Nutrição Nutrição Funcional

Mirtilo: pequeno e poderoso alimento funcional

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
O mirtilo é uma fruta pequenina, porém seus benefícios em nosso corpo são imensos. De cor arroxeada – apesar de seu nome em inglês ser “blueberry” -, a fruta ainda não é muito popular no Brasil, sendo os Estados Unidos o seu principal produtor e consumidor.

Riquíssima em antioxidantes, apresenta conteúdo alto de polifenóis (moléculas que protegem as paredes celulares, aumentando a capacidade de antioxidação do plasma). Essa substância está presente tanto na casca quanto na polpa.

A fruta é abundante em vitaminas do complexo B e vitaminas A, C e E. Também é uma excelente fonte de fibras para acrescentar à alimentação.

Sua coloração se deve às antocianinas presentes em sua casca. Estudos mostram que essa substância ajuda a combater células cancerosas e, inclusive, previnem problemas da visão como catarata e glaucoma.

Por ajudar a proteger nossas células, o mirtilo vem sendo associado ao combate de doenças como o Mal de Alzheimer e outras condições ligadas ao envelhecimento humano.

Uma xícara da fruta é capaz de afastar a fadiga, melhorar a memória e até mesmo a coordenação motora.

Possui baixo índice glicêmico, sendo uma fruta excelente para pessoas diabéticas. Além disso, segundo um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, adicionar o mirtilo em nossa dieta pode reduzir o risco de diabetes tipo 2.

Previne infecções do trato urinário, pois as proantocianidinas da blueberry inibem a adesão de bactérias nas células dessa parte do corpo. Reduz o colesterol ruim, o nível de lipídeos sanguíneos e até a pressão arterial de hipertensos.

O recomendado é consumir de 30 a 50 gramas da fruta diariamente. Contudo, pessoas alérgicas ao ácido salicílico, presente na aspirina, devem evitar a blueberry, pois ela possui  alto teor dessa substância.

Pode ser consumida in natura, congelada, desidratada, em forma de suco, chá, calda, geleia, com cereais ou salada de frutas.

Seus benefícios são inúmeros e seu sabor é único e delicioso. Por que não adicionar essa pequena fruta à sua alimentação?

Receitas rápidas e deliciosas com mirtilo
 Chá de Mirtilo

shutterstock_228627067-2Ingredientes:
– 500 ml de água filtrada;
– 2 xícaras de mirtilo amassado com casca.

Preparo:
Coloque a água em uma chaleira e leve ao fogo. Aguarde a água ferver e adicione os mirtilos, deixando ferver por mais 10 minutos. Agora é só coar, adoçar a gosto e servir.
Dica: O chá de mirtilo também é uma delícia quando gelado.

Smoothie de Mirtilo

shutterstock_150215507-2Ingredientes:
– ½ Xícara de mirtilos congelados;
– ½ Xícara de morangos;
– ½ Xícara de framboesas congeladas;
– ½ Xícara de amoras;
– Um potinho (160g) de iogurte natural;
– 1 Xícara de leite desnatado;
– Gelo a gosto.

Preparo:
Bater todos os ingredientes em um liquidificador até obter a consistência desejada.
Dica: Smoothies são ótimos para dias de calor. Quanto mais geladinho, melhor!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]