e a sensação de bem-estar e alegria é fundamental para a clareza mental e disposição. Mas, claro, faça atividade física conforme sua realidade e o exercício que tiver maior afinidade.

Ligado com a atividade física, ter maior consciência sobre os alimentos ingeridos é essencial para lidar com a ansiedade. É isso acontece porque alguns alimentos são pobres em um neurotransmissor chamado gama, e ele é responsável pela sensação de tranquilidade, sendo assim, conforme os alimentos você terá mais sensação de agitação ou tranquilidade. Dicas de alguns alimentos ricos: banana, castanhas e peixes. 

ansiedadeOutro fator importantíssimo contra a ansiedade é o sono. Não dormir bem, ou o suficiente, conforme a necessidade do seu corpo, causa um desequilibro no cortisol. Esse hormônio é fundamental para o controle do estresse, o aumento do peso, fadiga, depressão, e entre outros. Então, vale a pena dedicar para ter uma noite tranquila de sono.

Como um sinal de alerta, a ansiedade se faz presente na vida de muitos, e ela traz algumas mensagens consigo. E assim, é fundamental aprendermos a ouvir mais os sinais do nosso corpo, e ter uma maior consciência. Afinal, somos responsáveis pela nossa saúde física e mental, assim com nossa vida. Não ignore os sinais, e procurar um profissional na área é interessante para ter maior qualidade de vida.

Lembra-se, o futuro ainda não chegou, porém você pode viver muito bem e aproveitar o seu presente, pense nisso!


Você pode gostar de outro artigo desta autora. Acesse: Enfrentando os seus medos

Sobre o autor

Thais Fernanda Silva

Thais Fernanda Silva

"Thaís Fernanda Silva – Mulher. Feminista. Apaixonada pela leitura, e amante da comunicação. Admiradora da natureza, e encantada pela beleza do Universo. Em busca do autoconhecimento e de uma melhor filosofia de vida. Sendo a cada dia, minha melhor versão.
Tenho um encontro marcado com minha paz, e uma grande aventura pelos vales do meu Ser. Meu desejo? Marcar positivamente as almas que passarem pelo meu caminho."

Instagram: @thais.feernannda