Saúde Integral

10 formas de usar o mel para se curar

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Além de gostoso, o mel também possui propriedades terapêuticas. Ele é um anti-inflamatório e antibactericida natural e tem muitas utilidades que vão além da alimentação. Separamos dez dicas de como usar o mel além da culinária. Só devemos lembrar que ele não pode ser consumido por crianças com menos de 1 ano de idade. Confira as dicas:

1- Alivia a tosse

Em casos de tosse alérgica ou resfriado, o mel é um remédio natural. Com aproximadamente duas colheres de chá do alimento você alivia os nervos que controlam a tosse. Na próxima vez que estiver tossindo, tente consumir um pouco de mel antes de tomar um remédio. Pode ser uma alternativa natural bem eficiente para esse problema.

2- Ajuda a ter uma boa noite de sono

O mel ajuda na produção de serotonina no corpo, que se transforma em melatonina, um hormônio que influencia na qualidade do sono. Então, tomar um chá com mel antes de dormir pode ser uma ótima ideia se você está com problemas para relaxar.

3- Feridas e queimaduras

Algumas feridas e queimaduras podem ter um tratamento complementar feito com a aplicação de mel. Como ele possui propriedades anti-inflamatórias, além de combater bactérias, pode ajudar a aliviar a dor e melhorar a cicatrização. Mas se for uma ferida muito grave, sempre consulte um médico antes de tentar aplicar por conta própria.

4- Melhora a imunidade

Além das propriedades antibactericidas, o mel também possui propriedades antivirais, o que ajuda a melhorar a sua imunidade. Então, quando começar a sentir aquele resfriado chegando, procure tomar um chá de limão com mel que pode ajudar bastante.

5- Melhora a memória

Apesar de ainda não ser comprovado cientificamente, muitas pessoas acreditam que o mel também ajuda a melhorar a memória. Já que mal ele não faz, por que também não tentar tomá-lo para ter mais um benefício?

6 – Energia

mel é um alimento que dá bastante energia por causa da quantidade de carboidratos que ele possui. Atletas podem se beneficiar bastante nesse aspecto.

7 – Combate a caspa

Uma mistura feita de mel com 10% de água pode ser aplicada no cabelo para diminuir a caspa e combater a coceira. Só lave bem a cabeça depois para não ser perseguido por abelhas.

8 – Ajuda na digestão

Uma mistura de mel com vinagre de maçã diluída em água pode ajudar na digestão e a tratar problemas intestinais. Se você sofre com intestino preso, essa é uma boa dica para você.

9 – Picadas de insetos

Como é um anti-inflamatório natural, o mel pode ser aplicado em picadas de insetos para prevenir infecções. Por esse e outros usos terapêuticos, ele é considerado praticamente como um antibiótico natural.

10 – Para os alérgicos

Alérgicos também podem se beneficiar do consumo do mel, principalmente alergias ligadas a mudanças climáticas. Ingerir um pouco do alimento nesses dias onde a alergia ataca com uma mudança brusca na temperatura pode ser uma boa ideia.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]