Espiritualidade

Identifique o seu mentor espiritual

Mulher na floresta com o braço em direção ao sol
David Monje / Unsplash
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A espiritualidade é um assunto que está presente na vida de todas as pessoas do mundo ─ até mesmo daquelas que se dizem descrentes de qualquer ser superior, pois, afinal, além de ser uma questão pessoal, muitas discussões sobre esse tema pairam sobre a nossa humanidade. Sabemos que existem inúmeras religiões espalhadas pela Terra, mas praticamente em todas elas existe o chamado “mentor espiritual”. Você já ouviu falar nesse ser? Hoje nós lhe explicaremos um pouquinho mais sobre ele!

Nosso mentor espiritual, conhecido também como “espírito-guia”, é basicamente uma entidade nobre e evoluída, ou uma pessoa extrafísica que já alcançou um nível de pureza muito maior do que o nosso, mas que, ao mesmo tempo, está próximo do nosso nível de evolução. De uma forma mais simples, podemos pensar nele como um anjo da guarda, por exemplo, que nos guarda, nos orienta, prepara os nossos caminhos, nos reconforta em momentos difíceis e nos promove uma perspectiva maior de espiritualidade.

Mulher com as mãos no rosto devido ao sol
Maggie Zhan / Pexels

No plano espiritual, esse mentor se dispõe a auxiliar uma pessoa encarnada, e, para isso, ele é selecionado de acordo com os desafios e vivências que ela enfrentará em sua vida carnal. Ele saberá tudo sobre sua personalidade, qualidades, defeitos e atuará diretamente sendo fonte de inspiração e proteção contra todas as questões espirituais e físicas que fizeram parte de suas vidas passadas ─ mas claro, em cada religião o mentor espiritual é tido de uma forma diferente.

Na maioria das doutrinas e religiões, Deus, Jesus Cristo e os anjos estão acima de qualquer coisa, mas há uma certa diferenciação na hora de distinguir um mentor espiritual. Dentro do espiritismo, esse mentor pode ser um homem ou uma mulher de bem, que desencarnaram e têm contato por meio de psicografia com os seus “escolhidos” ─ sempre com o intuito de orientar aqueles que devem proteger. Já para os seguidores da Umbanda, os guias como preto-velhos ou caboclos, por exemplo, são considerados mentores espirituais. Tudo sempre dependerá da religião e da crença de cada pessoa, mas se você quer saber agora como descobrir qual é o seu mentor, continue lendo este artigo e aprofunde-se na sua espiritualidade!

Como saber quem é meu guia ou mentor espiritual?

Para saber quem é o seu mentor espiritual, primeiramente você precisa estar aberto a ele. Não existe uma fórmula mágica ou alguma dica que fará ele simplesmente se apresentar a você: tudo depende do seu interior!

Dentro da espiritualidade de cada ser, é preciso que uma porta seja aberta, tanto na mente quanto no coração, para que seja possível alcançar os nossos guias divinos ─ e essa busca não consiste em acabar com uma simples curiosidade ou em tirar uma dúvida, por exemplo. Para entrar em contato com o seu guia, você precisa sentir! Permita-se sentir aquele que anseia proteger a sua vida, o seu caminho. Faça meditação, disponha-se a entrar em contato com ele, mantenha-se em estado receptivo e não ponha limites no seu interior.

Vá até um local silencioso, em que você se sinta confortável. Sente-se e feche os seus olhos. Limpe o seu coração e a sua mente por alguns instantes e pense somente no divino que você anseia alcançar. Chame por ele, fale com ele, mesmo que não consiga materializá-lo em sua mente: você não precisa ver uma forma física do seu mentor, mas sim sentir a presença dele e a paz que ele pode promover ao seu ser.

O grande segredo para saber quem é o seu guia espiritual é estar aberto à chegada dele em sua vida. É simplesmente abrir as portas e permitir que ele faça o papel que foi dado a ele neste plano!

Mulher sentada em uma rocha no mar
Eternal Happiness / Pexels

Como se conectar ao mentor espiritual?

A comunicação com o mentor espiritual é baseada no primeiro contato tido com ele. Ela é simples e totalmente natural! Não importa a hora do dia: vá até um local tranquilo e respire lentamente. Eleve os seus pensamentos aos céus, a Deus, ao ser superior que está acima de nós, e chame pelo seu mentor ─ sempre com o coração aberto para que ele chegue até você.

Antes de qualquer coisa, agradeça ao seu guia por todas as coisas que ele faz por você, tanto pelas que você consegue perceber, quanto pelas que você ainda não consegue ter discernimento. Enfatize sempre a vontade que mora no seu peito de conhecê-lo profundamente, fale sobre a sua necessidade de que a ligação de vocês seja mais próxima e extremamente clara. Se você quiser perguntar alguma coisa ao seu mentor, pergunte, mas em seguida silencie os seus pensamentos para receber a resposta.

Você também pode gostar

Atente-se sempre a uma coisa: o êxito do auxílio que um mentor espiritual pode lhe oferecer está ligado ao tanto que você se propõe a receber e ao esforço que você faz para estar em contato com ele. Tudo é uma questão de intenção!

Oração para o mentor espiritual

Confira uma breve oração para o seu mentor espiritual, independentemente de qual seja a sua religião. Estas palavras lhe ajudarão a ser mais próximo do seu guia, mas lembre-se: abra o seu coração!

Meu mentor e guia espiritual, que está sempre com os olhos atentos aos meus passos e aos meus sentimentos, venho hoje chamar pela sua presença e pelo seu olhar à minha vida.

Sou grato pela sua proteção, por estar comigo sempre e por indicar os melhores caminhos aos meus pés.

Agradeço as misericórdias de Deus e peço que não me deixes sozinho.

Ajuda-me a ser melhor, ilumina o meu espírito, afasta-me dos males que desejam me atingir, me oriente e me inspire em todas as áreas da minha vida.

Fortaleça a minha ligação com Deus, me ajude a permanecer firme e fiel diante de todos os obstáculos, me ajude a crescer espiritualmente.

Me guie sempre para que eu seja uma pessoa boa, que da minha boca saiam palavras de vida e que eu não julgue ou fira outro ser.

Encha o meu corpo, a minha mente e o meu espírito com amor, para que eu seja um ser melhor e possa fazer um mundo melhor.

Esteja sempre comigo, agora e para sempre.

Amém!

Qual a diferença entre mentor espiritual e anjo da guarda?

É normal confundir o mentor espiritual com o anjo da guarda, mas, na verdade, há uma diferença entre eles: mentor espiritual é um espírito evoluído, muito mais do que nós, mesmo ainda em suas imperfeições, ele já conseguiu atingir um nível de pureza que nós ainda não conseguimos. Já o anjo da guarda é tido como um espírito divino e protetor que faz parte de um plano espiritual extremamente elevado e puro.

Agora que você já sabe tudo sobre mentores espirituais, você pode entrar em contato com o seu! Reflita sobre a sua vida espiritual e abra-se para o divino que está sempre protegendo você e cuidando dos seus passos! Cuidar da espiritualidade e aproximar-se do seu guia nada mais é do que escolher o melhor para a sua vida!

Existem diversos autores e pensadores que podem te ajudar na busca pelo autoconhecimento e espiritualidade, selecionamos alguns deles para você no link abaixo!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br