Saúde Integral

As melhores frutas para o seu corpo

Woman smiling with a tropical fruit salad, being playful covering her eyes with dragon fruit
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Não é novidade para ninguém que uma alimentação saudável é indicada para uma boa saúde. Consumir ao menos cinco porções de frutas, verduras e legumes promove um correto balanceamento de nutrientes, vitaminas e sais minerais no nosso organismo. Com uma oferta tão grande de variedades no país tropical em que vivemos, o ideal é consumir os produtos de acordo com a época de suas safras. No entanto, para te ajudar entre tantas opções, separamos abaixo as frutas que propiciam mais benefícios para seu corpo. Confira:

Abacate

Apesar de ser considerada uma fruta vilã da dieta por muitos, o abacate possui gorduras saudáveis, como o ômega 3, que devem ser consumidas para equilibrar o corpo e manter o intestino em funcionamento. Também possui uma grande quantidade de fibras, vitaminas, minerais, ácidos graxos e proteína vegetal. Esta super fruta previne doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e melhora o controle do colesterol. Além de benefícios através de sua ingestão alimentar, também pode ser usada para hidratação de pele e dos cabelos através de máscaras.

Coco

Cada vez mais popular por seus benefícios, o coco é um dos alimentos mais saudáveis do mundo. Através dele podemos extrair o óleo e o açúcar em versões muito mais ricas em nutrientes do que a dos outros ingredientes. O coco traz em sua composição cálcio, magnésio, fósforo, ferro, sódio, selênio, iodo, zinco, flúor e manganês. Ajuda no emagrecimento, na remineralização dos sais, regula a pressão sanguínea e é antioxidante.

Abacaxi

Uma das frutas mais saborosas é também uma das mais indicadas para manter nossa saúde. Tem propriedades diuréticas e melhora a digestão de gorduras e proteínas, sendo muito indicada como sobremesa quando comemos carne ou peixe. Outro benefício é seu baixo valor calórico, 100 gramas da fruta têm apenas 50 calorias.

Mamão

Conhecido principalmente por seus benefícios ao sistema digestivo e ação laxativa, o mamão também é rico em vitamina C e betacarotenos, o que o faz uma fruta antioxidante. O consumo do mamão também faz bem para a pele e para os olhos, deixando-os mais fortes e brilhantes. É rico em carotenóides e licopeno, importantes agentes de combate ao câncer. Ele também impede que o LDL, colesterol ruim, seja absorvido pelo corpo.

Maçã

Não é à toa que existe um ditado que diz que comer uma maçã por dia mantém o médico afastado. Uma das frutas mais populares e consumidas no Brasil, é um antiácido natural e um poderoso anti-inflamatório do trato digestivo e urinário. Como possui alta quantidade de pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia, a maçã é indicada para quem possui ou tem tendência a desenvolver diabetes. Também é indicada para tratamento de problemas respiratórios por conta de seus antioxidantes. A prevenção de cárie dentária também é fato: o sumo das maçãs consegue exterminar por si só grande quantidade dos germes causadores. Para quem está de dieta, a maçã também é uma grande aliada, a energia que gastamos para mastigar e digerir é maior do que as calorias que a fruta possui.

Limão

Por ser uma fruta cítrica já é indispensável, pois aumenta as defesas do organismo. Elimina toxinas e líquidos, estimulando as funções hepática e renal. Um copo de água com limão diário garante o equilíbrio corporal. É também uma grande fonte de vitamina C, que previne gripes e resfriados, além de agir como um purificador do sangue e beneficiar os ossos e o tecido conjuntivo.

Uva

Essa pequena frutinha é capaz de reduzir o colesterol, regular o trato intestinal e também combater células cancerígenas. É fonte de Vitamina C, vitamina B, Vitamina K, Vitamina E, Ferro, Magnésio, Cálcio, Fósforo, Potássio e Zinco. Alguns estudos demonstram também que a uva pode retardar o aparecimento da doença de Alzheimer, por conta do resveratrol, uma substância da fruta que retarda os danos em células cerebrais. Para a pele, a uva também é uma grande aliada contra rugas, manchas e até mesmo acne.

Laranja

Consumida em grande quantidade em cada canto do Brasil, a laranja é procurada principalmente por sua concentração massiva de vitamina C. Porém, saiba que ela também é benéfica para o coração por conter folatos e antioxidantes que reduzem o colesterol e previnem derrames. Também é rica em vitaminas do Complexo-B que são conhecidas por aliviarem estresse, ansiedade e depressão.

Banana

Queridinha de diferentes povos, a banana tem preço convidativo e grande oferta de venda. É uma fruta rica em potássio, que tem a propriedade de reduzir a pressão arterial e contrabalancear os efeitos do sódio no organismo. Também possui fibras que ajudam na digestão e na constipação intestinal.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]