Meditação

Meditação Humming

Você conhece a Meditação Humming e o que ela pode proporcionar a quem a pratica? Neste vídeo, Nisargan, do Espaço Presença, explica essa valiosa meditação, que traz um efeito instantâneo em serenar nossa fisiologia e nossa mente devido a fatores múltiplos, como alongamento da respiração, ativação do sistema nervoso parassimpático e aumento de nossa perceptividade ao que está acontecendo no momento presente.

Humming, como meditação, é um processo respiratório específico de origem tibetana. A pessoa inspira fundo e, durante toda a expiração, provoca uma vibração na garganta, como se estivesse pronunciando a palavra “um” sem abrir os lábios e com uma emissão sonora grave.

Fora do contexto da meditação, Humming em si, sendo uma palavra em inglês, significa simplesmente cantarolar, ou seja, cantar pela garganta sem abrir a boca. Mas, como técnica meditativa, as orientações são bem específicas, conforme mencionamos. Inclusive, o Humming nesse contexto é o final do mantra AUM, quando o praticante fecha a boca e continua com a emissão sonora do mantra com os lábios fechados.

Para reforçar o poder dessa meditação em alongar a respiração, inclusive com o aumento da expansão respiratória após o término de sua prática, é recomendado que a inspiração durante a meditação seja de fato profunda e que a vibração sonora pela garganta aconteça até realmente acabar todo o ar dos pulmões. E no que se refere ao estímulo do sistema nervoso parassimpático, que tem o poder de nos deixar relaxados, ter uma expiração prolongada ajuda muito nesse estímulo nervoso.

Você também pode gostar

Neste vídeo de Nisargan, além de outras importantes informações sobre a prática dessa meditação, há uma demonstração visual e sonora dela, a fim de realmente facilitar a prática de quem estiver interessado nessa técnica “coringa”, que, pelos seus efeitos instantâneos, pode facilmente ser usada, por exemplo, antes de situações estressantes quando sabemos que iremos passar por elas.

Sobre o autor

Anand Nisargan

Anand Nisargan

Anand Nisargan é o criador do ESPAÇO PRESENÇA e focalizador de seus Retiros de Meditação.

Formado em Medicina na Unicamp, em 1994 abandonou seu trabalho como médico psiquiatra para tornar-se instrutor de meditação.

Bebeu da fonte do Mestre Osho em sua própria presença física e foi membro de suas comunas na Alemanha, Itália e Brasil, sendo tradutor de dezenas de seus livros e vídeos. Autor do livro “A Arte de Estar Presente”.

Site: espacopresenca.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: (12) 99700.5670 (Vivo | WhatsApp)