Saúde Integral

Mel: bom ou ruim para a sua vida?

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Escrito por Eu Sem Fronteiras
O mel vem do néctar das flores e da excreção das abelhas. O produto era usado pelos egípcios como bactericida e para embalsamar os mortos. Para os gregos, era um alimento milagroso e sagrado, e os romanos aproveitavam os poderes terapêuticos do produto.

Tipos de mel

As abelhas retiram néctar de flores diferentes e isso causa diferenças de coloração, sabor e aroma. Conheça algumas variedades de mel:

Silvestre: o mais consumido no Brasil, é oriundo das flores do campo, tem coloração clara ou escura;

Flor de laranjeira: considerado o mais saboroso e aromático, tem coloração clara e dourada;

Flor de eucalipto: escuro, de sabor intenso e rico em eucaliptina, princípio ativo do eucalipto;

Flor de marmeleiro: proveniente da árvore marmeleiro, este mel é claro, aromático e tem sabor agradável;

Flor da macieira: amarelo claro, textura suave e sabor delicado.

Propriedades nutricionais e medicinais do mel

O alimento é rico em vitaminas B, C, D e nutrientes como ferro, cálcio, potássio, fósforo, cobre e sódio. Tem ação antioxidante, anti-inflamatória e é ótimo para vários problemas de saúde, veja:

  • Ameniza dor de garganta e problemas respiratórios;
  • Deixa a pele mais bonita;
  • Melhora o funcionamento do intestino;
  • Fortalece o sistema cardiovascular;
  • Melhora a saúde do cérebro;
Para dormir melhor

O alimento aumenta a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo prazer e bem-estar. A combinação mel e leite morno melhora o sono, pois a temperatura relaxa o corpo. Experimente tomar um copo de leite com duas colheres de mel por 30 dias e sinta a diferença.

Como consumir?

O mel pode substituir o açúcar e não engorda se utilizado com cuidado. Uma colher de sopa de mel tem 64 calorias, a mesma quantidade de açúcar refinado tem quase 100 calorias. A quantidade recomendável são duas colheres de sopa por dia. O alimento pode ser consumido com frutas, iogurtes, sucos, torradas e na preparação de molhos para saladas.

Cuidados

Não compre mel sem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), a instituição integra o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, órgão regulador da produção e comercialização de produtos de origem animal.

Outro cuidado é em relação ao aquecimento do mel. O superaquecimento enfraquece suas propriedades medicinais. A orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANS) diz que o alimento deve ser aquecido a no máximo 70 °C.

mel

Contraindicações

Crianças menores de um ano e diabéticos não podem consumir o alimento. 

É um alimento a ser incorporado na dieta. Siga nossas dicas, aproveite os benefícios dele e nos conte o que achou. Conheça aqui outros motivos para consumi-lo.


Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

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